Estudar costuma exigir uma dedicação especial, além de concentração e disposição. Porém, o que fazer quando mesmo após horas de aplicação a sensação é de não ter absorvido nada? Ou então, quando pouco tempo depois já se esqueceu o conteúdo? A professora Cristiane Furini, pesquisadora do Centro de Memória do Instituto do Cérebro (InsCer), preparou algumas dicas para auxiliar na memorização durante o estudo.

Antes de ver as dicas, é preciso se atentar a um fato: não existe uma única maneira de aprender. Assim, é essencial experimentar diferentes técnicas e escolher a melhor para você.

1. Evite distrações e tenha pausas

A atenção voltada para os tópicos a serem explorados é muito importante e a melhor maneira de mantê-la é minimizar as distrações no ambiente. Ou seja, televisão e smartphones só devem estar presentes se usados como ferramentas complementares. “Estudos demonstram como o celular pode atrapalhar a capacidade de foco em uma tarefa específica e o simples fato de saber de uma notificação em seu telefone causa a mesma dispersão ocorrida com o uso efetivo do aparelho”, alerta.

A fadiga mental também pode dificultar a manutenção da concentração por um período muito longo, assim, é necessário fazer pequenas pausas para descanso. Por isso, dividir a jornada pode auxiliar: uma alternativa é realizar um intervalo de 5 a 10 minutos a cada 45 ou 50 minutos aplicados.

2. Faça testes e repetições

Realizar testes, quizzes e se “forçar” a recordar informações auxilia mais na formação e retenção de memórias. “Uma pesquisa mostrou: estudantes universitários apresentaram melhor desempenho quando eram testados, sugerindo como a formação da memória ocorre em situações quando há repetição das informações”, conta a especialista. Ou seja, a prática de recuperar essas referências favorece a consolidação do conteúdo.

3. Realize a prática espaçada

Espaçar as sessões de estudo é mais eficaz e benéfico para o aprendizado em relação a ter uma única e longa sessão. Ou seja, dividir o conteúdo em pequenas partes é mais rentável. “Para isso, é importante criar um cronograma e distribuir as tarefas, lembrando de criar espaços para rever tudo”, indica Cristiane.

Daiana Carvalho tinha o costume para deixar a preparação para suas provas para o último momento. “Geralmente, eu revisava o conteúdo algumas horas antes da prova, mas isso sempre me deixava tensa porque sentia uma pressão enorme para lembrar de tudo em pouco tempo”. Seguindo a estratégia de retomar as disciplinas de maneira regular e dividida, ela viu resultados. “Realizo as provas com maior tranquilidade e segurança”, conta.

4. Intercale os assuntos abordados

Em uma abordagem tradicional e amplamente aplicada ao aprendizado, conhecida como “estudo em bloco”, as habilidades são aprendidas sequencialmente e você não passa para um novo assunto até dominar o anterior. “Porém, ficar preso o dia inteiro à mesma matéria pode não ser a estratégia mais eficiente para manter a assertividade”, diz a professora.

5. Cuide bem do seu sono

Dormir é extremamente importante para consolidar e armazenar memórias. A etapa ocorrida durante o sono não apenas fortalece os traços da lembrança, mas também pode produzir mudanças nas representações das recordações. “Por meio de um processo ativo de reorganização, o cérebro realiza a formação de novas associações e a extração de recursos generalizados, facilitando, inclusive, a produção de soluções e ideias”, conclui Cristiane.

Qual é a sua estratégia de estudo? Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe