Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
desbrave-novos-idiomas-para-as-entrevistas

Desbrave novos idiomas para as entrevistas 

Notícia | 08/09/2023

Ana Clara Lima

Aprender um novo idioma pode ser um desafio empolgante. Entretanto, muitas vezes podemos nos sentir presos em uma zona de conforto, incapazes de desbloquear o potencial completo do nosso cérebro para absorver e dominar um novo dialeto. Neste Minuto Carreira, exploraremos estratégias e dicas valiosas para destravar a mente e facilitar o processo de aprendizagem de um novo idioma.

Os brasileiros e o segundo idioma

No mundo corporativo, o domínio de um segundo idioma tornou-se  uma competência cada vez mais valorizada nos últimos anos. Ainda assim, é notório como poucos brasileiros possuem essa habilidade. Segundo uma pesquisa elaborada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), 68,71% dos jovens não têm condições financeiras de pagar um curso. 

Tendo em vista o avanço tecnológico recente, a sociedade pode contar com outros recursos para alcançar tal objetivo. Como nunca, há diversas maneiras de conhecer algo novo por meio do amplo acesso à informação. Com a Internet, podemos escutar músicas, assistir séries e filmes, jogar e até mesmo fazer amizades nas redes sociais. “Dominar mais de uma língua não apenas facilita a comunicação com pessoas de diferentes nacionalidades, mas também abre portas para oportunidades de carreira internacionais em empresas com operações globais”, comenta Samyra Ramos, especialista de marketing da Higlobe.

Enquanto isso, 16,56% dos entrevistados no levantamento citado afirmam a falta de tempo como o principal motivo para não ampliar o seu repertório. Nesses casos, adaptar a rotina laboral com a pessoal pode ser a peça-chave para a resolução dessa adversidade. Com a tecnologia do dia a dia, não precisamos mais nos limitar ao método tradicional de frequentar aulas presenciais e podemos utilizar a interconectividade a nosso favor. Para isso, você deve mudar a configuração dos celulares, tablets, computadores e aplicativos, seja para o inglês, espanhol, francês, russo, árabe, chinês ou qualquer outro.

Como alcançar a fluência?

De acordo com um estudo divulgado pela Infomoney, a fluência em inglês deixará de ser um atributo diferencial para se tornar uma habilidade obrigatória nos próximos dez anos. Atualmente, cerca de 60% das vagas de emprego já exigem essa competência. Todavia, vale ressaltar como falar outros idiomas vai além das demandas do mercado de trabalho. Afinal de contas, isso amplia o contato com uma variedade de novas situações, proporcionando uma experiência enriquecedora em diversos aspectos da vida. Sendo assim, veja as dicas para despertar o cérebro para uma nova linguagem!

A mentalidade positiva e motivação: acreditar em si mesmo e manter uma mentalidade positiva é o primeiro passo para desbloquear o aprendizado de um novo código. A motivação desempenha um papel fundamental nesse processo. Defina metas claras e realistas, estabeleça um propósito escalável para aprender e mantenha-se engajado ao longo do caminho. Lembre-se de como o esforço pode ser desafiador, mas também gratificante.’

A exposição e a imersão são de grande ajuda: busque oportunidades de imersão, como assistir filmes, séries, ouvir músicas, ler livros e notícias diferentes do português. Quanto mais você se expuser, mais natural e familiar será essa realidade. Crie um ambiente dinâmico em sua rotina, incluindo o uso de aplicativos, podcasts e aulas on-line.

A prática regular e consistente garante a perfeição: o hábito é primordial para alcançar metas consideradas difíceis. Dedique um tempo diário ou semanal para ler e praticar o idioma. Estabeleça um cronograma realista e siga-o com disciplina. Considere a criação de um plano de estudos com distintas atividades, como exercícios de gramática, leitura, audição e conversação. Quanto mais você treinar, mais rapidamente se adaptará e assimilará os novos conceitos.

Conte com técnicas de aprendizagem: explore diferentes metodologias das quais podem ser eficazes para você. Isso pode incluir o uso de flashcards para memorização de vocabulário, a prática de repetição espaçada para reforçar a fixação, o uso de mnemônicos para lembrar regras gramaticais complexas, entre outros métodos. Enfim, descubra quais estratégias funcionam melhor no seu caso e as incorpore na trajetória.

Aposte na prática de conversação e interação social:a comunicação oral é uma parte vital para se acostumar com uma nova cultura. Corra atrás de contatos com falantes nativos, seja por meio de grupos, intercâmbios linguísticos ou aulas de conversa. Aliás, interagir socialmente com outras pessoas com o mesmo interesse pode ser motivador e enriquecedor.

Aceite os erros e tenha persistência: permita-se cometer deslizes durante o processo e veja-os como possibilidades de crescimento. Conhecer uma linguagem envolve sair da zona de conforto e estar disposto a cometer falhas ao se expressar. A disciplina é indispensável para superar as dificuldades e continuar progredindo. Não se esqueça: essa é uma fase contínua e gradual, e cada pequena conquista é um passo em direção à fluência. “O idioma não deve ser uma barreira para que você cresça profissionalmente, então buscar aprimoramento é fundamental para aqueles que procuram ascender no mercado”, conclui a especialista de marketing da Higlobe. 

Em suma, essa capacitação requer uma combinação de motivação, prática consistente e exposição regular ao conteúdo em questão. Ao adotar um pensamento positivo, imergir-se na língua, praticar regularmente, utilizar técnicas pertinentes, interagir socialmente e persistir diante dos desafios, você estará no caminho certo para destravar o potencial completo da sua mente e alcançar a naturalidade. Lembre-se: cada etapa é valiosa e traz consigo a chance de expandir seus horizontes, abrir portas para novas culturas e conectar-se com pessoas de todo o mundo.

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, livros e exposições para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais. Também oferecemos cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes, acesse!

Assista à TV Nube e confira nossas matérias aqui no site, postadas todos os dias com pautas exclusivas. Nos siga também: @nubevagas! Estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis.

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Aproveite a nossa plataforma para conferir milhares de vagas para estudantes, conteúdos com novidades sobre o mercado de trabalho, certificado de horas complementares, pesquisas e diversas outras vantagens. Garanta o seu lugar no nosso banco de dados, cadastre-se! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube apoia a capacitação contínua dos estudantes!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete