A atual crise econômica, pela qual o país passa, afeta diversas empresas provocando demissões em massa. Se você está entre aqueles em busca de uma nova oportunidade, leia nossa matéria e veja como se portar para alcançar o sucesso.

Segundo o IBGE, em 2016, o total de desempregados no país atingiu 9 milhões, um aumento de 41,5% em comparação aos anos anteriores. Quem faz parte desse índice precisa manter a calma e enfrentar os obstáculos. “O trabalho é a atividade de maior sentido na vida do ser humano. Quando se vê obrigado a se desligar da rotina, a situação é semelhante ao luto e gera fragilidade, mas é preciso seguir em frente”, afirma Lurdes Domingos, professora do curso de Psicologia da UVA/RJ – Universidade Veiga Almeida.
 
Para ajudar a lidar com esse período de dificuldade, a coach Madalena Feliciano, da Outliers Careers, separou algumas dicas:
 
Procure a ajuda de um profissional: em uma situação como essa é comum as pessoas desenvolverem pânicos, traumas e até mesmo doenças como gastrite nervosa e depressão. Nesses casos, é importante mentalizar energias e pensamentos bons, pois isso se trata de uma fase. Caso a situação esteja fora do controle, o ideal é procurar um coach ou um psicólogo para realizar o tratamento adequado.
 
Movimente-se: estar em casa não significa tempo livre, e sim, a necessidade de ainda mais esforço. É preciso pesquisar vagas, visitar headunters, feiras, eventos, congressos ou até mesmo fazer atividades fora da rotina, para não ficar em ócio.
 
Seja flexível: é importante estar apto a trabalhar em outras áreas, buscando ainda uma oportunidade em seu campo de atuação ideal.
 
Organize o seu tempo: assim como ficar em casa de braços cruzados pode não ser útil, viver em função de encontrar um novo trabalho pode trazer sérios riscos à saúde. Por isso, organize-se para também ter umas horas só suas.
 
Saiba poupar: aprenda a equilibrar os gastos para não acumular contas e nem sofrer com o pagamento de juros no caso de atrasos. Sempre priorize as necessidades básicas, como alimentação, por exemplo. Em segundo plano, outras compras como vestuário, objetos de desejo ou aparelhos devem esperar.
 
Mantenha-se confiante e lembre-se: existe sempre o perfil certo para a vaga certa.

Boa sorte!

Leia mais:

Quer uma vaga? Conquiste-a!

Processos seletivos

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe