Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A pandemia tem sido um desafio na carreira e na vida de todos nós. Inicialmente, seriam apenas quinze dias em casa, mas se tornaram praticamente dois anos e foi necessário aprendermos tudo sobre nós mesmos e o mundo. Assista a este vídeo com a opinião dos melhores especialistas sobre o tema.

Existe mesmo um novo normal?

A pandemia do Covid-19 chegou em março de 2020 no Brasil e já causou um impacto imenso na rotina de toda a população ao redor do mundo. Por mais clichê, a realidade é esta: a vida de todos se alterou. Pequenas ou grandes mudanças foram essenciais para o novo normal e a rotina corporativa e pessoal sofreram com as adaptações.

No princípio, o medo tomou conta e não sabíamos nada sobre o novo vírus, mas com o passar dos meses e a necessidade de dar sequência ao ritmo da vida, criamos possíveis formas de lidar com a nova realidade. As corporações descobriram novas maneiras de trabalhar e os funcionários foram colocados à prova.

Para Flávia Fernandes, sócia da PwC, “algumas mudanças podem ser classificadas como temporárias, como por exemplo, impedimento de viagens de negócio por questão sanitária, outras são a formação de comitês internos das empresas para combate da crise. Por outro lado, há uma série delas definitivas, tais como, o fornecimento de benefícios e a preocupação das empresas com o bem estar dos empregados. Outro ponto importante é a flexibilização dos locais de trabalho.”

A saúde como ponto chave

A saúde mental da equipe foi e é um ponto imprescindível quando falamos sobre o novo normal. É impossível manter uma organização de pé sem uma estrutura firme. Lúcia Barreira, Gerente Técnico-Científica do Laboratório Gross, declara: “a preocupação com a saúde mental veio para ficar, porque ela demonstrou a necessidade do funcionário de estar bem psicologicamente. A questão mental e emocional influencia muito no dia a dia e como lidamos com a nossa rotina. Então, a doença veio mostrar isso, foi preciso nos adequarmos a esse novo normal.”

Em uma pesquisa realizada pela PwC, após ouvir mais de 20 indústrias entre outubro de 2020 e março de 2021, 77% das companhias afirmaram terem revisto políticas, procedimentos e layouts dos espaços de ofício para cumprir as novas normas legais decorrentes da situação. Já 68% delas adotarão o modelo híbrido, combinando remoto e presencial. Enquanto 28% adotaram o conceito de “escritório” em qualquer lugar, assim, foi possível perceber uma necessidade de flexibilização, facilitando o desempenho do colaborador.

Na pele do estagiário

João Vitor Gromik, estagiário de operações do Grupo Trigo, teve uma experiência diferente ao tentar seleções de vagas nesse novo momento. “Eu particularmente entrei no meu estágio durante a pandemia, foi em maio deste ano e foi bem diferente. Eu passei por outros dois processos seletivos e todos foram mais frios, porque você não consegue conversar com a pessoa, você não está ali presencialmente. Faz diferença sim, viver o presencial, por conta de um bate papo descontraído, uma conversa menos séria. O meu estágio ofereceu um programa de recrutamento bem amplo, bem longo e mais humanizado.”

Se para quem já estava inserido no mercado, as transformações foram bruscas, imagine se a pessoa precisou aprender na marra e ainda assim conseguir uma boa colocação em meio aos novos desafios? Além de toda a responsabilidade de uma nova vaga, havia também a necessidade de se adequar às variações e exigências.

A compreensão foi a palavra chave do processo pandêmico. A nova realidade cobrou mais empatia e colaboração por parte das equipes e adaptar-se foi preciso em todos os âmbitos dos negócios. Os desafios do novo normal ainda estão sendo descobertos, mas o segredo para o sucesso é ser flexível e trabalhar em cima das soft skills e capacidade de se ajustar. Portanto, fique de olho na realidade e confie no seu taco. Seja a sua melhor versão hoje e sempre.

Quer mais dicas de como fazer isso? Assista esta matéria e saia na frente de todos os concorrentes!

Nos siga nas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog para não perder nenhum conteúdo. Dessa forma, você estará cada vez mais perto do seu sucesso. Assista também a este Conexão Ilimitada e outros vídeos da TV Nube! Seja o melhor e conte conosco nessa jornada!

Compartilhe

Enquete