Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-tracar-um-plano-assertivo-para-atingir-suas-metas

Como traçar um plano assertivo para atingir suas metas?  

Notícia | 25/03/2020

Vinícius Lima

Você já teve a sensação de ter sido improdutivo o dia todo, mesmo tendo concluído vários afazeres? Embora isso seja comum na vida de muitas pessoas, o problema é reversível se alguns tópicos forem levados em consideração, principalmente no contexto profissional. Saiba mais!

Imprevistos atrapalham                                                                                                             

De acordo com a especialista em desenvolvimento de alta formance e fundadora da Kyma Coach, Luciana Carreteiro, esse aspecto é tratado comumente com seus clientes. “Isso ocorre quando planejamos nossa semana e os eventos acabam preenchendo o tempo. Com isso, temos a sensação de não sermos produtivos, pois não temos uma visão geral de tudo realizado”, explica.

Débora Siqueira já passou por algo assim e conta como isso já a prejudicou. Atualmente, estudante de jornalismo pela PUC de Campinas, ela conta já ter se sentido presa à situação. “Você se sente estagnada e logo vem a frustração porque é impossível mensurar as conquistas”, compartilha.

Para Luciana, sem dúvidas, parar para refletir sobre onde se quer chegar e quais metas alcançar não é uma tarefa fácil. “Para nós, é difícil tomar uma decisão, pois toda escolha é uma renúncia. Porém, o ideal é não enxergarmos parte dessa atitude como uma perda, pois, aos poucos, com a experiência, aprendemos como essa dedicação se torna um ganho”, defende.

Por onde começar?

Depois de eliminar essa preocupação, é primordial ter um mindset de crescimento, ou seja, acreditar possuir a capacidade para realizar seus desejos. “A qualidade dos seus pensamentos será determinante para conseguir desenhar seus intentos. Você deve ter ambição de ir além e sentir esse estímulo de querer evoluir, seja na vida pessoal ou profissional”, orienta Luciana.

Positividade é crucial

Segundo a especialista, é muito importante sua atitude mental te influenciar positivamente e te empoderar a superar suas limitações. “Normalmente, é fácil optarmos por não fazer nada e procrastinar a ação, mas se esse comportamento for constante, ele nos distancia do objetivo maior, pois a construção da mudança se faz com pequenas atitudes diárias”, constata.

Autoconhecimento ajuda na jornada

Dessa maneira, para reprogramar seus pensamentos, é vital descobrir e anotar suas competências e forças. “Com isso, é possível desenvolver seu modelo mental. Feito isso, um dos exercícios mais valiosos a praticar é o ‘Planejamento do Roadmap (uma espécie de "mapa" para organizar as metas)’. Com ele, questione-se: ‘onde quero estar em 2025?’. A partir daí, estipulo os escopos ano a ano, vindo do prazo final até a atualidade. Isso permite ao indivíduo a capacidade de se projetar no futuro e, principalmente, o convida a fazer escolhas continuamente”, comenta.

Um alerta

Para Luciana, essas idealizações são diferentes das “resoluções de final de ano”. “As finalidades de longo prazo são as realmente almejadas e isso requer programação. Logo, para ter um bom alvo, é preciso ser específico”, propõe.

A coach finaliza dizendo: “toda segunda-feira, dedique 30 minutos para estipular toda a sua semana e certifique-se de incluir seus novos hábitos. Experimente fazer uma tabela simples com, no máximo, dez itens ligados aos seus propósitos e avalie-os diariamente. Seguindo isso com consistência, você vai conseguir deixar os dias de procrastinação para trás”, conclui.

Siga as orientações para ter uma trajetória de sucesso! Quer saber mais sobre o tema? Veja aqui!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete