Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
comece-o-ano-bem-arrase-nas-entrevistas

Comece o ano bem: arrase nas entrevistas! 

Notícia | 05/01/2024

Ana Clara Lima

Com a chegada de um novo ano, muitos indivíduos estão ansiosos para explorar novas oportunidades de emprego ou impulsionar suas carreiras existentes. Nesse contexto, é crucial estar preparado para as entrevistas e causar uma impressão positiva nos recrutadores. Para ajudar estagiários e jovens aprendizes nessa jornada, reunimos dicas valiosas para fazer a diferença na busca por vagas em 2024.

Por onde começar?

Antes de tudo, é preciso ter em mente como pesquisar a fundo sobre a empregadora é um passo fundamental. Afinal de contas, demonstrar familiaridade com a cultura organizacional, valores e projetos recentes reflete um interesse genuíno e comprometido por parte do candidato. Em seguida, é essencial destacar suas realizações mais significativas. 

Nesse sentido, é interessante apresentar conquistas passadas e ressaltar suas habilidades e o valor no qual você pode agregar à equipe. Logo, treinar as respostas para perguntas comuns em entrevistas é uma estratégia valiosa. Isso porque questões como falar sobre suas qualidades e defeitos podem ser antecipadas e praticadas para aumentar a convicção durante a conversa.

Portanto, a autoconfiança é a maior aliada de qualquer pessoa, principalmente quando falamos sobre estudantes em busca de uma inserção no mercado de trabalho. “A combinação de uma boa preparação, comunicação eficaz e a capacidade de alinhar habilidades e experiências com as necessidades da empresa é fundamental para a conquista da vaga tão almejada”, aponta Giovanni Begossi, bicampeão brasileiro de oratória.

Ademais, a escolha do traje também é relevante, pois influencia a primeira impressão. Como nunca, vestir-se de maneira adequada, alinhada ao padrão da companhia, é uma consideração fundamental. “Depois de se preparar e se expressar com confiança, é importante deixar uma impressão duradoura”, ressalta Micarla Lins, campeã de oratória e palestrante internacional.

O preparo é a peça-chave!

De acordo com uma pesquisa, elaborada pelo Nube, sobre a preparação para entrevistas de estágio ou emprego, os resultados revelam uma diversidade de sentimentos entre os participantes. Para 59,06% deles sentem-se prontos e adotam práticas proativas, como a leitura e a visualização de vídeos com dicas para evitar erros comuns. Por outro lado, 28,75% dos respondentes admitem inseguranças, enfrentando dúvidas sobre como efetivamente demonstrar suas capacidades. 

Na sequência, uma parcela menor, 7,09%, revela autoconfiança variável, enquanto 2,58% reconhecem a necessidade de estudar mais para evitar situações constrangedoras. Por fim, 2,51% enfrentam com o nervosismo dominando seus pensamentos, ressaltando a demanda por estratégias para lidar com a ansiedade nessa fase. Pensando nisso, elencamos quatro dicas para lidar com essa situação. Veja!

Cuidado com palavras soltas: evitar o uso de termos como "acho" ou “talvez” é primordial. Nessas horas, uma expressão assertiva é crucial para transmitir confiança em suas habilidades e experiência.

Descarte hesitações prolongadas: algumas repetições excessivas de palavras podem sugerir insegurança, como o famoso “é…”. Priorize uma comunicação clara, livre de vícios linguísticos.

Incorpore o entusiasmo: demonstrar empolgação pela chance é essencial. Um tom de voz monótono pode ser interpretado como desinteresse, enquanto a disposição autêntica é cativante.

Domine o nervosismo: para prevenir sintomas físicos da ansiedade, como coração acelerado, respiração ofegante e brancos na fala, recorra a técnicas de respiração. Essas condutas contribuem para uma apresentação mais segura e confiante durante a reunião. 

Em suma, a capacidade de se relacionar bem com colegas e clientes é uma característica apreciada. Ou seja, mostrar quem você é, suas motivações e como suas aptidões alinham-se aos objetivos da firma cria uma conexão genuína com os selecionadores. “Lembre-se: cada entrevista é uma oportunidade de aprendizado, independentemente do resultado. Com dedicação e prática, você estará mais preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e alcançar o sucesso profissional almejado”, conclui Begossi. 

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete