Durante as aulas você costuma escrever o conteúdo no notebook? Cuidado, pois sua estratégia pode estar errada. De acordo com pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA), anotar informações à mão é mais eficiente em relação à digitar no computador. Quer saber quais são os melhores métodos de estudo? Então, leia esta matéria!

Se na sua cabeça educar-se é igual a passar muitas horas em frente aos livros e cadernos, engana-se. Existem outras maneiras de realizar a tarefa. Gastar menos tempo repassando assuntos recentes traz resultados superiores, pois as memórias estão frescas e, assim, são assimiladas rapidamente.

A acadêmica Juliane Cristine entendeu isso. “Quando entrei na faculdade não conseguia organizar meus exercícios e ficava desesperada ao não saber por qual disciplina começar”, conta. Depois, ela passou a seguir a recomendação dos professores, os quais indicavam a revisão imediata do tema. “Todos os dias eu tirava 120 minutos do meu tempo. Na primeira metade, definia quais eram as prioridades da matéria apresentada (e com isso surgia uma espécie de resumo). Já no restante, eu iniciava a leitura da síntese e tentava assimilar o texto”, explica a jovem.

A tática de Juliane é efetiva para o entendimento e fixação das ideias. Segundo a professora Renata Adrião, de Campinas (SP), é importante manter uma rotina a fim de otimizar o tempo destinado para a atividade. “Cada aluno deve aproveitar suas principais características e habilidades de aprendizagem para se arranjar de acordo com elas”, afirma. Para ela, conhecer-se é fundamental. Por isso, deixa recomendações:

Tenha autoconhecimento:  como você compreende melhor? Escrevendo, lendo, assistindo a vídeos, gravando áudios e ouvindo-os ou fazendo resumos? O melhor plano é aquele eficaz em sua individualidade!
Aplique todos os dias: estabeleça um período específico para se dedicar ao afazer e respeite-o.
Alimente-se e descanse: corpo fadigado e descuidado não favorece a concentração.
Peça ajuda: compartilhar e agregar saberes é ampliar o repertório de conhecimento.

Se você tem a chance de frequentar uma instituição de ensino, valorize-a! Conhecimento nunca é em demasia. Ordene seu dia e se torne mais sábio. Bons estudos!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe