Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O mercado está passando por uma transformação geracional e recebendo quem preza por valores justos, pela diversidade e inclusão (D&I). Para as corporações, a pluralidade pode trazer inúmeras vantagens. Entenda o impacto dessas mudanças, neste Conexão Ilimitada. 

Conforme dados da Global Trend Reports, 67% dos participantes gostariam de entrar em uma empresa diversificada. É preciso aproveitar esse interesse e admitir profissionais de diferentes idades, gêneros, orientações sexuais, raças, culturas, universidades e até países. Com isso, as trocas são potencializadas, complementando ideias e trazendo novas perspectivas às discussões e desafios. 

“É importante entender o seguinte: o talento não tem corpo, sexo, religião ou atributo de beleza; ele pode vir de qualquer lugar, então nós devemos estar abertos a aprender como podemos, precisamos e vamos efetivamente encontrar vocação nas pessoas mais diversas. Então eu não posso negar a excelência a um tipo específico de pessoa. Com diversidade tem-se, também, uma pluralidade de habilidades”, salienta Herbert Maia, gestor de DHO da HubLocal. 

A contratação de múltiplos perfis impacta a marca empregadora, contribuindo para a construção de uma imagem mais consolidada e tornando mais eficiente o caminho até a equipe ideal. Atualmente, é predominante a busca dos contratados por uma firma condizente com os seus princípios, evidenciando a relevância de organizações posicionadas perante pautas sociais e até ambientais.

“Esse assunto ganhou muita força nos últimos anos. Uma das coisas percebidas, por exemplo, é como a cada Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais e mais brasileiros estão se autodeclarando negros e indígenas. Ou seja, os debates ajudam também as pessoas a se identificarem, reconhecerem a cultura na qual estão inseridas, a entenderem coisas antes consideradas normais”, aponta Samanta Lopes, coordenadora MDI da agência #DiversidadeCriativa. A partir dessa autopercepção, a preferência por um local de trabalho inclusivo se torna ainda mais veemente. Por isso, é imprescindível para as empresas acompanhar esse processo e contribuir para as transformações dentro e fora do mundo corporativo.

 

Como implementar a diversidade de fato?

Comece internamente, promovendo lideranças pertencentes a grupos minoritários. Trabalhe rodas de conversa e palestras educativas acerca do tema, enfatizando a quebra de preconceitos dentro do time para o recebimento positivo dos novos colaboradores. Promovendo a representatividade, acolhimento psicológico e um espaço seguro, a permanência desses membros é garantida, afinal, 23% dos entrevistados, em estudo da Deloitte, já deixaram seus empregos para trabalhar em lugares mais diversificados.

No processo seletivo, é válido promover ações afirmativas e traçar, junto ao RH, o perfil dos candidatos com essa perspectiva. Realize pesquisas de clima e solicite feedbacks após as seleções, determinando métricas de aprimoramento dessa etapa, taxas de atração e retenção e employer branding.

Adaptar as estruturas para receber pessoas com deficiência é uma necessidade. Para mulheres, o suporte em casos de gravidez deve ser fortalecido, contrariando as estatísticas atuais: segundo o portal Empregos.com.br, 56,4% são demitidas quando voltam da licença maternidade. 

Lucas Moura, gerente da Construtora Tenda, criou uma política própria de implementação de D&I  - os resultados foram evidentes. “Nós temos, há dois anos, um programa de inclusão de mulheres nos canteiros de obras. É um setor tradicionalmente masculino e a gente já percebe melhorias no trabalho, nos acabamentos, menores faltas... Isso acaba influenciando os outros integrantes a performarem da mesma maneira ou até melhor, gerando esse ambiente onde o resultado é relevante para todos os envolvidos e, consequentemente, para a companhia”, comenta. Esse relato comprova a importância dessa prática e como essa troca de experiências pode inspirar os demais membros.

Quer construir uma equipe diversa e se manter atualizado às novas tendências? Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e receba novidades do universo corporativo. Divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você! 

Caso esteja buscando a sua colocação, é só baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android ou iOS. Deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil. 

Entenda como a diversidade caminha lado a lado com o crescimento nesta matéria. Continue acompanhando a TV Nube e o blog para mais eventos importantes.

Compartilhe

Enquete