Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-era-do-hibridismo-qual-a-preferencia-dos-colaboradores

A era do hibridismo: qual a preferência dos colaboradores? 

Notícia | 09/10/2023

Ana Clara Lima

Nos últimos tempos, o universo corporativo tem passado por transformações profundas, com uma das mais notáveis sendo a ascensão do hibridismo. A pandemia obrigou o mundo a se adaptar ao teletrabalho, fazendo muitas empresas perceberem a eficácia desse modelo, marcado pela flexibilidade e eficiência. Agora, à medida com o retorno das atividades presenciais, surge a questão fundamental: qual é a preferência dos colaboradores? Portanto, fique por dentro de como essa nova realidade impacta a vida dos estagiários e jovens aprendizes. 

A preferência da vez

De acordo com uma pesquisa realizada pela Pluxee, 58% dos profissionais no Brasil têm preferência por alternativas de trabalho com dias não presenciais. Entre as opções apresentadas, o regime híbrido desponta como o favorito para 29% dos entrevistados, seguido pelo home office (20%) e anywhere office (9%). No entanto, é interessante notar como apenas 19% deles afirmaram atualmente contar de fato essa realidade em seu cotidiano.

Dos 945 entrevistados nos principais setores econômicos (Indústria, Comércio, Serviços, Agricultura), 31% indicaram já ter trocado de emprego em busca de uma rotina com dias em casa. Inclusive, 52% têm a intenção de mudar de posição visando encontrar uma opção mais compatível com suas preferências. “Embora a qualidade de vida tenha uma perspectiva muito particular e individual, a pesquisa refletiu as conversas e escutas feitas com nossos clientes: há uma preferência dos trabalhadores por modalidades de atuação flexíveis”, comenta Luiz Louzada, diretor comercial Corporate da Pluxee.

-Durante o ápice da Covid-19, atuar diretamente do lar mostrou-se eficaz para manter a continuidade das operações e preservar a saúde dos colaboradores. Apesar de inicialmente ter sido uma medida emergencial, tornou-se uma transformação mais estrutural, tendo em vista como muitas organizações perceberam como os colaboradores poderiam ser produtivos mesmo fora do ambiente tradicional de serviço. Desde então, o mundo testemunhou inúmeras movimentações em prol da qualidade de vida. 

Afinal de contas, os funcionários podem adaptar o horário e o escritório de acordo com suas necessidades, resultando em melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. “As empresas em busca de balancear e ponderar os interesses de ambos os lados, considerando seus modelos de gestão e de cultura, podem reforçar a marca empregadora e a proposta de valor ao colaborador. Bem-estar e engajamento evoluem negócios”, complementa Louzada. 

As tendências do mercado atual

De acordo com dados divulgados pela Deskbee, plataforma multifunção para gestão do workplace, houve um aumento nas reservas de salas de reunião em comparação com o crescimento das reservas de estações de trabalho individuais. Embora ambos os números tenham registrado um progresso, demonstrando uma visitação nos escritórios com maior frequência, a primeira metade de 2023 viu uma elevação de 70% nos locais de conferência, enquanto o avanço nas reservas de cowork foi de 49%.

Os registros da ferramenta corroboram outras tendências intrigantes. Uma informação relevante é a preferência da maioria por estar fisicamente nos escritórios durante a metade da semana, evidenciada por 65% das reservas concentradas nas quartas e quintas-feiras. "Os dados atuais da nossa plataforma, já em um momento de tração total nos escritórios, revelam um movimento bem diferente no mercado corporativo brasileiro. Hoje, as empresas querem ver seus funcionários de volta ao presencial, interagindo mais e produzindo juntos", explica Mário Verdi, CEO da Deskbee.

A edição mais recente do Índice de Confiança Robert Half revelou como, atualmente, 38% dos cidadãos considerariam buscar uma nova oportunidade se a empresa optasse por retornar completamente ao formato presencial. Entre os recrutadores entrevistados para o estudo, 39% observaram ou estão testemunhando colaboradores em busca de novas posições após essa transição, enquanto 23% expressam preocupação com a possibilidade dessa situação ocorrer no futuro.

Fica nítido, portanto, como significativa parcela populacional percebeu o ambiente tranquilo em casa mais propício para a concentração e a execução de tarefas complexas, aumentando a produtividade. “Também nesse sentido, temos sido procurados por clientes em busca de uma forma de atrair seus times de volta para o escritório, utilizando tecnologias e práticas das quais possam ajudar nesse desafio”, ressalta Verdi.

O equilíbrio é a peça-chave para o sucesso!

A era do hibridismo trouxe uma nova perspectiva para o mundo corporativo, onde a flexibilidade torna-se um dos pilares nos mais variados setores. No entanto, é vital equilibrar essa demanda com a necessidade de colaboração e interação presencial. Afinal, as preferências do time  desempenham um papel crucial na determinação da dinâmica organizacional mais adequada para cada empresa. 

Em suma, o amanhã será definido pela capacidade de adaptar-se e incorporar o melhor dos dois universos: o virtual e o presencial. Encontrar esse controle será essencial para o sucesso das organizações e a integridade de todos os envolvidos. Nessas horas, pode ser interessante realizar pesquisas regulares para entender o lado da equipe e adaptar as políticas de acordo. Assim, é possível vislumbrar um melhor gerenciamento dos compromissos pessoais e laborais.

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, livros e exposições para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais. Também oferecemos cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes, acesse!

Assista à TV Nube e confira nossas matérias aqui no site, postadas todos os dias com pautas exclusivas. Nos siga também: @nubevagas! Estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis.

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Aproveite a nossa plataforma para conferir milhares de vagas para estudantes, conteúdos com novidades sobre o mercado de trabalho, certificado de horas complementares, pesquisas e diversas outras vantagens. Garanta o seu lugar no nosso banco de dados, cadastre-se! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube oferece vagas em todas as modalidades!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete