Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
melhore-seu-bem-estar-com-menos-estresse-e-mais-descanso

Melhore seu bem estar com menos estresse e mais descanso 

Notícia | 02/03/2023

Carolina Amaral

Segundo uma pesquisa da consultoria Great Place To Work, a adoção de benefícios relacionados à saúde mental ainda não condiz com os anseios dos colaboradores. Isso pode ocorrer, em grande parte, pelos problemas psicológicos ocasionados pela pandemia, tendo em vista como foi um acontecimento de grande impacto na população em geral. Logo, para os estabelecimentos, torna-se essencial estar a par do assunto e oferecer os mais variados tipos de proveitos no âmbito aos seus subalternos. Aprenda mais sobre o assunto e como melhorar seu bem estar!

 Infográfico de dados sobre saúde mental

A situação em números

Nesse contexto, apenas 22,5% das empresas afirmaram ter algum tipo de terapia on-line, 21,7% disseram oferecer acompanhamento psicológico na mesma, 12,2% outros tipos de benefícios voltados para o tema e 8,4% têm um dia dedicado ao cuidado nessa esfera.  O levantamento contou com 1.248 respondentes na primeira parte e 1.056 na segunda, totalizando 2.304 participantes. 

Os 5 segmentos com maior adesão, representando mais de 60% são: 26% da área de tecnologia, 13,2% da indústria, 10,1% serviços, 6,1% de saúde e 6,1% outros. Os dados, de certa forma alarmantes, demonstram uma realidade com enorme relevância para ser modificada e, cuidados com alimentação, descanso, movimentação corporal e manejo do esgotamento tem ligação direta a isso.

 

A influência da temperatura na qualidade do sono

O verão começou oficialmente no Brasil no dia 21 de dezembro de 2022 e terminará neste mês agora, dia 20. Com a estação, a população vivencia sensações térmicas altas. De acordo com especialistas, o clima mais quente pode afetar a distribuição das fases do sono, alterando o chamado por eles de  “arquitetura e ciclos do sono”, etapas principalmente responsáveis pelo relaxamento.

Nesse sentido, Laura Castro, psicóloga e sócia-fundadora da Vigilantes do Sono, destaca ser comum apresentar dificuldades para descansar quando há mudanças bruscas e significativas de atmosfera. Ela explica haver uma sequência com fases 1, 2, 3 e o sono REM, da sigla em inglês para movimento rápido dos olhos. Eles duram cerca de uma hora e meia e basicamente seguem a ordem de dormir, relaxar, desacelerar e sonhar. Durante o processo, o indivíduo vira de lado, muda de posição e repete tudo novamente de 4 a 6 vezes por noite. “Para seguir esse ciclo adequadamente, é importante a temperatura ambiente não estar muito elevada, para o corpo poder se preparar para aprofundar nas fases de relaxamento e desaceleração do metabolismo. Caso isso não aconteça, há a necessidade de expelir essa quentura, dificultando a realização das demais etapas”, explica.

É necessário destacar, também, como uma qualidade nesse processo se remete a todos os estágios acontecerem com plena excelência. Quando o terceiro não ocorre como se espera, por exemplo, uma série de funções cruciais deixam de serem realizadas, como a produção de anticorpos, principalmente pelo fato desta ser considerada a parte mais profunda, por haver mais sincronização da atividade elétrica cerebral, maior sincronicidade dos batimentos cardíacos e fundamental redução da responsividade. Como um todo, a entrada nesse passo depende de um esfriamento progressivo. “Com um ciclo incompleto, acordamos mais cansados em comparação ao habitual, com dificuldade de concentração e mau humor”, aponta.

 

Dicas para conseguir descansar de forma efetiva

Para conseguir diminuir o impacto de todos esses impasses, algumas medidas podem ser adotadas. Dormir com ar condicionado e ventiladores ligados, normalmente, são as primeiras e mais comuns ações. De fato, são boas estratégias quando possível, mas nem sempre é uma opção. Em especial, se existirem problemas de saúde desencadeados ou agravados na presença de vento ou esfriamento, como quando há desafios respiratórios, existem dicas simples trazidas pela especialista.

  • Valorize e dê preferência a uma ducha de água morna logo antes de se deitar, favorecendo um resfriamento de dentro para fora;
  • Opte por lençóis leves na cama;
  • Cuide da alimentação próxima ao horário de repouso, evitando comidas consideradas termogênicas, como a pimenta;
  • Evite a prática de atividade física perto desse período, pois pode atrasar o início do sono;
  • Mantenha uma boa hidratação ao decorrer do dia.

Todas essas ações podem contribuir para o melhor bem estar efetivo e, consequentemente, maior produtividade, disposição e ânimo ao longo da semana. 

 

O poder do estresse como malefício a saúde

Situações tensas desencadeiam uma reação imediata do organismo, liberando mais adrenalina e cortisol. Contudo, hoje em dia a inquietude virou uma doença crônica e se liga diretamente à imunidade do sujeito. Por essa razão, é necessário ter atenção em cinco pilares para o nervosismo não destruir a saúde.

“Quando se fala em manejo do estresse, estamos nos referindo a um acontecimento e não uma constante extremamente perceptível no ambiente na era atual. Os estudos mostram como isso, de forma demasiada e regular, tem a grande capacidade de debilitar o sistema imunológico, suprindo-o. De nada adianta ter hábitos salutares se por outra ótica não possui uma boa resiliência. Quando se está em uma situação como essa, a estrutura libera um hormônio chamado cortisol, o qual, em níveis adequados, é positivo e fortifica as células. Contudo, quando há constância, ele é liberado continuamente e realiza a chamada imunossupressão, matando as formas de defesa do corpo”, aponta Paulo Mendes, nutricionista clínico e fisiologista com especialização em fisiologia do exercício.

O profissional também destaca como alguns comportamentos e práticas podem melhorar certos espaços do cérebro. “Essas regiões são a ínsula, amígdala e córtex pré-frontal. Para melhorar os sintomas eu aconselho a realização de alguns métodos como a meditação, por terapia com psicólogo, yoga e tai chi, além da prática da plenitude. Quando a pessoa traz esse comportamento para o seu dia a dia, sem pressa, essas áreas ficam menos reativas e, com isso, tornam-se cada vez mais pacientes e menos intensas. A partir disso se consegue ter um pouco de controle, melhor manejo das emoções diárias”, finaliza Mendes. 

Evidências apontam como esvaziar as preocupações da cabeça reduz marcadores de inflamação e atrasa o envelhecimento das células. Ou seja, a execução de tarefas anti tensão também podem incluir atitudes com o efeito de aliviar a mente, como cantar, rir, jogar algum jogo, dançar, ouvir música ou tocar algum instrumento.

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nenhuma novidade. 

O Nube te ajuda a manter uma saúde mental e bem estar equilibrados!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete