Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
empresas-modernas-ou-tradicionais-e-a-vez-da-flexibilizacao

Empresas modernas ou tradicionais, é a vez da flexibilização! 

Notícia | 29/05/2023

Ana Clara Lima

De acordo com um levantamento da LCA Consultores, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre 2021 e 2022, 6,467 milhões de trabalhadores com carteira assinada pediram demissão. Nesse recorde histórico, a volta do regime presencial foi o maior gatilho para a insatisfação profissional, significativamente relacionada com a falta de perspectivas. Fica nítido, portanto, como o mundo corporativo passou por intensas mudanças nos últimos anos, principalmente depois da pandemia. Sendo assim, compreenda a importância de todos os tipos de entidades apostarem na flexibilização!

A mudança de perspectiva dos trabalhadores!

Por muito tempo, crescer hierarquicamente na organização foi o sonho de grande parte dos indivíduos. Ainda hoje, alcançar os altos cargos de chefia e gestão são vistos como sinônimo de conquista e felicidade. No entanto, romper com esse modelo tradicional de carreira vertical e linear gera uma modificação do mindset de todas as partes envolvidas. Logo, torna-se evidente como uma trajetória com múltiplos direcionamentos, colaborativa e dinâmica é a demanda da vez.

Nesse sentido, é interessante as entidades disponibilizarem diferentes direções e possibilidades em meio a esse cenário de constantes transformações. “Nas entrevistas de recrutamento, uma das primeiras perguntas do candidato costuma ser sobre o plano de carreira da empresa, com foco na perspectiva de progressão hierárquica típica do padrão vertical. A preocupação culmina em uma terceirização da gestão e da responsabilidade pelo crescimento profissional, traduzida em frustração”, comenta Carolina Prado, CHRO - Chief Human Resources Officer da Privalia. 

Atualmente, a trilha do colaborador leva-o como protagonista, sendo o principal responsável por escolher os passos a serem dados. Nessa jornada, os gestores atuam como guias, contribuindo cotidianamente para um ambiente laboral mais saudável e inclusivo. Esse tipo de conduta é extremamente vantajosa quando falamos sobre produtividade e bem-estar, afinal, uma liderança inspiradora e equipe motivada elevam o nível da marca em inúmeros quesitos. 

Mencionado pela primeira vez, em 2004, por Yehuda Baruch, no estudo Transforming careers: from linear to multidirectional paths, as carreiras multidirecionais possibilitam o crescimento e realização do trabalhador. “É possível viver experiências diferentes, se tornar um profissional mais completo e chegar numa posição salarial de liderança como especialista, sem precisar ascender hierarquicamente. Os cargos de especialista e de gestão são igualmente importantes, apenas exigem habilidades diferentes”, complementa Carolina. 

A hibridização é realidade!

Segundo uma pesquisa elaborada pelo Google Workspace, 56% das instituições brasileiras já adotaram o formato híbrido e 19% contam com o home office. Enquanto isso, 65% dos indivíduos no modelo presencial trocariam seu emprego para atuar alguns dias de casa e outros do escritório. Com os dados, fica clara a consolidação de trabalho flexível desde a pandemia. Ademais, fortalece a busca pelo “Work-Life Balance”, o equilíbrio entre vida pessoal e corporativa. 

Dessa forma, percebe-se como a prioridade da população mudou nos últimos anos, aumentando ainda mais a exigência a respeito de uma boa cultura organizacional. “Segundo um levantamento da ONU realizado pela Organização Internacional do Trabalho, existe uma quantidade considerável de evidências de como as políticas de equilíbrio são benéficas tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Isso porque melhoram a produtividade e proporcionam flexibilidade, viabilizando horas a mais, antes gastas no deslocamento, para assuntos e tarefas pessoais”, pontua Roberta Vasconcellos, cofundadora e CEO da Woba. 

Nessa nova era, é preciso fazer uma análise a fundo sobre as necessidades da companhia e seus possíveis investimentos. Sobretudo, a redução dos dias se locomovendo até a firma é extremamente vantajosa, pois reduz os gastos com inúmeras contas necessárias para manter um fluxo constante de pessoas ali. Longe de desvalidar a relevância do contato humano, é viável fazer encontros pontuais para manter a interação dos membros do time algo constante. 

Assim sendo, é indispensável se atentar a essa tendência na qual já é realidade para significativa parcela das entidades. “Inclusive, está crescendo em todo o mundo o número de pessoas colocando esse balanço no mesmo patamar do salário ao avaliar uma mudança de emprego, de acordo com a CEMS, uma aliança global de escolas de negócios, multinacionais e ONGs. Isso mostra como embora o dinheiro seja sempre um fator importante, ele não é mais determinante”, ressalta Roberta. 

Conte com as metodologias pertinentes!

Hoje em dia, uma estratégia muito utilizada é o job rotation, caracterizado como um rodízio de funcionários, por um determinado período, em áreas de atuação distintas dentro da corporação. A metodologia fornece um olhar mais apurado sobre o plano de sucessão da organização, garantindo o conhecimento sobre o negócio e seus impactos, dando o direito de escolha sobre qual direção escolher. Com isso, há uma maior transparência sobre as movimentações e seleção interna a longo prazo. 

Em suma, a valorização dos interesses individuais é fundamental para o bom funcionamento e harmonia de todo o coletivo. Tendo em vista as novas dinâmicas mercadológicas, é primordial saber filtrar quais inovações são compatíveis com cada empresa. Assim, é possível elevar o nível de satisfação do quadro e otimizar as entregas!

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube aposta na flexibilização do mercado!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete