Em muitos casos, a gestão de carreira começa a ser discutida bem cedo. Já na adolescência as pessoas começam a planejar seus primeiros passos para entrarem, crescerem e evoluírem no mercado de trabalho, atingindo assim os seus objetivos. Essa atitude é incentivada pela família. Contudo, existe uma fórmula para realizar essa ação?

Para entender melhor o tema, vale observar os profissionais da gastronomia. Os chefs de cozinha, por exemplo, constroem sua trajetória de forma dinâmica. Eles precisam estar sempre prontos para enfrentarem os desafios do dia a dia com qualidade. “Na área gastronômica o dom de manipular os insumos é um facilitador, mas a excelência só vem com aprimoramento das técnicas, desenvolvimento intelectual e o devido comprometimento com os objetivos a serem alcançados”, apresenta Patrícia da Paz, Personal chef.

Evolução profissional

Apesar de os termos estarem inseridos na área, a evolução profissional depende exatamente desses três passos: aprimoramento, busca por conhecimento, e empenho. Assim, os cozinheiros especialistas têm o diferencial de saber lidar com os obstáculos sem parar a produção ou empacar o processo. “Para ir além é preciso saber olhar para as oportunidades as quais estão a todo momento nos rodeando. É necessário ser um entusiasta nato, nunca desanimar e, mesmo se algum processo der errado, recomeçar e terminar a tarefa iniciada”, explica Patrícia.

Na cozinha e na vida, o indivíduo precisa realizar o seu melhor com os recursos disponíveis. Conhecer os métodos e gerenciar os processos é essencial para progredir. Os cozinheiros lidam desde sempre com escassez de insumos, geadas, estiagem e a falta de água, mas nem por isso deixam de revolucionar sua atividade. Se adaptar ao momento, à situação, aos horários e rotinas torna o processo mais eficaz para não ficar parado.

Patrícia gosta de conhecer a história de cada prato executado para os seus clientes e mesmo entender o caminho dos insumos e até chegar ao produto final. Segundo ela, a comida contemporânea está em alta neste momento e conseguiu juntar os seus estudos da cozinha clássica francesa com as  tendências atuais. Acompanhar as novidades e rumos do mercado é imprescindível, bem como explorar não só o seu nicho, mas também os variados produtos e serviços capazes de conversar com a sua área.

Isso é válido para fim de abrir diversas portas inovadoras.“Somos resistentes, flexíveis, resilientes e sutis, nós nos moldamos e nos adaptamos aos requisitos exigidos em cada momento. Um profissional de sucesso tem esses talentos, os quais podem sempre ser aprimorados”, finaliza Patrícia.

Preparação para o novo mercado

Portanto, um dos pontos fundamentais na hora de direcionar os caminhos corporativos é se manter atualizado. A seguir, veja as principais expertises as quais serão exigidas no novo mercado e se tornarão inegociáveis:

- Alta inteligência emocional, com seus cinco elementos clássicos: autoconhecimento, gestão das próprias emoções, motivação, capacidade de ser empático, de ler as emoções do outro e de se relacionar bem;

- Alta habilidade analítica, envolvendo pensamento sistêmico, capacidade de abstração, raciocínio lógico e criatividade para resolver problemas complexos;

- Eficácia na gestão do tempo;

- Alta aptidão para se comunicar de forma eficaz ou "construir liga na equipe" ao mesmo tempo no qual motiva um a um, para conduzir reuniões presenciais ou não, para mediar e solucionar conflitos com o objetivo de produzir resultados com o time;

- Domínio de tecnologias de comunicação a distância;

- Inglês avançado, será indispensável para quem quer assumir cargos de crescente responsabilidade na hierarquia das organizações e se o profissional tiver uma terceira língua fluente, melhor ainda;

- Inteligência cultural, ou seja, a capacidade de se adaptar a diferentes culturas, pois os ambientes corporativos e de negócios são, cada vez mais, multiculturais;

- Orientação para resultados empresariais, como o cuidado de se preocupar com outros. Contudo, lembrando também de se cuidar de si, de pensar sobre atingir determinados resultados e se trabalhar para tal companhia faz sentido para você. 

Como você gerencia sua carreira?

 
 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe