Em um mercado cada vez mais competitivo, ter contatos estratégicos se tornou um diferencial para as corporações e quando falamos disso, devemos estar diretamente ligados ao poder do networking. Além de ajudar no desenvolvimento das empresas como um todo, ele é uma excelente ferramenta de marketing pessoal.

Você sabia que a diversidade também é um fator importante nesse processo?

Mônica Schimenes é CEO da MCM Brand Group e aponta como um estudo internacional revelou alguns ganhos em ter uma rede de relacionamentos. “Pesquisadores das escolas de negócios do Illinois Institute of Technology, do Rensselaer Polytechnic Institute e da Fordham University apontaram: um networking diverso ajuda o CEO a promover políticas mais inovadoras, melhorar a performance financeira e até influência na área de fusões e aquisições”, alerta.

Dentre todos esses benefícios, segundo a especialista, é preciso pensar nas pessoas como seres relacionais, pois se conectam por meio de boas histórias e não com números. “Quando formamos aliados dentro do mercado corporativo, é possível estabelecermos bons contatos e bons negócios”, compartilha.

Giovana Lopes estuda administração em Campinas e conta aproveitar até mesmo a interação com seus professores na faculdade para construir seu próprio network. “Estou atrás de uma vaga de estágio, então mesmo antes de atuar na prática, já quero ter um conhecimento aprimorado de como é o mundo dos negócios”, diz.

Nesse sentido, ela acredita aumentar sua vantagem competitiva quando comparada a outros candidatos de uma vaga. “É um jeito de me destacar e de já ingressar em uma companhia sabendo pelo menos o básico”.
                             
Troca de pontos de vista é um ótimo ponto

Além disso, Mônica destaca como, ao conversarmos com quem se parece com nós, trabalhando no mesmo ramo ou fora dele, os insights se tornam ferramentas importantíssimas para a mudança no portfólio e até mesmo no funil de vendas. “Existem diversas formas de iniciar essa interação, o segredo é quando conseguimos atrair as pessoas pelo nosso negócio e por nossas trocas e não só por bons pedidos”, comenta.

É importante também aos empreendedores terem a capacidade de oferecer em troca os aprendizados e conhecimentos recebidos. “Para isso, é necessário estudar o seu ramo de atuação e saber como estão as outras empresas”, destaca. Nesse sentido, é preciso saber como essas entidades estão reagindo às realidades econômicas.

É preciso estar antenado ao mercado

Assim, sempre haverá informações relevantes para ajudar o cliente da marca e outras corporações. “Descubra quem são as pessoas mais influentes do ramo, converse com elas e seja capaz de se tornar fonte quando procurarem por você. Outra forma de ser sempre lembrado é se infiltrando em todas as possibilidades de rede de relacionamentos existentes”, diz.

Mônica ainda compartilha parte de sua vivência. “Na minha empresa, por exemplo, escolhemos nos diferenciar como entidades ligadas à pluralidade, inclusão e sustentabilidade. Estamos dentro da Rede Mulher Empreendedora, Rede Mulheres do Brasil, programas de mentoria, Integrare, We Connect e diversos outros”.

Uma dica da especialista é: “sejam curiosos, corram atrás e se cerquem do maior número possível de pessoas influentes, pois isso dará impulsionamento e fortalecimento para sua marca. Hoje, me orgulho dos meus dois maiores clientes da empresa, porque vieram de networkings aos quais me inscrevi e participo nesses 23 anos de corporação”, conclui.

Como fazer networking?

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