Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Apesar do cenário criado pela pandemia do novo coronavírus, grandes empresas iniciaram a segunda temporada do ano de programas de estágio para início em 2021. O período de inscrições varia entre os meses de novembro, dezembro até mesmo início de janeiro próximo. Algumas dessas empresas são Grupo Águas do Brasil; a siderúrgica Gerdau; a empresa de laminação e reciclagem de alumínio Novelis; o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), do setor sucroenergético; o Grupo RB, de bens de consumo para saúde, higiene e nutrição; a Henkel, do segmento de marcas e tecnologias em adesivos e cosméticos; a Sotreq, empresa de peças, serviços, contratos e tecnologia para equipamentos, atendendo ao mercado de construção, mineração, energia e petróleo & marítimo; e também Andrade Gutierrez, empresa de engenharia.

Todos esses processos têm oportunidades para os(as) estudantes dos cursos de engenharia, confira no portal de vagas do Oportunidades na Engenharia.

O CEO da Cia de Estágios, parceira do Oportunidades na Engenharia, Tiago Mavichian, informa que, de julho a outubro deste ano, foram ofertadas, em todo o País, 1.617 vagas de estágio, e o número de inscritos ultrapassou 83 mil também no mesmo período. Segundo ele, várias empresas que cancelaram ou congelaram as vagas no primeiro semestre por conta da pandemia retomaram seus processos e estão contratando agora. "Além disso, muitos contratos de estagiários se encerram em dezembro por conta da formação, o que leva as empresas a buscar substituições. Nós tivemos vários lançamentos de Programas de Trainee e Estágio entre setembro e outubro e estamos com vários lançamentos agora em novembro. A expectativa para 2021 é alta", avalia.


A analista de seleção Giulia Forte, do Núcleo Brasileiro de Estágio (Nube), que também mantém parceria com o Oportunidades, reforça a expectativa positiva com relação à retomada das contratações. “Não teremos os mesmos números de 2020, mas aos poucos isso vai se recuperando. Apesar de o momento bastante conturbado, ainda tivemos contratações, em menos quantidade quando comparadas com o mesmo período de 2019, mas ainda sim tivemos fluxo de vagas abertas”, observa. Por isso, acredita, é o momento certo de não economizar no envio de currículos e se inscrever nas oportunidades.

O cenário, avalia ela, cria uma concorrência ainda maior, o que torna “essencial usufruir da chance para apostar em capacitação e se tornar destaque na sua área”. Forte orienta: “Hoje, a graduação deixou de ser diferencial e se tornou obrigatória, então como se destacar? Principalmente, realizando cursos na sua área de atuação. Existem diversas possibilidades gratuitas e, hoje, EAD [modalidade a distância].” Outra dica da analista é o postulante aos processos não esquecerem “da postura, clareza na comunicação, vestimenta, do português e diversos outros quesitos comportamentais, pois também são avaliados durante o processo”.

Desenvolvimento e inclusão

As empresas destacam, de modo geral, que os programas objetivam proporcionar oportunidade de desenvolvimento para jovens talentos que buscam aprendizado e vivência na prática.

Os benefícios preveem desde bolsa auxílio, assistência médica e odontológica, seguro de vida, vales transporte e refeição, recesso remunerado entre outros.

Os processos atuais estão assumindo uma vertente muito importante de garantir oportunidade independente de raça, gênero, religião ou orientação sexual, com o propósito de ter a cada dia um ambiente mais diverso, colaborativo e aberto à inovação e criatividade.

Orientação à carreira

A área Oportunidades na Engenharia, do SEESP, mantém um rol de serviços de orientação à carreira para profissionais e estudantes da área, com sugestão de modelo de currículo; mapa da profissão com as competências e atribuições de cada uma das modalidades da engenharia; plataformas exclusivas e gratuitas de vagas e de cadastro de autônomos; informações atuais sobre mercado de trabalho com newsletter quinzenal. Todos esses estão abertos para todos os profissionais e estudantes de Engenharia.

Outro serviço prestado com muita qualidade é o atendimento personalizado, que é exclusivo aos engenheiros e estudantes associados ao SEESP. Nesse atendimento, tem desde a análise detalhada do currículo, adequando ao melhor formato para o mercado; dicas e simulação de entrevista até orientação de LinkedIn, além de outras necessidades que sejam apresentadas pelo profissional durante o atendimento.

Confira todos os serviços clicando aqui.

Compartilhe

Enquete