Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
alinhamento-de-equipe-e-fundamental

Alinhamento de equipe é fundamental  

Notícia | 18/10/2023

Laura Pereira

É certo como o ativo mais vital de uma corporação são as pessoas. Dessa forma, atitudes, comportamentos e a maneira como os estagiários, aprendizes e efetivos se relacionam mudam a perspectiva de qualquer negócio. Por isso, é fundamental investir em campanhas para motivar e engajar o time, a fim de colher sempre os melhores resultados, tanto para a empresa quanto para o desenvolvimento individual de cada um. 

A sinergia do time é a base para uma cultura organizacional inspiradora

Consoante a Marcela Bianchin, fundadora e CEO (Chief Executive Officer) da Vogel Health, é preciso partir da ideia de como as pessoas são plurais e pensam de formas diferentes. “Isso pode ser uma barreira, caso a equipe não esteja na mesma página e em convergência com a cultura organizacional”, comentou. 

Uma pesquisa do Nube, perguntou “o que é preciso mudar na cultura das empresas?” para 20.253 indivíduos. Como resultado, 67% acreditam na necessidade de aumentar a diversidade dentro das instituições. Para 13%, é essencial dar mais oportunidades para os mais velhos, 8% querem acabar com a hierarquia e 5% instituir o home office para todos. Por fim, 4% ressaltam como não modificariam nada, pois tudo está funcionando muito bem. 

Entender essas opiniões é crucial para criar um ambiente empresarial positivo e inspirador. “Ter uma cultura organizacional forte é um dos pilares fundamentais para o sucesso de uma empresa. Isso não apenas porque ela garante alinhamento entre todos com os modelos de atuação internos, mas também serve como uma bússola para novos colaboradores, pois possibilita a integração e mantém a longevidade”, acrescentou Marcela. 

Para corroborar, um levantamento da consultoria Maitreya mostrou: 71% dos executivos consideram esse aspecto como fator indispensável para a excelência. Por isso, fique por dentro: priorize a cultura organizacional do seu negócio! 

Como melhorar a cultura organizacional do meu negócio? 

De acordo com a CEO da Vogel Health, um dos primeiros passos é estimular iniciativas de endomarketing. Afinal, elas são responsáveis pela compreensão do propósito e dos valores da organização. “Quando os membros entendem e abraçam esses dois conceitos, eles se tornam mais engajados e comprometidos com seu trabalho”, explicou. 

Em sequência, é imprescindível fazer uma pesquisa de clima para compreender a fundo. “É uma ferramenta importantíssima para identificar se a concepção pregada chega até a prática, e, com isso, criar uma rotina de valorização. Se o alinhamento em equipe é aplicado, nasce daí uma identidade coletiva poderosa”, complementou. 

Quando isso acontece, os funcionários se unem com uma visão em comum, compartilhando metas e acreditando no impacto positivo de estarem juntos. “Esse sentimento de pertencimento fortalece laços, promove a colaboração e aumenta a motivação”, pontuou Marcela. Nesse cenário, workshops com o objetivo de promover autonomia e dividir responsabilidades, são investimentos capazes de gerar bons frutos. Toda essa sinergia gera confiança e um grande diferencial competitivo, principalmente na visão dos clientes e investidores. 

Outro ponto relevante de construir uma filosofia empresarial sólida é aproximar os melhores talentos. “Isso porque os profissionais com os mesmos princípios se sentem atraídos por companhias com a valorização desses aspectos”, contextualizou a executiva. Assim, se identificam com os tópicos repassados e possuem mais satisfação, alcançando uma maior propensão em permanecer por anos trabalhando no mesmo lugar. “Em outras palavras, a cultura atrai e a vivência fideliza”. 

Nós recomendamos: aposte no desenvolvimento da cultura organizacional. 

Uma boa cultura organizacional pode ajudar a melhorar a retenção de talentos

Quando o assunto é retenção de talentos, empresários voltam suas atenções para o assunto. Isso porque, com a globalização, as exigências se modificaram e isso tornou necessário uma adaptação geral. “Nos últimos dois anos, as companhias repensarem seus métodos e acompanharem as transformações aceleradas, na inovação e na cultura organizacional. Isso criou um novo ecossistema com diferentes visões de estratégia de negócios e eficiência operacional”, afirmou Ricardo Triana, diretor-geral do Project Management Institute (PMI) para o Brasil e a América Latina.

Conforme um estudo do Nube para investigar as prioridades corporativas de cerca de 47 mil jovens, além de um bom salário, 54% apontaram a possibilidade de receber promoções e se desenvolver dentro da entidade. Para 19%, o mais importante em uma vaga é a satisfação pessoal com as atividades desenvolvidas, 13% querem ter equilíbrio entre a ocupação e a vida fora do cargo, 7% procuram fazer algo significativo para a sociedade. Enfim, no último lugar, 4% anseiam por segurança, sem risco de desligamento. 

A fim de conquistar cada vez mais experts, as marcas desenvolveram Short Friday, horários flexíveis, semanas de 4 dias de trabalho e folga no dia do aniversário, entre outros incentivos. Porém, com a pandemia, a consideração do elemento “humano” também se modificou. A crise sanitária trouxe mais dinamicidade para o dia a dia corporativo, com teletrabalho e o foco em resultados. Agora, empreendedores percebem como o novo cenário requer colaboradores mais felizes e agentes qualificados para permitir alcançar esses objetivos. 

Fique por dentro: gestor, fortaleça sua cultura organizacional! 

Profissionais qualificados ajudam a melhorar a cultura organizacional da empresa

Uma pesquisa do PMI, com aproximadamente 4 mil líderes, revelou os atributos dos melhores Gerentes de Projetos do Mundo, capazes de implementar transformações na cultura organizacional de qualquer estabelecimento. Como resultado, o Top 10 é composto por 230 gerentes. 

O principal quesito para atrair a atenção para esses especialistas é o fato de superaram seus pares atraindo e retendo mais pessoas. Tudo isso por intermédio da inovação e tecnologia, com a finalidade de melhorar a medição e alcançando maior influência e resultados de projetos mais bem-sucedidos. A seguir, é possível ver algumas dicas extraídas do relatório. Veja: 

  • Tenha clareza no processo para melhorar a cultura organizacional 
  • Alinhe a expectativa vs. realidade, cada negócio tem um contexto específico 
  • Crie uma bússola de transformação para acompanhar o desenvolvimento 

Curtiu o assunto e quer saber mais? Leia também: fidelize e mantenha o engajamento dos seus talentos.  

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Threads, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete