Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Mesmo com a recuperação econômica, o caos causado, em diversos aspectos pela pandemia, vai impactar bastante o mundo do trabalho. Então, como ser um profissional do futuro com as necessidades endereçadas ao “novo normal''? Continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

Adaptação é a palavra-chave

Para a headhunter e CEO da The Soul Factor, Érica Castelo, de Miami (EUA), a primeira coisa importante é ser muito flexível e adaptável a mudanças imprevisíveis no seu microambiente - empresa ou departamento, por exemplo - ou no macroambiente - país ou planeta. “Outro ponto é a habilidade de ser ágil, porque hoje em dia não existe mais a necessidade de um profissional perfeccionista, é preciso dar conta de muitas tarefas simultaneamente”, explica.

Segundo o relatório anual The Future of Jobs do Fórum Econômico Mundial, do Fórum Econômico Mundial (WEF), até 2025 a convivência entre máquinas, algoritmos e humanos criará 97 milhões de postos. Nesse sentido, às competências com maior demanda destacadas pelo report foram:

  • Criatividade, originalidade e iniciativa;
  • Design e programação de tecnologia;
  • Inteligência emocional (IE).

A pandemia trouxe a necessidade de novos hábitos e habilidades. “Primeiramente, o cuidado com a nossa saúde, tanto física, quanto mental foram essenciais nesse período e devem permanecer para termos uma boa qualidade de vida. Segundo, uma readaptação aos ambientes e padrões laborais. Terceiro, perceber a obrigação de sempre se desenvolver, procurando o autoconhecimento para darmos o nosso melhor para o mundo. Precisamos estar em evolução”, diz o diretor de relações institucionais do Cebrac, Jefferson Vendrametto.

O ofício muitas vezes nos tira da zona de conforto e traz desafios nem sempre bem-vindos. Nesse sentido, a resiliência nos permite se recuperar depois de enfrentar adversidades. Então, em um contexto de mudanças radicais nas dinâmicas corriqueiras, ela passa a ser uma skill quase obrigatória dentro dos estabelecimentos. Afinal, ter um bom controle emocional é importantíssimo diante de imprevistos.

Mantenha-se aprendendo!

O estudante Breno Chorro, é um exemplo de quem já está se preparando para os novos desafios. “Tenho tratado o estudo, cursos e ampliação de saberes como se fosse um serviço, realmente, ao estabelecer uma rotina e conciliar os horários do mercado de trabalho. Sendo assim, buscando o máximo de especialização para a minha área de engenharia de produção”, expõe.

Certamente, qualquer tipo de ação de desenvolvimento conta para uma recolocação rápida no mercado. Aprendizados, voluntariados, habilidades técnicas e, principalmente, as comportamentais, acabam valendo bastante. Por isso, é importante demonstrar essa sede de conhecimento e crescimento, pois ela é muito valorizada pelas empresas.

Portanto, este é um momento com prazo de validade. Por isso, é preciso se preparar e traçar objetivos a curto e longo período, sempre pensando nas possíveis adaptações e flexibilizações impostas pela situação atual. Sobretudo, continue em frente e não deixe de se especializar. Afinal, essa é a base de tudo!

Por isso, estude e conquiste novas aptidões. Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você se destaca em meio ao mundo corporativo. Assista também a este do programa “Conexão Ilimitada” e “contratações não param em meio à crise”. Conte com o Nube!

E você, como tem se preparado para o pós-pandemia?

Compartilhe