No mundo corporativo atual, fazer networking é a melhor forma de gerar novos negócios, porém, para muitas pessoas, interagir pode ser uma dificuldade. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, a Pnad, 70% dos jovens têm dificuldade de encontrar um emprego, não por falta de oportunidades, mas sim por timidez. 

De acordo com Mara Leme Martins, PhD e VP na BNI Brasil - Business Network International, uma das formas de vencer a insegurança é montar sua rede de contatos. “O objetivo é criar relacionamentos com outras pessoas em um nível emocional para ajudar a construir um negócio. Dessa forma, é preciso conhecer e interagir com pessoas as quais podem fazer parte da sua web de negócios ou mesmo amizade”. 

No entanto, o networker acanhado, muitas vezes, pode se sentir ansioso ao entrar em contato com outros profissionais e clientes potenciais. “Sentir-se à vontade para se apresentar a estranhos é um dos maiores obstáculos para  ter sucesso nessa estratégia”, alerta. 

Para a especialista, é muito comum ficar um pouco assustado em um evento, por exemplo. “Contudo, é possível reverter esse cenário. Abaixo, listo dicas para reduzir sua ansiedade. Veja:

infográfico 27-12-21

  1. Procure por grupos: é possível fazer parte de coletivos on-line ou presenciais em uma região. Além de possibilitar conhecer novas pessoas, todos estão abertos para conversar e melhorar suas habilidades. Nessas reuniões, também é possível treinar a desenvoltura, comportamento e abordagens. 
  1. Saia da zona de conforto e converse com novos indivíduos: quando se trata de networking, é importante falar com os outros e pensar em maneiras criativas de construir o seu negócio. Dedique tempo às conexões já obtidas. Estenda a mão e pergunte se as pessoas estão bem, se há algo a ser feito para ajudá-las. 
  1. Nunca é tarde para começar: a correria do dia a dia nos faz pensar em não haver tempo nunca para se dedicar a fazer esses contatos, mas na realidade sempre há. Não é tarde demais para começar a construir sua rede agora, um de cada vez. Além de participar desses meetings, você pode se propor a convidar um membro para tomar um café uma vez por mês e começar aos poucos a ampliar sua lista.

Também não há problemas em iniciar essa jornada no começo da carreira. No caso do estagiário de marketing, Rodrigo Braga, estabelecer boas conexões desde os primeiros passos de sua trajetória é essencial para construir uma caminhada de sucesso. “O estágio favorece muito isso, mas também tenho muito contato com os meus professores”, conta. 

A troca de experiências, aprendizados e visões podem ser benéficas em qualquer momento da vida, mas principalmente para quem está entrando no mercado agora, pode ser um divisor de águas. “É um diferencial, principalmente porque não temos experiência, então conviver com quem sabe mais é sempre bom”, conta. 

  1. Seja agradável: desenvolver a simpatia ajuda a abrir portas. Estar aberto para conversar ou expressar essa vontade ajuda muito no primeiro contato e a quebrar o gelo. Uma ótima oportunidade para desenvolver esse ponto é participar de algumas reuniões de empreendedores. 
  1. Ouça os outros: saber ouvir e compartilhar é fundamental para vencer a timidez. O ambiente do BNI é norteado pelo compartilhamento de recursos. Esses podem ser de ordem material ou imaterial, como talentos, habilidades, conhecimentos, informações, contatos, saberes, experiências e tantas outras riquezas. Colaborar é um movimento natural do ser humano, pois sentimos prazer em nos colocarmos à serviço do todo. 

Por fim, Mara destaca como profissionais, sejam eles estagiários, aprendizes, efetivos ou empreendedores, tímidos ou não, precisam aprender os benefícios da filosofia “Givers Gain”. “Ou seja, ‘se eu lhe ajudar indicando negócios, você vai se interessar em me ajudar também’. É a Lei da Reciprocidade em ação no mundo dos negócios”, conclui. 

Como um bom networking pode auxiliar na carreira?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram , Tiktok e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe