Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
fui-chamado-para-a-entrevista-e-agora

Fui chamado para a entrevista, e agora? 

Notícia | 21/05/2018

Layane Bittencourt

Chegou o grande dia, após preparar o seu currículo, enviar para a empresa e torcer, você recebeu o telefonema. A entrevista já está marcada, é hora de encarar esse momento! Apesar de ter alcançado seu objetivo, diante dele, é natural se sentir inseguro. Fique tranquilo, o Nube preparou algumas dicas para você!

Segundo a consultora de carreira, Kerlly Barbosa, da Mais Treinamento e Consultoria, de São Paulo, uma das grandes dificuldades é como falar sobre sua carreira. Ainda mais, quando é a sua primeira entrevista e não tem muita experiência.  “É comum o candidato ‘travar’ quando o selecionador faz uma pergunta aberta ou relacionada a suas experiências”, afirma.

Foi o caso de Vitória Martins, estudante de história da Universidade Federal de São Paulo, de Guarulhos. Como foi sua primeira participação em um processo seletivo, ficou um pouco desconfortável com a questão de ser avaliada. “Quando me perguntaram sobre essa questão, não sabia como responder, mas falei a respeito da minha formação e dos projetos dos quais já participei, isso me tranquilizou”, relembra.

A orientadora dá uma dica: “revisite suas vivências”. Mesmo não sendo tão experiente, você pode falar sobre os projetos os quais participou na escola ou na universidade ou relatar sobre alguns trabalhos voluntários. “Para responder essas e outras questões, é importante estudar a própria trajetória e pensar em palavras chaves as quais organizam o seu pensamento”, aconselha.

Se você é uma pessoa visual, desenhe uma linha do tempo para recapitular os principais acontecimentos. Se é auditivo, conte sobre suas experiências para algum familiar e faça sua autoanálise. “O selecionador precisa saber como você se comunica, se assegurar se tem domínio das informações e o quanto possui de autoconhecimento”, esclarece. Ainda assim, a especialista pontua algumas dicas:

Estudar o currículo: treine a apresentação de sua trajetória profissional. É necessário levá-lo impresso, atualizado e em bom estado.

Conhecer a empresa: acesse o site da corporação, entenda os seus valores e serviços. Vá com uma vestimenta coerente com o perfil da organização, mas sem ferir seu estilo pessoal.

Atenção ao horário: sair de casa com antecedência e se certificar qual é o local marcado. Assim, evitará atrasos.

Respire: antes de entrar na empresa, mentalize coisas boas. Cumprimente todos com um sorriso natural.

Postura: mantenha a coluna reta e contato visual com o selecionador, assim como ter um aperto de mão firme, mas sem quebrar a mão da pessoa.

Gostou das dicas? Fique relaxado e esteja preparado. Certamente, suas chances aumentarão! Aposte em você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete