Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
abrh-cafe-gestao-discussao-o-nube-esteve-presente

ABRH+Café+Gestão & Discussão: o Nube esteve presente 

Notícia | 24/10/2023

Larissa Almeida

No dia 19 de outubro, aconteceu mais uma edição do ABRH: + Café + Gestão & Discussão. O tema abordado foi “O RH que transforma a cultura e o negócio, apresentando o case Livelo”. O evento reuniu profissionais da área para promover uma troca única entre o público e os palestrantes. O objetivo foi destacar a essencialidade de investir em estratégias de integração para alcançar o sucesso nas empresas. O Nube marcou presença e também mostrou a relevância dos estagiários e aprendizes no processo de mudança. 

Por que a cultura organizacional é importante para as empresas? 

Em suma, a cultura organizacional é um conjunto de quesitos responsáveis por definir como será a convivência dentro de uma entidade. Para compreender mais sobre o conceito e a sua relevância, André Bento, Sócio Fundador da Atma Consultoria, levanta uma discussão entre os convidados. “Ela é a forma como as pessoas agem, se relacionam e interagem dentro de uma organização”, explica uma das participantes da conferência. Já quando o seu valor é posto na conversa, outra integrante deixa a sua contribuição: “Eu resumiria como a identidade. A importância é cada instituição ter o seu jeito de caminhar, onde é essencial esse quesito estar bem formado para saber como se posicionar e expor diante do mercado”, coloca. 

A partir dessa movimentação, o assunto principal se conectou com quem estava na platéia. Com isso, Vanessa Salles, Head de RH na Livelo, deu continuidade com a apresentação, trazendo colocações de alto interesse para a área de recursos humanos. Afinal, de acordo com a Robert Half, 78% das corporações observaram a preocupação dos colaboradores com a cultura corporativa. Nesse sentido, as estratégias do setor são cada vez mais essenciais. “A importância de participar de eventos como esse, é a possibilidade de se atualizar e obter melhores condições de cuidar da empresa”, acrescenta Valdir Baptista, diretor da ABRH na região metropolitana oeste. 

Qual é o resultado de investir na construção de uma forte cultura organizacional?

Antes, foi ressaltado como esse aspecto não é um processo, com começo, meio e fim, mas deve ser visto como uma jornada, ou seja algo para investir constantemente. “A gente funda um plano de transformação para a marca, inicialmente, olhando os comportamentos e a cultura não intencional. Depois, passamos a observar a estratégia intencional a qual gostaríamos de construir”, diz a especialista Vanessa. 

Ao aplicar essa visão, segundo a oradora, existem inúmeros proveitos. “São muitos benefícios, entre eles, estão: a atração de talentos alinhados ao fit cultural, pessoas motivadas, engajadas e com senso de propósito compartilhado, entrega de resultados, mais produtividade e uma identidade com vantagem competitiva ao negócio”, argumenta. 

Para começar uma transformação, os cases são uma ótima ferramenta de aprendizado  

Nem sempre sabemos por onde começar a renovação. Contudo, olhar para o sucesso externo é uma maneira promissora para alcançar a inspiração. Por isso, a apresentação do case da Livelo, não foi à toa. “A gente aprende muito com o feito dos outros. Não precisamos iniciar nada do zero, podemos olhar para as boas práticas e os ensinamentos. Essa atitude traz velocidade para superar os nossos próprios desafios. Então, os exemplos nos ajudam a entender qual o caminho, as oportunidades, de repente, até mesmo os erros para evitarmos”, explica Vanessa. 

As vagas de estágio e aprendizagem também são essenciais para contribuir com a mudança de uma empresa 

Quando o Nube está presente, os estagiários e aprendizes também não ficam de fora. Nesse sentido, Pedro Meira, representante do agente de integração, ressalta como a contratação deles é algo fundamental para enriquecer a dinâmica da instituição. “Esses indivíduos, em início de carreira, são essenciais para a cultura organizacional da empresa. Isso porque, os talentos contribuem com novidades, baseadas na sua bagagem acadêmica. Então, há uma troca de experiências”, finaliza. Dessa maneira, para encontrá-los, a nossa equipe proporciona um auxílio especial na abertura das vagas


Gostou do conteúdo apresentado? Para saber mais acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete