Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
os-desafios-de-conseguir-e-reter-talentos

Os desafios de conseguir e reter talentos 

Notícia | 19/09/2019

Layane Bittencourt

Imagine a seguinte situação: o departamento de Recursos Humanos de uma empresa recruta um colaborador extremamente qualificado e cheio de vontade de encarar os desafios de uma nova posição. No entanto, ele se depara com um ambiente de alta rotatividade e gestão ineficiente. Quase tão certa quanto a frustração do sujeito são as perdas para a corporação.
 
Segundo Priscilla Cotti, diretora de People & Organization da Sandoz, circunstâncias assim são muito comuns. “Trazer talentos para o time já é suficientemente difícil para desperdiçarmos a chance de retê-los. É justamente por isso que é parte do escopo de Recursos Humanos entender esse cenário e melhorá-lo”, explica.

Para a especialista, uma das prioridades da área é ter o enfoque em cultura e talento, pois isso garante vantagem competitiva e, claro, engajamento por parte dos profissionais. “A contratação deve ser sucedida pelo alinhamento de objetivos entre colaborador e organização. De quebra, motivamos, agregamos valor. Transparência é palavra-chave nesse processo”, considera.

Segundo Monaliza Rodrigues, esse fator é primordial e determinante para seu envolvimento com qualquer companhia. A estudante de relações internacionais pela Universidade de Brasília ainda cita: comprometimento, empatia e liderança. “A junção desses valores condiciona um ambiente agradável de trabalho”, conta.

Portanto, a fim de melhorar essa interação, cabe aos especialistas de RH considerar as práticas já convencionais, como investimento em treinamento, multiplicação de competências, reconhecimento e impulsionar o digital. “Plataformas on-line multifuncionais são um bom exemplo porque integram sistemas de aprendizado, desempenho e gestão”, considera.
 
De acordo com a especialista, condições como essas, quando incentivadas, propiciam a criação de uma estratégia para recrutar e manter talentos dentro do empreendimento. “Não há fórmula exata, mas o capital humano encurta o caminho até o sucesso do negócio”, finaliza.

Faça parte disso e boa sorte!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete