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7 dicas para desenvolver a liderança e melhorar a autoestima 

Notícia | 05/06/2024

Gabriel de Carvalho

Para o bom desenvolvimento de estagiários, aprendizes e efetivos, todos entendemos o papel fundamental de um líder e como a sua performance pode auxiliar na evolução profissional dos seus colaboradores. Ter um alicerce dentro da corporação é inspirador para o time alcançar os resultados e seguir o caminho de sucesso. Acompanhe, nesta matéria, como melhorar a confiança do seu time! 

Quando você é um coordenador, necessita se aprimorar em algumas competências para guiar o seu grupo, sendo elas: capacitá-los, inspirá-los e acreditar no potencial de cada um. Assim, incentivando a se tornarem pessoas melhores  e, a cada dia, mais preparados para os desafios da esfera corporativa.  

Em pesquisa da Consultoria Robert Half, com o intuito de medir o índice de satisfação dos colaboradores dentro de suas respectivas empresas. Dos 1.161 profissionais ouvidos, 79% afirmaram se sentir bem e felizes com suas atribuições, 94% dos entrevistados apontaram a sua liderança como influenciadora diretamente dentro da companhia.

Para manter a autoestima, é importante ter consciência do seu papel para a instituição e sua responsabilidade com os seus liderados. Porém, no cenário atual, muitos sentem uma pressão a mais e ficam sobrecarregados nos cargos. Por isso, estar bem é impreterível para comandar os funcionários para alcançarem as metas.

Em uma pesquisa realizada pela Reconnect Happiness at Work em parceria com a Feedz, apontam os profissionais desengajados e sobrecarregados com seu trabalho. Dos executivos ouvidos no levantamento, 55,6% exerciam papéis de liderança (gestores, diretores ou CEOs) e 44,4% eram colaboradores. Metade deles alegam sobrecarga. Esse estudo também apontou o motivo dessas pessoas se desligarem das empresas, para 41%, a principal razão era a questão financeira, enquanto 22% destacaram a falta de conexão com o propósito da organização.

Os supervisores estão em uma posição de manter a equipe em união e inspiradas. “Um líder acredita no potencial das pessoas, incentivando-as a se tornarem melhores, especialmente na ausência do gestor. Com um ambiente no qual o crescimento pessoal e profissional é constantemente incentivado, pode-se cultivar excelência e sensação de realização duradouras”, aconselha Natal Pinto, Especialista em análise de perfil comportamental, assessment e coach business.

Para ter uma relevância de destaque no âmbito empresarial é necessário ter segurança e aprimorar suas próprias qualidades. “Os relatos sobre uma boa comunicação com a gestão melhoram significativamente o ambiente de trabalho. Para isso acontecer, além de um bom clima organizacional, é essencial quem está em cargos de comando seja capaz de se aperfeiçoar cada vez mais, para um melhor resultado do conjunto”, completa o coach.

Os sete pilares da liderança

Algumas atitudes devem ser trabalhadas para uma boa gerência no meio laboral, citaremos algumas delas:

 

infográfico listando sete pilares da liderança

 

1) Inspire e capacite: alguém nessa posição precisa estar pronto para direcionar e organizar sua equipe, podendo, também, aprender com as diversas situações.

2) Conecte-se com o seu time: estar alinhado pelos mesmo propósitos e conhecer cada integrante é um indício significativo de mantê-los conectados. Essa união é fundamental para um bom resultado organizacional.

3) Autoconhecimento: saber seus pontos fortes e fracos e reconhecer seus limites. Ser transparente para conhecerem verdadeiramente quem você é, assim, estabelecendo confiança.

4) Autoestima e reconhecimento: manter sua autoestima quando está em um posto de orientação de indivíduos é crucial. É valoroso reconhecer o valor das pessoas e as suas contribuições.

5) Metas realistas e baseadas em dados: é importante definir as metas alcançáveis para cumprir com as entregas.

6) Lidando com desafios de forma realista: demandas desafiadoras motivam o conjunto. Isso auxilia a visualização do processo e a finalização dos mesmos.

7) Desenvolva suas habilidades de liderança: seja um mentor para sua equipe, corrija os erros e desenvolva-os até o acerto. 

Para quem está do outro lado, receber um suporte para melhorar suas atividades e um retorno com essa avaliação é notável. “Faz toda a diferença, mesmo executando muitas tarefas com independência. Receber um suporte da pessoa responsável, apoio e ter contato com quem sabe gerir as relações é ótimo para o trabalho acontecer tranquilamente”, argumenta Monique Marquesini, estudante e estagiária. 

A ausência de um bom gestor é problemático para o desempenho nas realizações das tarefas. “Já senti isso em estágios anteriores, a falta da presença e sua pouca liderança faziam as pessoas ficarem perdidas nas tarefas, principalmente os estagiários”, completa Monique.

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