Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-de-ebooks-para-seu-desenvolvimento

Dicas de ebooks para seu desenvolvimento 

Notícia | 22/09/2020

Lays Emily

O mundo virtual expandiu a forma de consumir conteúdos e obter novos conhecimentos. Seja por meio das redes sociais ou pelos serviços de streamings, diversos filmes, documentários e arquivos estão disponíveis em apenas um clique. Não seria diferente com o universo dos livros. A popularização dos ebooks transforma o mundo dos negócios e da educação. Pensando nisso, o Nube selecionou algumas indicações de especialistas para auxiliar em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Conhecimento para todos

O projeto “Conhecimento para todos”, criado pelo neurocientista, Fabiano de Abreu, está relacionado à saúde mental e ao aprendizado de jovens e crianças. Ele dedicou parte do seu tempo em isolamento, escrevendo livros para ajudar a lidar com desafios emocionais e comportamentais, ainda mais diante do atual cenário. Dentre os títulos estão obras sobre a filosofia educacional para os mais novos e reflexões sobre a ansiedade.

O especialista explica como o fenômeno mental é um mecanismo de defesa do cérebro contra possíveis ameaças e, por isso, devemos ter controle sobre essa emoção. “Não viver o presente por medo de situações futuras pode ser frustrante, fazendo a pessoa se sentir mais ansiosa com seus afazeres. Esse ciclo é um mal presente nas sociedades contemporâneas e faz os indivíduos desperdiçarem o presente”, afirma o neurocientista.

Ele define o distúrbio como uma pendência ou uma fuga da realidade. “Quem sofre com isso se agarra a pensamentos fantasiosos em vez de se prender a noções concretas daquele momento. É uma necessidade de precisar resolver algo, esse desejo faz parte do instinto de sobrevivência, mas nem sempre fica claro quais situações precisam ser resolvidas”, define Abreu.

Por que não falamos das nossas emoções nas empresas?

De acordo com pesquisa divulgada pelo LinkedIn no mês de agosto, durante a quarentena, novas competências entraram para a lista de pré-requisitos de recrutadores. Atualmente, as soft skills ou competências comportamentais são as mais valorizadas por empregadores. As dez aptidões mais buscadas são: comunicação, gestão de negócios, resolução de problemas, ciência de dados, tecnologias de armazenamento, suporte técnico, liderança, gerenciamento de projetos, aprendizado on-line e desenvolvimento de funcionários.

A autora do ebook, “Por que não falamos das nossas emoções nas empresas?”, Mari Trindade, ressalta a importância de desenvolver a cultura emocional dentro das corporações. Segundo ela, essa área de estudo surgiu com o crescimento do setor de serviços e administrativos das empresas, com trabalhos menos padronizados e aumento da competitividade. “Foi necessário pensar em formas de incentivar comportamentos esperados para oferecer boas experiências aos clientes. Porém, nem sempre eles estão sendo alinhados com as crenças e emoções sentidas de quem atua nas companhias”, comenta.

A especialista também destaca porque é tão comum casos de estresse, frustrações, desmotivação, falta de ânimo, preguiça e, em muitos casos, doenças crônicas. De acordo com o Isma (International Stress Management Association), no Brasil 72% dos profissionais no mercado de trabalho sofrem com alguma condição associada ao esgotamento agudo e 32% são diagnosticadas com Burnout.

Logo na introdução do livro, ela mostra como os funcionários se comportam no trabalho. “Desde quando entrei para o mercado, percebi como os colaboradores falam uma coisa e demonstram outra. Na frente dos líderes e colegas, vemos um sorriso modesto no rosto, palavras educadas e respostas esperadas. Porém, basta olhar bem no fundo dos olhos de cada um para saber: eles não sentem aquilo expresso em palavras. Ao virar as costas para os chefes, ouvimos críticas pesadas, raiva e temos medos diversos. Somos impotentes. Os gestores também carregam sentimentos negativos com relação a sua equipe, principalmente falta de confiança e medo de perder o poder”, finaliza.

Gostou das indicações? Acompanhe as matérias e conteúdos do Nube para mais dicas e orientações. Leia também: “cursos para você crescer profissionalmente!”

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete