Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-oferecer-o-melhor-para-os-estagiarios

Como oferecer o melhor para os estagiários? 

Notícia | 03/11/2023

Ana Clara Lima

Os estagiários são peças fundamentais no contexto profissional, trazendo vitalidade, inovação e uma perspectiva fresca para as organizações. Logo, é crucial investir na formação e no bem-estar desses iniciantes não apenas para o seu desenvolvimento individual, mas também para a criação de ambientes laborais mais inclusivos e produtivos. Sendo assim, fique por dentro das melhores estratégias para uma jornada enriquecedora dos estudantes dentro das concedentes de vagas!

Proporcione uma jornada proveitosa para todos os envolvidos!

Nos dias de hoje, uma maneira eficaz de oferecer o melhor para os educandos é proporcionar um ambiente favorável à capacitação contínua. Isso inclui programas de mentoria, treinamentos especializados, envolvimento em projetos desafiadores e a chance de acompanhar trabalhadores experientes. Ao investir em habilidades técnicas e interpessoais, as organizações preparam os indivíduos para enfrentar futuros obstáculos de forma mais preparada e confiante.

Dessa forma, os gestores devem ter tato e sensibilidade para lidar com pessoas em início de carreira. “Quando se está em fase de aprendizado, os erros são comuns e frequentes, e por isso cabe às equipes serem compreensivas e até mesmo didáticas ao lidarem com os erros dos jovens. A reação deve ser proporcional à gravidade da falha, mas sempre quando possível às situações devem ser tomadas como oportunidades de crescimento. Ao contrário, o estagiário só deverá se sentir inibido e desestimulado”, comenta Uranio Bonoldi, palestrante e especialista em negócios e tomada de decisão.

Aproveite a inovação dos estudantes!

Como bem sabemos, os educandos estão em constante aprendizado e esse diferencial é significativo para o meio laboral. Afinal de contas, o mundo interconectado no qual estamos inseridos requer atualização integral e as digital skills são grandes aliadas nessas horas. Logo, o investimento nas pessoas em formação sempre vale a pena, tendo em vista o retorno positivo dentro da dinâmica organizacional. 

Ultimamente no Brasil, a expansão da conectividade tem sido notável, especialmente entre crianças e adolescentes. Conforme apontado pela pesquisa TIC Kids On-line Brasil 2021, conduzida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em colaboração com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), aproximadamente 93% da juventude, com idades entre 9 e 17 anos, fazem uso da Internet. 

Inclusive, conforme o levantamento, 78% desse grupo têm contas em redes sociais, representando um crescimento de 10% em comparação a 2019, período pré-pandemia. No cenário atual, a revolução tech moldou não apenas a forma como vivemos, mas também a maneira como trabalhamos. Enquanto a ciência avança a passos largos, surgem gerações imersas nesse espaço - os chamados “nativos digitais”. Esses indivíduos trazem consigo aptidões únicas das quais podem ser altamente valiosas no mundo corporativo. 

Nesse cenário, é interessante aproveitar essa interconectividade com o globo para colocar em prática as atuais demandas mercadológicas. “A noção de cidadania no século XXI vai além das pautas clássicas de garantias e oportunidades, como acesso à educação, saúde e cultura, e inclui temas relacionados à tecnologia digital, igualdade de gênero, raça, orientação sexual, inclusão de pessoas com deficiência e questões ambientais e de sustentabilidade”, aponta Eny Muniz, Diretora Pedagógica da Britannica Educational no Brasil.

Qual a importância de oferecer vagas atrativas?

Fica nítido, portanto, como a inclusão dos estagiários e jovens aprendizes na vida cotidiana da corporação é primordial. Permitir a participação em reuniões, apresentações e projetos relevantes proporciona uma visão mais ampla do negócio e estimula o engajamento e a identificação com os valores e a cultura do local. Essa conduta promove um senso de pertencimento e integração no quadro, impulsionando bons resultados e a satisfação na profissão. 

Outro ponto significativo é valorizar o esforço dos alunos com uma remuneração justa e benefícios adequados, como auxílio-transporte, refeição, plano de saúde e flexibilidade de horários. Oferecer uma bolsa-auxílio atrativa, por exemplo, contribui na atração dos melhores talentos e garante a concentração em suas responsabilidades sem preocupações financeiras excessivas.

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete