Segundo uma pesquisa da Trybe, startup de tecnologia, 58% dos participantes em início de carreira indicam a cultura organizacional como o principal fator determinante para escolherem se candidatar a um processo seletivo. Esse ponto vem à frente, inclusive, da remuneração. Logo, possuir uma conduta bem consolidada e forte é um diferencial para as empresas de sucesso. Afinal, um ambiente assertivo incentiva o colaborador a sempre entregar o seu melhor. Sendo assim, entenda mais sobre esse assunto e aperfeiçoe o seu negócio! 

Investir em uma cultura organizacional assertiva é essencial para as empresas de sucesso 

Consoante à João Duarte, cofundador e VP (Vice-Presidente) de Arquitetura, Dados e Segurança da Trybe, “Com a pandemia, tudo mudou, inclusive as prioridades das pessoas. Na perspectiva do mercado de trabalho de tecnologia, em específico na área de recrutamento, uma dessas mudanças é o peso atribuído à cultura organizacional”, afirma. Ou seja, os indivíduos buscam um lugar mais agradável para atuarem. 

“Não é por acaso, um recente estudo do LinkedIn mostrou: houve 67% de aumento no engajamento de publicações nas quais mencionam a cultura das companhias em comparação a 2019”, complementa o executivo. Nesse sentido, investir em diferenciais competitivos também é uma boa ideia para ser destaque. 

Os critérios mais citados pelos entrevistados da edtech no levantamento de múltipla escolha foram: cultura da empresa (58%), stacks, ou seja, linguagens e ferramentas das vagas (55%), plano de carreira (41%), benefícios (37%), remuneração (35%), reputação no mercado (30%), desafio profissional (28%), e em tempos de home office e trabalho híbrido, a localização ficou na lanterna com apenas 7% de citação.

Em suma, é possível perceber como os indivíduos estão em busca de um trabalho mais flexível e equilibrado entre vida profissional e pessoal. Do outro lado, as companhias estão procurando maneiras de suprir essas expectativas dos funcionários, bem como demandam de desenvolver uma imagem positiva diante da comunidade, como uma marca empregadora, preocupada com as causas sociais. 

Um ponto de partida para alcançar esses objetivos é justamente o fit corporativo. É preciso permitir aos cooperadores de observarem as normas internas e avaliarem se elas realmente combinam com seus princípios e valores. A partir disso, com os dados coletados, é possível construir um employer branding de excelência. 

“O segmento de TI apresenta uma das maiores taxas de rotatividade de todo o mercado. Lembrando o quanto é difícil preencher o déficit do setor. Por isso, esse alinhamento de valores é um passo para os colaboradores se tornarem, no futuro, promotores da instituição. Além disso, também construírem uma carreira sólida e se desenvolverem como os profissionais sêniores tão buscados”, conclui Duarte. Portanto, investir no capital humano da instituição é vital para todos colherem bons resultados. 

Entenda mais profundamente quais os proveitos de uma cultura organizacional forte e bem consolidada 

Segundo Mônica Valverde, head de Gente e Cultura na Sciensa, a famosa cultura organizacional diz respeito à sobre a manutenção do bem-estar dos colaboradores e a garantia de maior satisfação no período laboral. “Na teoria, é a essência da corporação, ou seja, refere-se ao conjunto de hábitos e valores de um grupo de pessoas ali compartilhados”, explica. 

Colocando em uma visão prática, “viramos fãs da companhia onde trabalhamos, nos transformando no tão sonhado ‘amante das segundas-feiras’”, conta Mônica. Ou seja, quando há essa sinergia, o ambiente empresarial incentiva os atendentes a serem mais engajados, com uma comunicação aberta e clara, trazendo proveitos, inclusive, para o consumidor final. 

“De certa forma, um dos propósitos da cultura é guiar as atitudes, manter os colaboradores alinhados com os objetivos e promover valores em comum. Eu costumo usar uma frase para exemplificar exatamente isso: ‘para as pessoas, caráter é destino. Para as organizações, cultura é destino -- Tony Hsieh, Delivering Happiness’”, destaca a especialista. Nesse sentido, o movimento permite um senso de pertencimento e isso é vantajoso para todos os envolvidos. 

Além de um diferencial, investir nessas práticas é essencial, realmente uma necessidade para os negócios de sucesso. Desde o princípio da trajetória, precisa ser prioridade, pois é uma ação transformadora e se desenvolve em conjunto com a equipe. Aquelas entidades nas quais a motivação do colaborador é preferência, se destacam no mercado por construírem um ambiente saudável e ao mesmo tempo produtivo, pois o time deixa de se preocupar com questões externas e passa a dedicar sua energia para as demandas. 

A cultura organizacional é fundamental para despertar a satisfação dos colaboradores e dos consumidores 

“A cultura organizacional é o lado humano do empreendimento, engloba todos os valores compartilhados, tornando única em meio ao mar extenso de outras organizações”, expõe Mônica. Assim, o principal papel dessa iniciativa é estruturar processos e norteá-los pelos objetivos e crenças partilhados no escritório. “Em suma, é o reflexo da ética e da moral e se apresenta como uma orientação, de forma natural, dos caminhos a serem seguidos. Assim, se guiam as decisões e prepara a companhia para o futuro, gerando influência na satisfação dos colaboradores e dos clientes”. 

Em geral, esse livro de condutas imaginárias influencia em todos os procedimentos do empreendimento. “Quando falamos em novas contratações, funciona como a personalidade na corporação, carregando sua visão de negócio e a forma de realizar as tarefas”, salienta Mônica no momento de recrutamento. 

“Dessa forma, para admitir a pessoa ideal para o lugar certo é importante contar com bons candidatos. Isso significa ter uma excelente atração de novos talentos, devidamente alinhados com os objetivos e estratégias da organização”, explica a head de Gente e Cultura na Sciensa. Logo, é essencial evidenciar seus benefícios como empreendimento, de modo a chamar a atenção de quem busca uma colocação profissional. 

Sendo assim, se está em busca de novos colaboradores ou mesmo quer dar um “up” no time, contrate estagiários com o Nube! Aqui, você tem o contrato melhor e mais rápido do Brasil! Além disso, continue acompanhando nosso blog e conheça as redes sociais para sempre estar por dentro das tendências e novidades corporativas, com a opinião de diversos experts de diferentes setores. Conte conosco! 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe