Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-inteligencia-artificial-e-uma-aliada-das-organizacoes

A inteligência artificial é uma aliada das organizações 

Notícia | 18/12/2023

Larissa Almeida

A tecnologia torna a dinâmica das organizações mais completa. Isso porque, constantemente são desenvolvidas soluções para simplificar e, até mesmo, automatizar atribuições do dia a dia. Nesse sentido, a inclusão de tendências digitais como a inteligência artificial (IA) nas estratégias empresariais, seja para a posição de aprendizagem, estágio ou vagas efetivas é uma medida essencial. Então veja, nesta matéria, como as empresas podem crescer por meio da adoção de ferramentas inovadoras. 

O uso da inteligência artificial é feito nas empresas?

De acordo com uma pesquisa global realizada pela International Business Machines Corporation (IBM), em 2022, cerca de 41% das empresas brasileiras utilizaram a IA em seu 

cotidiano. A confiança no mecanismo para a realização de tarefas, no país, é alta. Na Índia, o número chega a 87% das pessoas, na China o percentual é de 83% e, no Brasil, de 70%. Já na média global, a convicção dos entrevistados é de, apenas, 48%. 

Inteligência artificial e os colaboradores, aliados ou inimigos?  

Em outra parte da análise da IBM, foi avaliado se os colaboradores a veem como uma ameaça. A maioria das pessoas (71%) discorda ou está insegura sobre a capacidade da IA para criar mais empregos quando comparada com a alternativa de acabar com determinados postos. Entre os participantes, 42% acreditam na substituição de empregos em sua área, 39% discordam e 19% não sabem. 

Conforme um relatório da Opinion Box, enquanto 1 em cada 3 indivíduos manteve-se neutro diante da afirmação: “a inteligência artificial não substitui os humanos”, 41% concordam, pois somos insubstituíveis no trabalho. Por outro lado, os profissionais entrevistados não acreditam. Na opinião de 2 em cada 3, quem não aprender a usá-la deve ficar para trás no mercado de trabalho.

A inteligência artificial é um propulsor dos negócios no mercado 

Para reforçar as vantagens de se adaptar a uma ferramenta já protagonista na era digital,  Thaylan Toth, CEO - Chief Executive Officer da Mindsight defende a tecnologia para o crescimento das instituições e negócios. Assim, o especialista reuniu cinco dicas para a companhia com o intuito de evoluir rapidamente na atmosfera empresarial. Confira: 

A análise de dados nas tomadas de decisão reduz custos e erros: por meio da coleta e análise de informações relevantes aceleradas pelo uso da IA, as equipes tomam decisões estratégicas e orientadas por evidências. Dessa maneira, soluciona lacunas problemas com a comunicação interna, produtividade e o engajamento dos empregados. 

Cria uma dinâmica de apoio para maiores investimentos: a aplicação bem-sucedida dos elementos reunidos no setor de recursos humanos, por exemplo, tem um papel fundamental na criação de uma dinâmica favorável e no apoio a maiores investimentos na empresa, segundo o especialista. “Ao fornecer informações claras e tangíveis sobre o desempenho, o potencial e as necessidades dos funcionários, a apuração de informações permite a equipe a apresentar argumentos convincentes para a alocação de recursos adicionais”, indica Toth.

Identifica tendências de contratação e otimiza os processos de recrutamento e seleção

Por meio dessa aplicabilidade, é viável a investigação de históricos de contratações bem-sucedidas e da condição dos candidatos. A partir disso, os gestores conseguem identificar os atributos e as habilidades relevantes para determinadas posições.“Com as informações em mãos, é possível otimizar os processos de recrutamento, reduzir os custos e tomar decisões embasadas sobre a retenção de talentos”, elucida o empresário. 

Alinha as habilidades dos funcionários com as necessidades da empresa

Com insights valiosos adquiridos é possível implementar ações personalizadas para aumentar a retenção e o desenvolvimento de talentos. Além disso, ela pode ajudar a monitorar e avaliar a eficiência individual e coletiva do quadro. 

Aprimora a eficiência operacional 

Para o executivo, com estudos baseados em referências e com o auxílio de um modelo de IA, os processos ineficientes ou gargalos podem ser encontrados. “Ao identificar esses pontos de melhoria, a automatização de tarefas repetitivas ou burocráticas pode liberar tempo e recursos valiosos, permitindo às equipes de diversos setores concentrarem-se em atividades de maior valor agregado”, finaliza o especialista. 

Gostou do conteúdo apresentado? Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete