Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O domínio de um segundo idioma tem um peso crucial para o Curriculum Vitae (CV) de profissionais de todos os segmentos e carreiras. Entretanto, para aprender a falar a língua de outra nação, é preciso vencer alguns preceitos e desenvolver habilidades. Só assim, será possível se destacar. Entenda!
                                                                      
A importância do inglês no mundo
                                                                      
Atualmente, de acordo com um estudo da Ethnologue, existem mais de 7 mil dialetos, mas somente 23 correspondem a mais da metade da população do planeta. O inglês tem o maior destaque, afinal, são mais de 1,2 bilhão de falantes, sendo 379 milhões nativos e outros 753 milhões de países com outra língua oficial.

Embora seja de maior incidência em todo o globo, de acordo com uma pesquisa do Nube, os jovens ainda têm enormes potenciais não aproveitados quanto a esse quesito. O estudo contou com a participação de 9,2 mil brasileiros entre 15 e 29 anos e 43,8% deles afirmaram ter conhecimentos básicos sobre a fala inglesa. Outros 17% estão um nível abaixo e, portanto, não têm isso como um diferencial em seus CVs.
                                                                      
Como se destacar no mercado

Rose de Souza, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas, compartilha um dado comprovando o cenário. “No Brasil, menos de 4% da população é fluente em inglês. Então, por que ter esse domínio? Porque você terá um diferencial sobre 96% da sociedade do país”, comenta.

Para ela, isso pode colocar um candidato durante os processos seletivos em uma posição favorável em relação ao seus competidores. “As empresas hoje, em sua maioria, ou são globais, ou possuem clientes e fornecedores internacionais ou mesmo investidores de outro país. Então, independentemente da função a ser exercida em uma companhia, se você tem esse domínio, você se destaca”, conclui a especialista.

Existe um método perfeito?

Nesse sentido, qual é o melhor método para desenvolver a habilidade bilíngue? Segundo Flávio Britto, diretor da agência de intercâmbio Go to Paradise, existem muitas estratégias de ensino, tipos de escola, ferramentas virtuais e presenciais, mas não há uma regra ou uma “receita de bolo” responsável por garantir o sucesso de alguém quanto a isso.

Assim, cada profissional deve pensar e avaliar qual é o formato de aprendizado ideal para si. “Tem quem se desenvolve jogando videogame, já conheci quem também ganhou corpo no idioma com podcasts, séries e filmes”, conta. Outras pessoas, inclusive Britto, tiveram de obter o auxílio de uma instituição preparada para isso.

Quem conseguiu vencer os obstáculos

Elaine Martinelli atua hoje como finance manager na Philips e conta como superou os desafios e conseguiu conquistar a fluência. “Se eu não fizesse algo de diferente para aprender uma segunda língua, não conseguiria chegar onde almejava”, conta.

A partir daí, ela decidiu fazer um intercâmbio na Nova Zelândia para ter uma imersão na cultura do país e isso facilitou sua caminhada. “Fiquei três meses por lá e essa vivência realmente fez muita diferença para o meu nível melhorar”, compartilha.

Dessa maneira, utilizar histórias como as dessa TV Nube pode ser um grande meio de se inspirar. E você, o que faz para desenvolver suas capacidades e se tornar um profissional desejado pelas organizações? Se atentar a isso garante grandes oportunidades de sucesso, inclusive boas vagas de estágio.

Por que investir em aprendizado de idiomas?

Compartilhe

Enquete