Em meio aos acontecimentos de 2020, os departamentos de recursos humanos precisaram se reinventar. Afora as questões práticas, como rearranjar escalas de trabalho e viabilizar estruturas de home office, as lideranças da área necessitam criar estratégias para tornar as corporações verdadeiros espaços de acolhimento e apoio.

"A pandemia, naturalmente, mexeu com os sentimentos de todos e as organizações acabaram assumindo um papel ainda mais importante na manutenção da saúde emocional das pessoas", avalia Kelly Alves, coordenadora de RH da Trevo Drywall, localizada em Juazeiro do Norte (CE).

Com pouco mais de 200 colaboradores diretos, a companhia permaneceu 55 dias fechada durante o ápice da crise da Covid-19. "Foi o momento mais difícil, porque combinou o medo de uma doença desconhecida com a sombra de um possível desemprego", explica a gestora. Apesar das atividades interrompidas durante quase dois meses, a Trevo Drywall não efetuou nenhuma demissão no período.

Contato humano

Para amenizar a situação, um grupo de WhatsApp no qual os contratados interagiam a qualquer momento com o RH foi criado. "Ajudou bastante porque, além de tirarmos as dúvidas na hora, os colegas podiam nos ver e ouvir. Isso tornou o contato bem mais humano em relação a um simples e-mail com um comunicado oficial da empresa", compara Kelly. A organização também promoveu lives entre os funcionários e psicólogos, entre outras ações.

Quando as atividades foram retomadas, além das óbvias medidas de prevenção, o setor intensificou o trabalho de avaliações individualizadas. "Na medida do possível e sem ser invasivos, tentamos entender as aflições dos indivíduos, como cada um estava reagindo ao novo normal", afirma a especialista.

Melhoria do ambiente

De acordo com a coordenadora, a gestão humanizada não só melhora o ambiente e a produtividade como ajuda na retenção de talentos. "É raríssimo recebermos algum pedido de demissão. O máximo são solicitações de transferências de setor, principalmente de pessoas as quais e não se acostumam com a rotina de algumas áreas da produção", pontua a coordenadora.

Segundo ela, a instituição também virou referência de ótimo lugar para trabalhar na região. "Recebemos muitos currículos de parentes e amigos dos nossos colaboradores, ou seja, as condições de trabalho aqui são bem avaliadas", finaliza Kelly.

O papel do RH

O RH está na busca por soluções as quais impeçam o contágio entre o time e preservem tanto a qualidade das entregas, quanto da saúde mental. Para isso, a equipe de gestão de talentos pode contar com a tecnologia para ampliar seu espectro de atuação a distância. Por meio dela é possível identificar os perfis mais adequados às vagas em aberto em processos de recrutamento e seleção mediados pela tela do computador, além de promover o entrosamento entre os trabalhadores por meio de dinâmicas de comunicação no dia a dia.

Em períodos como o atual, é importante o grupo reforçar com os colaboradores as informações sobre prevenção de contágio, demonstrando interesse na situação familiar de cada um e garantindo sua segurança. Empregados idosos e doentes crônicos precisam de especial atenção, portanto, a dica é mapear esse público e garantir seu acesso ao conteúdo. 

Como está o trabalho do RH na sua empresa?

Mais dicas

Quer ver mais dicas como essa? Então, continue acompanhando as atualizações aqui do blog! Diariamente publicamos novos conteúdos sobre carreira, mundo corporativo, mercado de trabalho, educação, estágio, aprendizagem e muito mais! Também recomendamos exposições, concursos e cursos para você participar. Nosso objetivo é ajudar você a crescer pessoal e profissionalmente. Conte com o Nube!

 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe