Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
lideranca-humanizada-quais-as-vantagens

Liderança humanizada: quais as vantagens? 

Notícia | 28/08/2018

Layane Bittencourt

A relação entre o líder e a equipe é um dos fatores mais determinantes para o sucesso de uma empresa. Quando um colaborador não sente confiança em seu gerente, dificilmente está satisfeito com o serviço e isso afeta a sua produtividade. Por consequência, também o resultado dos negócios. Quer saber como desenvolver uma relação positiva? Veja algumas dicas!

Atualmente, a ausência e autoritarismo afetam grande parte dos trabalhadores. Para ter uma visão, de acordo com a Associação de Psicologia dos Estados Unidos, 75% das pessoas menciona seus chefes como a maior causa de estresse no ambiente profissional. Resultado: pouco engajamento e um relacionamento conturbado.

Para Claudia Santos, especialista em RH, essa crescente insatisfação está relacionada ao modo como exercem a autoridade. “Muitos agem como donos do poder e não como gestores de pessoas” aponta. Enquanto um, comanda e não dá abertura, o outro procura desenvolver e inspirar seu time.  Um bom superior, com esses ideais, adota uma liderança humanizada, ou seja, tem um interesse genuíno no bem-estar de cada um.

Um interessante exercício é praticar a empatia e se colocar no lugar do outro. Se a estudante de comunicação, Juliana Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, estivesse nessa posição, ela adotaria uma medida mais agradável. “Iria criar um ambiente mais colaborativo para todos se sentirem mais unidos e em um local agradável”. Para ela, quando o chefe se preocupa apenas com os resultados e esquece da parte mais humana, o dia se torna desestimulante.

Segundo a especialista, nos dias de hoje, quem assume esse cargo precisa ter uma nova visão e entender: “a gestão humanizada é fundamental não apenas para atingir resultados, mas para garantir a saúde mental de seus funcionários”. Quando há uma confiança mútua, ambos valorizam mais o trabalho e se sentem motivados a dar o seu melhor pela empresa.

Nesse cenário, todos ganham. Portanto, mantenha boas relações com seu grupo, invista nesse modelo e desfrute dos benefícios gerados! O Nube deseja boa sorte!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete