Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-cumprir-as-suas-promessas-de-ano-novo

Como cumprir as suas promessas de ano novo?  

Notícia | 23/12/2022

Larissa Almeida

Seja por mero costume, tradição ou influência, as promessas de ano novo estão presentes a cada virada de ciclo. Dentre elas, muitas pessoas buscam uma vida mais saudável, próspera, estável e, em um viés mais segmentado, entrar na faculdade, conseguir um emprego, como uma vaga de estágio ou aprendizagem e outras juras. No entanto, às vezes, algumas propostas não passam de meras falas ao vento. Essa atitude de deixar para lá, tem um potencial de se converter em frustração e outros efeitos dos quais vão refletir em como você lida com o restante dos dias. Então veja, nesta matéria, dicas de um especialista para finalmente cumprir com o combinado! 

O que a população espera para o ano seguinte? 

Apesar de parecer algo distante, estamos a dias de iniciar esse novo período. Quando comparamos com 2021, por exemplo, o cenário de esperanças era bem diferente do atual. Isso porque, ainda estávamos vivendo em um instante pandêmico sem muitas previsões. De acordo com uma pesquisa realizada pelo próprio Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), feita a partir do questionamento; “quais as suas expectativas para 2021?”, os 33.326 respondentes dividiram as suas respostas. 

Para 46,84% seria um ano muito melhor, sem crise, com vagas e crescimento econômico, já outra grande parcela, 38,52% disse como não seria fácil, contudo poderia melhorar no segundo semestre. O restante tinha um olhar negativo sobre o ano, com 11,54% acreditando ainda continuar sofrendo com os efeitos da pandemia e isso afetaria todas as áreas. Por fim, 3,09% pensou como seria ainda pior, pois não tínhamos uma solução confiável para a atual situação do país e do mundo. Ainda de acordo com um levantamento da MindMiners, 72% dos respondentes declararam ter tirado algum aprendizado no ano passado.

Já para o atual momento, a mesma instituição apurou os dados de 2022 e também para 2023. Ao começar pelo primeiro, o foco principal dos entrevistados era aprimorar a questão financeira com 68% do total, 58% votou pela saúde física e 48% mensal.  Logo atrás encontramos a vida profissional, lazer e outros. Quando passamos para o próximo instante, o qual ainda está por vir, as metas estão relacionadas, principalmente, a dinheiro (54%), saúde física e mental (50% e 49%), vida profissional (47%) e lazer (36%). As menos citadas, foram os propósitos atrelados à educação (33%), bens materiais de grande porte, como casa e carro (28%), beleza e estética (22%) e família (18%). 

Portanto, é possível observar como o padrão de prioridades ainda se mantém. Afinal, dos 42%, os quais tinham estabelecido objetivos em fevereiro de 2022, apenas 28% disseram ter conseguido cumpri-los, sendo um número de dez pontos percentuais a menos, quando comparado com o declarado sobre 2021. “Atualmente, muitas pessoas vêm repetindo seus hábitos ao longo dos anos sem perceber. Com o passar do tempo elas fazem as mesmas coisas. O fato é, posso comer lentilha, colocar uma folha de louro na carteira e pular sete ondas, mas se não trabalhar meus pensamentos e atitudes, não vou mudar minha vivência”, atesta William Sanches, especialista em comportamento humano e reprogramação neurolinguística. 

Como finalmente cumprir com as promessas feitas no momento da virada? 

De fato, estruturar planos futuros e cumpri-los não é uma tarefa fácil. Nesse sentido, o especialista Filipe Colombini, psicólogo e CEO da Equipe AT, lista cinco estratégias para tirar os fundamentos do papel e não empurrar as pretensões para 2024: 

Infográfico de tópicos destaque para cumprir com promessas

  1. Detalhe os seus objetivos: é essencial garantir a motivação e comprometido com seus planos. Para isso, vale esmiuçar suas metas e entender o porquê e como você pretende alcançá-las. Assim, será possível identificar os itens realmente importantes e como a realização de cada um vai causar certo impacto positivo na  sua vida.
  1. Avalie cenários e busque ajuda: é crucial pensar no contexto geral, analisando o quanto cada desejo é factível e se ele depende somente de você. Isso porque alguns objetivos não são alcançados sem a assistência ou vontade de outras pessoas. Então, se esse for o caso, identifique quem pode lhe auxiliar e busque apoio. O suporte necessário poderá vir de familiares, amigos ou de profissionais qualificados.  
  1. Dê um passo de cada vez para alcançar os grandes sonhos: uma dica valiosa para atingir metas difíceis é criar planos de curto prazo para evoluí-los em propósitos maiores. Eles podem ser mensais, semanais ou até diários; o importante é mantê-los pequenos e alcançáveis, Assim, é possível notar mais facilmente o progresso realizado.
  1. Trabalhe o seu emocional: nem todos os seus desejos serão alcançados em um curto espaço de tempo e isso é natural. Por exemplo,  criar um novo hábito faz parte de um decurso cercado de altos e baixos. Sendo assim, para lidar com a frustração e continuar firme na sua trajetória, é fundamental regular suas emoções e não se cobrar demais. “Na construção de novos comportamentos o cérebro precisa de 21 dias, pelo menos, para conseguir assimilar”, acrescenta Sanches.  
  1. Comemore pequenas vitórias: a cada conquista no meio do processo para alcançar um foco maior, é válido você se dar um prêmio. Essas recompensas vão se contrabalançar com o esforço realizado e restaurar seu ânimo. Lembre-se: cada momento prazeroso vai lhe ajudar a manter o foco, o engajamento e a disposição para continuar firme nos seus propósitos.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube deseja um próximo ano cheio de esperança, aprendizado, conquistas, parceria e muitas vagas de estágio e aprendizagem! Conte conosco em 2023. 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete