Como será o futuro pós-pandemia? Empresas e pessoas já têm se adaptado a uma nova realidade e, depois de quase dois anos atuando de maneira remota, muitas organizações estão implantando o retorno às atividades presenciais. Contudo, é preciso se atentar e seguir alguns conceitos para garantir uma transição satisfatória para os negócios e aos colaboradores. Entenda!

Andreia Mendes, estagiária de comunicação, é um exemplo de quem encontrou os colegas pela primeira vez recentemente. Ela entrou em uma oportunidade no começo do ano de maneira remota e está animada com o encontro entre os companheiros. “Já tivemos alguns dias presenciais e foi muito legal a experiência”. 

Essa volta, ainda necessitada de cuidados, tem sido esperada pelos times de diversas instituições. Pensando nisso, Marcelo Furtado, CEO e cofundador da Convenia, separou dicas para ajudar os departamentos pessoais e recursos humanos a receberem os times da melhor forma possível.

  1. Decore o escritório 

Decorar o ambiente é um sinal de carinho e aquecerá o coração dos membros da staff. “Não são necessários itens caros e luxuosos. Na verdade, simples balões, penduricalhos festivos e cartazes com frases motivacionais, deixarão os indivíduos muito felizes nesse momento”.

  1. Ofereça um kit de boas-vindas

Para impressionar ainda mais os grupos, a companhia pode oferecer alguns "mimos", como um kit de boas-vindas. “O que colocar dentro? Talvez um cartão, itens de proteção, como álcool em gel e máscaras, uma mensagem do CEO e etc. O ideal é personalizar”.

  1. Realize uma reunião com comunicados importantes

Seguindo as regras dos órgãos oficiais da saúde, o líder pode realizar uma reunião com todos. Esse evento poderá ser breve e descontraído. “O objetivo é acolher, diminuir as ansiedades e passar algumas informações sobre como serão os procedimentos na entidade”.

  1. Reforce informações fundamentais

Em especial as informações relacionadas à higiene, saúde e medidas de proteção ao Covid-19, como uso de máscaras, álcool em gel, entre outras, devem ser reforçadas. “É interessante expô-las em murais, notas exibidas em TV corporativa, boletins diários enviados por e-mail e etc”.

  1. Faça dinâmicas de grupo 

As dinâmicas em grupo serão ferramentas valiosas para a integração das staffs. “Afinal, os meses passados no isolamento criaram outras logísticas na rotina e impediram os intervalos de socialização com os colegas. Essas iniciativas devem incluir atividades responsáveis por estimular o espírito colaborativo e a confiança no outro ao executar projetos”.

  1. Crie campanhas para gerar engajamento

Outra maneira de receber bem e fazer todos se sentirem "em casa" é por meio das campanhas para engajamento. “Nelas, a entidade destaca a cultura organizacional e o valor de cada um no sucesso dos negócios”.

  1. Se possível ofereça horários e modelos flexíveis

A flexibilidade é uma forte tendência nas organizações no mundo pós-pandemia. “Quando o empreendimento permite a escolha dos horários e o formato desejado para se trabalhar, o retorno às incumbências serão bem mais suaves”.

  1. Aposte na automação de processos

A influência da transformação digital no mundo pós-crise sanitária não mudará. “Sendo assim, devem ser implementadas ferramentas virtuais para automatizar e facilitar nas tarefas. Desse modo, todos terão mais tempo para se dedicar a projetos estratégicos e inovadores”.

Um estudo feito pelo MIT Technology Review - Work Anywhere, produzido pela TEC Institute for Technology, Entrepreneurship and Culture, apontou como 93,5% dos profissionais preferem o trabalho híbrido. Diante desse cenário e com o avanço da vacinação no Brasil, as lideranças precisam pensar nessa retomada. 

Motivar funcionários é essencial

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe