A preparação do jovem desde o ensino médio é uma etapa fundamental para a carreira e a crise do Covid-19 acentuou esse aspecto. Assim, os estudantes precisam dar ainda mais importância para essa fase e aproveitar todo o conhecimento adquirido nela. Entenda melhor sobre esse assunto, agora, neste Conexão Ilimitada!

A importância

Para a employer brand & campus recruitment manager da Bayer, Patricia Leung, nesse período se desenvolvem características importantes para o universo profissional. “São concebidas habilidades para a estruturação do raciocínio lógico, para um comunicação coesa, assertiva e clara, bem como a análise crítica.Tudo isso é uma base para o progresso de aptidões comportamentais”, explica.

A educação básica é um direito de todos, afirma a Constituição Federal de 1988. Porém, mais da metade da população acima dos 25 anos não concluiu o ensino médio, de acordo com a Pnad Contínua 2019. Assim, 51,2% da população, ou 69,5 milhões de brasileiros, não finalizou sequer essa etapa educacional.

Esse cenário afeta, inclusive, a competitividade do Brasil no cenário global, segundo a coordenadora comercial e professora no Colégio Humboldt, Corina Grunner. “Isso aumenta a desigualdade social, na qual os menos favorecidos já não terminam essa instrução média e, assim, também não conseguem seguir uma carreira interessante. Por isso, o país precisa mudar a visão sobre a pedagogia”, diz.

Reconhecimento

Além disso, para a dirigente educacional, é necessário modificar o pensamento das empresas. “A escola é importante na didática, mas temos também a prática - com o estágio, por exemplo. Então, as companhias devem refletir sobre o seu investimento no ensino”, complementa.

Felipe Sales é estudante do médio técnico e entende a importância dessa fase, assim, desde cedo já vem se preparando para o futuro laboral. “A vida acadêmica tem um grande peso para minha formação profissional. Estou me formando no Colégio Humboldt, lá tenho acesso a três línguas e conhecimentos sobre administração. Isso é muito importante para o mercado, creio eu”, analisa.

Ele vê esses benefícios como pontos de destaque em meio à concorrência. Assim, Sales conseguiu um estágio e contou um pouco sobre essa vivência: “o estágio tem sido uma experiência muito legal para mim, pois estou amadurecendo enquanto trabalhador e como pessoa”, finaliza.

Novo ensino médio

Existe uma reforma do popular “ensino médio” avançando pelas redes estaduais de todo o país. A proposta prevê um currículo dividido entre conteúdo comum e assuntos específicos. Com isso, além das matérias tradicionais, o discente poderá escolher disciplinas eletivas, as quais terão mais conexão com seus anseios para o ingresso organizacional.

O novo modelo pode representar uma guinada na tão almejada “aprendizagem significativa”, formulada originalmente pelo psicólogo da educação americano, David Ausubel (1918 a 2008). Tal conceito faz contraponto ao estudo mecânico e memorístico, ancorado em conhecimentos e repertórios anteriores da história de cada sujeito.

Em síntese, a preparação do indivíduo desde a alfabetização básica é uma fase crucial para desenvolver competências e maestrias essenciais para o mundo corporativo. Ademais, especialistas orientam a manter a mente sempre em exercício e procurar informações para além da sala de aula.

Nesse sentido, fazer cursos virtuais extras pode ajudar a expandir os horizontes. Pensando nisso, o Nube possui diversos cursos voltados para o aprimoramento pessoal, profissional e da sua rotina. Ainda, todos os módulos oferecem certificado de horas complementares. O treino pode ser muito rico e produtivo.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Assista também a essa nova matéria da TV Nube! Assim, você se mantém alinhado às novas necessidades do mundo corporativo e se destaca. Conte com a gente!

Compartilhe