Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-evitar-a-sindrome-do-esgotamento-profissional

Como evitar a Síndrome do Esgotamento Profissional 

Notícia | 11/03/2020

Lays Emily

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão já é vista como a doença mais incidente do mundo. O Brasil, por exemplo, já é o país com maior número de casos na América Latina, com cerca de 6% da população inserida neste contexto. Em convergência a essa realidade, a preocupação com o Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, aumenta.

Os principais sintomas da enfermidade estão ligados ao estresse e às rotinas desgastantes. Sentir constante nervosismo, cansaço, tontura, dor de cabeça, insônia, tremores e falta de apetite podem ser alertas para a patologia. Maryana Rodrigues, CEO da HumorLab relembra como foi conviver com a alteração: “foi um ano muito difícil, não sabia como enfrentar isso. No início, recusei vários remédios e ajuda profissional.”                                                                       

Segundo a International Stress Management Association (Isma-BR), 32% dos trabalhadores brasileiros já sofrem com a síndrome. Foi a situação também da estudante de publicidade, Karolina Fernandes: “Não via mais saída, pois precisava do emprego, mas não estava bem psicologicamente ali.”                                                                                                                       

Por ser um problema de saúde, o Burnout exige acompanhamento médico especializado. Além disso, cabe investir em métodos alternativos. Maryana,  por exemplo, procurou auxílio em cursos associados ao humor: “Decidi fazer um workshop sobre ação e felicidade, cujo patrono é o Dalai Lama. Foram oito semanas de aprendizados relacionados a empatia, perseverança e calma.”

Dessa experiência, surgiu a ideia de criar uma oficina voltada para empreendedores, abordando o poder do riso no ambiente corporativo, técnica intitulada por ela como: “humorologista.” Já a publicitária Karolina encontrou nas aulas de desenho formas de lidar com o esgotamento: “passei a fazer formações livres e aprendi a desenvolver novas habilidades capazes de me ensinar como enfrentar desafios com mais harmonia.”                                                                        

Para manter o equilíbrio e evitar futuros adoecimentos, veja algumas dicas:

Vida profissional x Vida Pessoal

Muitas pessoas investem apenas em um setor da vida, porém saber equilibrar as diversas funções e momentos do dia a dia é essencial. Quem busca a estabilidade tem mais chance de ser bem sucedido, tanto na área profissional quanto na pessoal. Para isso, é preciso tomar algumas medidas como: delegar tarefas, respeitar seus horários e expedientes, criar uma boa relação com sua equipe e preservar sua integridade física e mental.                                                                                                

Maryana orienta ainda quanto ao papel das lideranças em estimular um ecossistema positivo e agradável para os funcionários: “O gestor deve resolver problemas com rapidez e inteligência. Levar uma sensação de bem-estar e um olhar mais otimista para os impasses diários.”                                                                               

Quer saber mais como encarar o desgaste do cotidiano no trabalho? Clique aqui e confira alguns hábitos para enfrentar o estresse como: fazer momentos de silêncio, valorizar ambientes saudáveis, pedir ajuda e praticar atividades físicas. Além disso, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube.                                                                                   

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete