Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-contratar-estagiarios

Como contratar estagiários? 

Notícia | 18/11/2019

Vinícius Lima

O estágio é o principal meio de inserir jovens no mercado de trabalho e, portanto, desempenha um papel fundamental na vida dos estudantes e do país como um todo. Por isso, o empreendimento, quando abre as portas para essa modalidade, obtém ganhos incalculáveis. Porém, para garantir o bom proveito tanto para o contratante, quanto para o colaborador, é vital estar inteirado com as normas da prática.  Veja!

Horário

O primeiro ponto a ser observado é a carga horária permitida para se estagiar. De acordo com a Lei 11.788, dispositivo legal responsável por regulamentar esse tipo de admissão em todo o território nacional, essa atividade é voltada apenas para quem está matriculado e frequentando uma instituição de ensino médio, técnico, superior ou EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

Justamente para evitar conflitos da rotina acadêmica com a corporativa, foi estipulado como regra: para quem está na faculdade ou no nível médio, o limite é de 6 horas diárias e 30h semanais. Ao grupo do EJA, são 4h por dia e 20 semanais.

Direitos e benefícios

Além disso, é imprescindível ter em mente os principais pontos garantidos a quem ocupa essa posição. Dentre eles, estão:

I. Recesso remunerado
II. Auxílio-transporte
III. Bolsa-auxílio: a contraprestação oferecida na modalidade não-obrigatória

Como não estamos falando de um “emprego”, pois essa vivência não é assinada na CLT, a companhia fica livre de pagar FGTS, verbas rescisórias, ⅓ sobre férias, dentre outros.

Vantagem em contratar

De acordo com Cecília Pinheiro, especialista em gestão de negócios, do Rio de Janeiro, a empresa, quando investe nos menos experientes e lhes dá a chance de aprimorarem suas qualidades e habilidades, obtém diversas vantagens. “Me lembro do meu primeiro estágio, foi uma vivência gratificante pois acreditarem em meu potencial”, comenta.

Na prática

Vinícius Oliveira estagia na área de marketing e comenta sobre como isso o ajudou a ter um bom desempenho na faculdade. “Consigo entender melhor as hierarquias, tento cumprir todos os prazos, porque hoje sei a importância deles e, se eu não entregar minhas tarefas na data certa, isso só me atrapalha”, relata.

Portanto, abra vagas conosco e conte sempre com a nossa ajuda!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete