É comum ler a frase “os colaboradores são o bem mais precioso de toda empresa”. Isso porque é uma definição imprescindível para fazer uma administração de pessoal de maneira assertiva. Ter essa visão contribui, inclusive, para a geração de maior comprometimento dos talentos com a companhia. Sendo assim, é preciso entender maneiras de deixar a liderança humanizada.
                                                                               
Manter times motivados é desafiador, mas crucial

De acordo com a gerente de RH da Pontaltech, Camila Paiva, manter os times engajados e motivados é uma das missões mais importantes e, ao mesmo tempo, desafiadoras. “Com a pandemia criando impactos à saúde mental, fazer uma gestão à distância tem sido ainda mais difícil”, conta.

De acordo com um relatório da American Psychological Association (APA), dois terços dos trabalhadores relataram os problemas psicológicos como prejudiciais aos seus desempenhos profissionais durante a crise da Covid-19. Paralelamente, segundo pesquisa realizada pela Lyra Health e pela National Alliance of Healthcare Purchaser Coalitions, 40% das pessoas enfrentam um esgotamento nesse período.

Boa liderança contribui para superar adversidades

Esse cenário impacta, consequentemente, em outras atividades e responsabilidades profissionais. “Assim, ter uma boa liderança pode contribuir – e muito – para driblar esse problema e ainda trazer a produtividade antes vista no trabalho presencial”, compartilha a especialista.

Felizmente, essa já é uma tendência adotada por diversas corporações. Segundo estudo da Você RH, 72% dos gestores associaram a pandemia à razão efetiva para adotar transformações na companhia. Além disso, 40% dos executivos disseram ter se aproveitado da transformação digital para elaborar as melhores estratégias para atingir esse objetivo.

Tecnologia como aliada

Os resultados, segundo Camila, deixam claro como, em meio ao distanciamento social, o uso da tecnologia deve ser o foco ao lidar com as equipes. “Em um primeiro momento, ela traz enormes benefícios para o dia a dia da organização, permitindo acompanhar o andamento e desenvolvimento de cada indivíduo por meio de plataformas on-line”, explica.

Thaís Soares, estudante de psicologia em Campinas, comenta como esse tipo de conexão pode ajudar a manter os colegas e ela alinhados com a proposta da organização. “Fiquei com muito medo de perder aquele contato com os companheiros e até com meu supervisor, mas na verdade, a gente só se aproximou mais”, comenta.

A universitária conta como, inclusive, momentos de distração facilitam. “Tenho um cachorro e às vezes ele late, aparece em uma reunião e isso ajuda a deixar o clima descontraído e até para aumentar a intimidade com todos”, relata.

Espaço de conforto

Por isso, Camila destaca a importância dos funcionários terem um espaço onde se sintam à vontade para expor seus sentimentos e compartilhar eventuais incômodos, também. “Com isso, a missão das corporações e, principalmente da gestão de pessoas, é buscar formas de ajudá-los, seja por meio de terapia ou aulas de descontração”, exemplifica a gerente de RH.

Isso acaba contribuindo para uma performance mais expressiva e rendimento no dia a dia, com mais satisfação do coletivo. “Momentos de relaxamento são extremamente imprescindíveis para a saúde mental das pessoas em meio a esse cenário difícil de isolamento social”. Para ela, essas devem ser as prioridades de todas as contratantes agora e depois.

Liderança humanizada: quais as vantagens?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe