Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-reflexos-no-mercado-de-trabalho-pos-pandemia

5 reflexos no mercado de trabalho pós pandemia 

Notícia | 19/06/2020

Gabriela Vasconcelos

A nossa sociedade foi profundamente modificada pelo surgimento da Covid-19. A transformação da rotina e da vida de todos precisou ser alterada de forma abrupta. Foram inseridas, no nosso cotidiano, novas práticas de trabalho remoto, antes vistas como algo a ocorrer gradativamente, de forma natural. Diante disso, quais são os reflexos no mercado de trabalho?

No contexto de mudança, corporações precisaram tomar medidas em relação ao expediente dos funcionários. "Logo quando o coronavírus chegou ao Brasil, ficamos atentos às principais recomendações da área da saúde. Antes da indicação do isolamento social deixamos parte da equipe atuando em home office, e, logo depois, 100% do nosso time estava trabalhando de forma remota", explica Leandro Rampazzo, especialista em carreiras e CEO da Godiva Propaganda

Para Rampazzo, estar atento às modificações e percebê-las antes de sua chegada é fundamental para planejar uma estratégia. Diante deste cenário ele mostra cinco reflexos no mercado de trabalho na pós pandemia:

 

  • Home office

No primeiro momento, era grande o sentimento de insegurança por parte do empregador. Hoje, passado alguns meses, empresas e colaboradores se adaptaram ao novo modelo de trabalho. A prática será cada vez mais adotada de forma definitiva.

 

  • Reuniões on-line rápidas

Na rotina presencial, sempre nos deparamos com reuniões presenciais longas, cansativas e sem objetividade. No mundo digital tudo é muito rápido. Os encontros tendem a serem mais objetivos, pois são direcionados ao temas propostos, sem tempo para introduções e assuntos aleatórios.

 

  • Deslocamento mais estratégico

O custo com viagens para encontros corporativos em outras cidades, estados e países sempre foi alto. O deslocamento só ocorrerá em casos estratégicos e extremamente necessários, pois "descobrimos" a capacidade de resolver muita coisa a distância.

 

  • Confiança na relação

No Brasil existe uma cultura de "ver para crer". Os gestores precisavam literalmente ver o time presencialmente para comprovar o fato de estarem ali trabalhando. Com a equipe em casa, isso deixa de existir e dá lugar ao relacionamento de mais confiança e parceria entre todos. 

 

  • Humanização e solidariedade

A pandemia aflorou nosso lado mais humano. Passamos a ajudar com mais frequência as pessoas. Ir ao mercado para o seu vizinho no grupo de risco, valorizar os entregadores e profissionais da saúde estão fazendo parte do nosso dia a dia. Existe uma mudança de comportamento a qual tende a permanecer!

Diferencial para os profissionais

A maioria dos trabalhadores mudou seu foco para questões mais pontuais e emergenciais. É preciso resolver a emergência, porém, sem deixar de lado a urgência. Portanto mesmo neste momento turbulento, as pessoas não podem esquecer de se desenvolverem a fim de criarem suas soft skills.

Afinal, trabalhar de casa durante a quarentena tem exigido forte controle emocional, equilíbrio e administração do tempo atuando  com a família. Após esse período, as empresas tenderão a querer, cada vez mais, pessoas com maior índice de inteligência emocional.

Para Lilian Carmo, diretora da Febracis, em Campinas (SP),  aprimorar habilidades pessoais pede a interpretação das habilidades. “As aptidões técnicas, ou hard skills, podem ser assimiladas com o treino do dia a dia. Porém, as relativas à atitude, demandam um desenvolvimento não-cognitivo e esse fator tem elevado a procura por cursos para ajudar na análise do perfil comportamental”, explica.

Conte com o Nube e tenha boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete