A relação entre o líder e a equipe é um dos fatores mais determinantes para o sucesso de uma empresa. Quando um colaborador não sente confiança em seu gerente, dificilmente está satisfeito com o serviço e isso afeta a sua produtividade. Por consequência, também o resultado dos negócios. Quer saber como desenvolver uma relação positiva? Veja algumas dicas!

Atualmente, a ausência e autoritarismo afetam grande parte dos trabalhadores. Para ter uma visão, de acordo com a Associação de Psicologia dos Estados Unidos, 75% das pessoas menciona seus chefes como a maior causa de estresse no ambiente profissional. Resultado: pouco engajamento e um relacionamento conturbado.

Para Claudia Santos, especialista em RH, essa crescente insatisfação está relacionada ao modo como exercem a autoridade. “Muitos agem como donos do poder e não como gestores de pessoas” aponta. Enquanto um, comanda e não dá abertura, o outro procura desenvolver e inspirar seu time.  Um bom superior, com esses ideais, adota uma liderança humanizada, ou seja, tem um interesse genuíno no bem-estar de cada um.

Um interessante exercício é praticar a empatia e se colocar no lugar do outro. Se a estudante de comunicação, Juliana Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, estivesse nessa posição, ela adotaria uma medida mais agradável. “Iria criar um ambiente mais colaborativo para todos se sentirem mais unidos e em um local agradável”. Para ela, quando o chefe se preocupa apenas com os resultados e esquece da parte mais humana, o dia se torna desestimulante.

Segundo a especialista, nos dias de hoje, quem assume esse cargo precisa ter uma nova visão e entender: “a gestão humanizada é fundamental não apenas para atingir resultados, mas para garantir a saúde mental de seus funcionários”. Quando há uma confiança mútua, ambos valorizam mais o trabalho e se sentem motivados a dar o seu melhor pela empresa.

Nesse cenário, todos ganham. Portanto, mantenha boas relações com seu grupo, invista nesse modelo e desfrute dos benefícios gerados! O Nube deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe