Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-aproveitar-o-estagio-ao-maximo

Como aproveitar o estágio ao máximo? 

Notícia | 08/12/2023

Ana Clara Lima

O estágio é uma etapa crucial na jornada laboral de muitos jovens. Afinal de contas, esse ato educativo representa uma oportunidade de aprendizado, crescimento e descoberta. No entanto, requer estratégias específicas para ser aproveitado ao máximo nas mais variadas áreas de atuação. Nesse sentido, é necessário ter em mente dicas práticas para extrair o melhor proveito dessa jornada e abrir caminho para o sucesso profissional.

As vantagens de estagiar

De acordo com dados fornecidos pelo Inep/MEC e divulgados pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), atualmente, há um contingente de 17,4 milhões de potenciais estagiários. Os números destacam a crescente popularidade desta modalidade em todo o país, sublinhando as inúmeras vantagens dela para todas as partes envolvidas: empregadores, instituições de ensino e alunos.

Fica nítido, portanto, como esse modelo de atuação vai além de uma simples bolsa-auxílio, pois oferece algo muito mais valioso: a capacitação. “O estágio permite aos estudantes muitos benefícios, como a possibilidade de aliar teoria à prática, aprender com profissionais mais experientes, contribuir com novas ideias e desenvolver-se profissionalmente”, aponta Ciro Gabriel Belli, gerente de prospecção do Nube.

Nesse sentido,as conexões geradas podem render orientação, conselhos e até mesmo oportunidades futuras. “Na rotina, é essencial manter a mentalidade aberta para novas experiências laborais. Com os supervisores e demais colegas, é possível absorver novas noções, técnicas e abordagens. Isso além de muito proveitoso para conquista do diploma, nos coloca mais perto de uma possível efetivação”, comenta Isabelly Guimarães, estagiária em uma sociedade individual de advocacia.

Dicas para aproveitar o estágio ao máximo

Ao conquistar uma vaga, os educandos abrem as portas para uma cadeia imensa de aprendizados. No entanto, é preciso estar devidamente interessado em fazer essa jornada valer a pena em prol da devida capacitação. Pensando nisso, Belli elencou cinco dicas para os estagiários a fim de ter um bom aproveitamento do programa. Veja!

Seja curioso e questionador: a busca pelo conhecimento e a disposição para questionar o status quo são os alicerces do progresso e da inovação. Ser curioso nos leva a explorar novas ideias, desafiar conceitos estabelecidos e expandir nossos horizontes. O ato de explorar não apenas nos permite compreender melhor o mundo ao nosso redor, mas também nos capacita a encontrar caminhos criativos para os obstáculos enfrentados. 

Mantenha a transparência: Quando somos sinceros, estamos abertos a compartilhar informações, opiniões e desafios de forma honesta e direta. Essa abordagem fomenta a confiança mútua e facilita a colaboração eficaz. Além disso, ajuda a evitar mal-entendidos, promove a resolução de conflitos de maneira construtiva e fortalece os laços entre os membros da equipe. 

Ouça com atenção os conselhos: escutar atentamente as dicas é uma habilidade valiosa na qual pode guiar a tomada de decisões e o crescimento pessoal. Muitas vezes, as pessoas ao nosso redor têm vivências e insights capazes de oferecer uma perspectiva valiosa sobre situações e desafios. Ao demonstrar disposição para ouvir e absorver conselhos, estamos aproveitando a sabedoria acumulada de outras, nos ajudando a evitar erros comuns e a encontrar alternativas mais eficazes. 

Tenha proatividade nas atividades: isso significa não apenas reagir às demandas e tarefas, mas antecipá-las e agir de forma preventiva. Essa qualidade envolve a busca ativa por soluções, a tomada de iniciativa e o comprometimento em fazer o melhor em qualquer situação. Quem incorpora essa conduta no cotidiano tende a ser mais bem-sucedido na busca de seus objetivos.

Demonstre interesse em aprender: mostrar entusiasmo pelo conhecimento é a chave para adquirir novas competências e aprimorar as já existentes. A disposição para educação não apenas expande nossa compreensão do mundo, mas também nos torna mais adaptáveis e valiosos em qualquer ambiente. No geral, é uma qualidade na qual impulsiona o crescimento contínuo e fortalece nossa capacidade de trilhar o caminho com confiança e determinação.

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

O Nube disponibiliza as melhores vagas de estágio e aprendizagem!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete