Antigamente, a gestão de carreira era feita pelas empresas. Elas ofereciam planos de cargos e salários aos seus colaboradores. Atualmente, cabe ao próprio indivíduo gerir sua trajetória, considerando as exigências do mercado, suas próprias motivações e propósitos. A afirmação é do professor do curso on-line gratuito "Autogestão de Carreira" da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Augusto Dutra Galery.

Ainda segundo o especialista, o sucesso é algo bastante subjetivo. "Uma trajetória de êxitos está sempre em construção, não é algo parado. É preciso considerar diversos fatores, desde a luta por seus ideais e valores até o seu próprio sustento”, comenta. Para ele, é preciso visar um movimento de equilíbrio entre o individual e o social e entre o presente e o futuro.

Justamente por isso, Galery listou dicas de como fazer um planejamento assertivo para a caminhada entre a alta concorrência. Veja:

AUTOCONHECIMENTO

O autoconhecimento é um dos pontos essenciais, mas também é importante saber ler o mercado para buscar competências essenciais e diferenciais. Além disso, é necessário colocar planos em prática e se aprimorar continuamente.

Para Galery, o principal erro cometido pelas pessoas é ter uma atitude passiva. "Isso dificulta a empregabilidade e leva à desmotivação e frustração do indivíduo. Ao mesmo tempo, se você considera desnecessária alguma mudança, também terá problemas", compartilha.

Neste sentido, os processos de recrutamento e seleção hoje buscam analisar diversos fatores. Eles vão desde o conhecimento formal e experiência prévia até a inteligência emocional, a motivação e os valores dos candidatos. "O mundo anda complexo… Como os RHs avaliam diversas competências, já não se pode mais deixar de investir em uma coisa para investir em outra. Na pós-graduação da Fecap, por exemplo, independentemente do curso, os profissionais terão de desenvolver suas competências técnicas e aprender soft skills como parte da preparação para o mercado. Tudo caminha junto".

COLABORADOR X EMPRESA

Como toda relação, as duas partes têm de estar envolvidas nos planos para o futuro. “Quem coloca seu desenvolvimento nas mãos da corporação vira um refém. A entidade, por seu lado, perde rapidamente os diferenciais de seus colaboradores se tentar controlar demais suas caminhadas. Assim, os dois precisam criar um relacionamento motivacional e de crescimento contínuo. Eu aconselho um diálogo próximo”, aconselha Galery.

CONSIDERE A VIDA PESSOAL

A carreira deve estar alinhada a um plano de vida na esfera pessoal. "Isso é essencial. Contudo, não estou falando de fazer apenas aquilo relacionado ao prazer. É também preciso considerar seus desafios motivadores e seus propósitos. Idealmente, é vital chegar a um equilíbrio entre o agora e o futuro", finaliza.

Fernanda Cardoso, estudante de gestão de RH, no Rio de Janeiro, considera esse o critério mais importante. “Preciso gostar das atividades pertinentes à minha profissão, porque se não tivesse isso, com certeza não me sentiria engajada a alcançar novos patamares”, explica.

CURSO GRATUITO

A Fecap oferece gratuitamente a capacitação "Autogestão de Carreira" para preparar estudantes e profissionais com o desejo de aperfeiçoarem suas habilidades comunicacionais e colaborativas. Com isso, é possível construir relacionamentos saudáveis e produtivos, além de parcerias de confiança. O projeto tem duração de 6 horas/aula e oferece certificado de conclusão se o aluno obtiver aproveitamento mínimo na avaliação. Para se inscrever, basta acessar o site.

Qual o significado do sucesso?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe