Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
exposicoes-5-atracoes-indispensaveis-do-calendario-artistico

Exposições: 5 atrações indispensáveis do calendário artístico 

Notícia | 02/03/2024

Larissa Almeida

As exposições de arte destacam, constantemente, vivências do nosso cotidiano de uma maneira inédita. A sua observação proporciona aos espectadores a oportunidade de explorar construções e contemplar a beleza do mundo por meio de diferentes perspectivas. Além disso, ao imergir nesse universo, é possível absorver novos conceitos, estimular a crítica e fomentar a criatividade, aspectos essenciais para o crescimento. Logo, esse recurso é visto como uma valiosa fonte de aprendizado para a população. Sendo assim, o Nube - Estagiários e Aprendizes, apresenta a você lugares para visitar e apreciar essas atividades culturais por todo o país. Então, fique até o final desta matéria e confira as indicações. 

Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro | Sesc Belenzinho (São Paulo - SP)  

A primeira indicação celebra a contribuição estética dos criadores negros na formação do pensamento sobre a arte brasileira e a identidade do país. Composta por 240 artistas, a seleção foi o resultado de uma pesquisa realizada em todas as regiões do Brasil, com a participação do Sesc em cada estado. 

A equipe de curadoria, liderada por Igor Simões e auxiliada por Marcelo Campos e Lorraine Mendes, investigou ateliês, coleções públicas e privadas. Isso resultou em uma variedade de obras, incluindo pinturas, fotografias, esculturas, instalações e videoinstalações,  abrangendo do final do século 18 aos dias atuais. Organizada em sete núcleos, a exposição explora temas como Romper, Branco Tema, Negro Vida, Amefricanas, Organização Já, Legítima Defesa e Baobá. Todas elas incorporando concepções de importantes intelectuais. 

A visitação fica aberta até o dia 31 de março de 2024. O acesso é gratuito e pode ser feito de terça a domingo. O local fica em São Paulo, na  Rua Padre Adelino, n° 1000. Quer saber mais e garantir o seu ingresso? Acesse a página oficial do Sesc Belenzinho! 

A.R.L Vida e Obra - Centro Cultural do Branco do Brasil (Belo Horizonte - MG) 

A sigla A.R.L faz referência à assinatura do especialista referenciado na exposição. Como diz o próprio título, a mostra contempla a vida e obra de Antônio Roseno de Lima, destacado artista plástico e fotógrafo brasileiro reconhecido como expoente da arte bruta. Nascido em Alexandria (RN) e residente na favela Três Marias, em Campinas (SP) até seu falecimento em 1998. 

O criador das obras utilizava materiais precários encontrados no lixo, como pedaços de latas, papelões e madeira. Apesar da extrema pobreza, Roseno expressava-se de maneira livre, criativa e surpreendente. Assim, concretizando as suas aspirações e sonhos, como casas coloridas e iluminadas, prédios modernos e a fábrica onde desejava trabalhar, por meio das pinturas. 

Ficou curioso e quer saber mais da trajetória artística de Antônio Roseno? A exibição fica ativa no CCBB de Belo Horizonte até o dia 18 de março de 2024! A entrada é livre e gratuita, pode ser feita de quarta a segunda-feira. Acesse o site, verifique outras informações e pegue o seu ingresso. 

Entroncados, Enroscados e Estirados - Ana Holck - Paço Imperial (Rio de Janeiro - RJ) 

A exposição "Entroncados, Enroscados e Estirados" da artista carioca Ana Holck, apresenta uma série de esculturas, as quais exploram a relação entre o corpo humano e a natureza. As obras, feitas de materiais como madeira, cipó e metal, assumem formas orgânicas. Elas se entrelaçam e expandem pelo espaço cedido, criando uma atmosfera imersiva para o público visitante. 

Por meio da composição completa da mostra, Ana convida o espectador a refletir sobre a nossa conexão com o mundo natural e a fragilidade da vida. A artista também explora temas como a identidade, a memória e a transformação. As obras apresentadas desafiam as percepções e abrem oportunidades para diferentes interpretações. Sendo assim, uma oportunidade única de apreciar a poética singular e compreender mais sobre a beleza e a complexidade da existência. 

Quer conferir de pertinho as criações da carioca? A exibição acontecerá até o dia 24 de março no Paço Imperial. Localizado na Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro – RJ. O acesso é gratuito e pode ser feito de terça-feira a domingo! Confira mais informações no site

Ruídos - Berna Reale - Centro Cultural do Banco do Brasil (Brasília - DF) 

A exposição "Ruídos", da artista paraense Berna Reale, convida o público a mergulhar em um universo de reflexões sobre as tensões da sociedade contemporânea. Por meio de um conjunto de obras, mesclando a fotografia, objetos, performance, pintura e vídeo. Com esses recursos, Berna aborda temas como a violência, desigualdade social e de gênero, a opressão e a resistência.

Com curadoria de Silas Martí, a mostra é um recorte da produção da especialista visual desde 2009 até 2023, reunindo seus trabalhos aclamados. O conjunto apresentado aos visitantes é uma experiência sensorial e imersiva, capaz de provocar o público e gerar questionamentos acerca do mundo ao seu redor. 

Está instigado e quer saber ainda mais dos feitos realizados pela paraense? Não deixe de conferir a exibição. As visitas são permitidas até o dia 10 de março de 2024, no CCBB de Brasília. Localizado no SCES, Trecho 2 – Brasília/DF. A entrada é livre e gratuita! Aproveite a oportunidade, acesse a página e veja mais informações. 

Tartarugas Ninja: The Experience - Shopping Villa Lobos (São Paulo - SP) 

Tartarugas Ninja é um grupo de quatro amigos, considerados heróis por suas habilidades ninjas, usadas para combater o mal na cidade. A história protagonizada pelos personagens já ocupou as telas dos cinemas e permanece na TV, com uma série de produções responsáveis por cativar a infância de muitas crianças, como também, ser um símbolo nostálgico para os adultos. 

Com o intuito de promover uma imersão em um famoso universo fictício, a exposição conta projeções, objetos da cultura egípcia e recursos de realidade virtual. A exibição está presente no Shopping Villa Lobos em São Paulo - SP até o dia 3 de março, de terça a domingo. Quer ver de perto e viver essa aventura? Confira mais detalhes no site

Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, livros com temáticas fundamentais à carreira, cursos com conteúdos incríveis e concursos para apostar em seu talento.

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

O Nube entende a importância do repertório cultural, conte conosco como seu guia nesse aprendizado! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete