Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Selecionar o candidato ideal a uma vaga de estágio é um desafio enfrentado por muitos gestores e empresas. Afinal, qual é a melhor maneira de encontrar o talento perfeito para integrar a equipe de colaboradores e agregar competências essenciais para superar as adversidades corporativas?
                                                                  
Como recrutar?

De acordo com Thaís Valério, responsável pelo departamento de recursos humanos da EYS Sociedade de Advogados, para realizar um recrutamento assertivo de estagiários é preciso ter em mente alguns processos. “Planejamento, abertura da vaga com o máximo de detalhamento possível, triagem dos currículos, análise comportamental e técnica e a avaliação de experiências, se o candidato tiver”, destaca.

Depois disso, segundo ela, é realizada uma entrevista e, tanto nos resultados positivos, nos quais o indivíduo é aprovado para a contratação, quanto nos negativos, quando não há compatibilidade com a vaga, é passado um feedback para cada participante da análise.

As dificuldades dos jovens ao se colocarem no mercado

Segundo um estudo realizado pelo Nube, cerca de 40% dos jovens sentem dificuldades em explicar porquê uma empresa deve contratá-los em uma entrevista. Para os gestores, isso pode dificultar ainda mais a seleção. Esse desafio, por vezes, pode estar relacionado com o conteúdo aplicado pelas instituições de ensino.

Qual é a relação disso com as faculdades?

Para Letícia Santos, gerente de recrutamento da América Latina na Caterpillar, nós vivemos em um país onde, economicamente, há muitas oportunidades, mas a falta de aproveitamento desse cenário pode ter relação com os conteúdos dados em sala de aula. “Ainda existem faculdades sem práticas capazes de demonstrar para os alunos quais são as competências e habilidades mais buscadas pelo mercado de trabalho”, comenta.

Competências básicas também impactam

Muitas vezes, isso pode causar maiores complicações para encontrar pessoas com aderência à cultura das empresas. Ainda para a especialista, há também quem encontra empecilhos para demonstrar as competências básicas como domínio em outros idiomas e no pacote Office.

Para vencer os obstáculos e incluir profissionais compatíveis com a vaga, a entidade contratante também precisa saber se posicionar. Afinal, esse critério é cada vez mais considerado por quem busca uma colocação e pode ser o grande diferencial para ter cada vez mais talentos alinhados com os valores da entidade.

Para Luciana Mendes, diretora de recursos humanos na Tetra Pak, o estudante não tem uma bagagem previamente construída para concorrer às colocações de estágio. Portanto, é preciso olhar as possibilidades para seu desenvolvimento. “É como você olhar para uma pedra bruta e ter de poli-la, vendo qual o potencial dela lá na frente”, compartilha.

Ainda conectado com o processo de recrutamento, tão importante quanto acertar na admissão, para Luciana, é preciso saber qual é o plano de desenvolvimento a ser disposto para os estagiários. “Eles vêm como uma esponja para absorver muito conhecimento”, destaca.

Portanto, para ela, é preciso definir a maneira com a qual a companhia irá moldar esse profissional, qual será o tipo de exposição dada para ele ir incorporando e se aprimorando nas competências necessárias.

Mesmo com desafios, admitir um universitário ou secundarista pode trazer grandes benefícios a uma corporação. Proatividade, novas ideias e determinação são alguns dos pontos mais bem vistos nessa prática. Portanto, como contratar estagiários?

Compartilhe

Enquete