Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
tag-como-o-autocuidado-pode-ajudar

TAG: como o autocuidado pode ajudar? 

Notícia | 23/10/2023

Ana Clara Lima

No turbilhão da vida moderna, muitas vezes nos vemos imersos em um ritmo acelerado, suportando desafios constantes e vivenciando altos níveis de estresse e ansiedade. A rotina agitada, os compromissos profissionais, a pressão social e as demandas familiares podem deixar nossa integridade psíquica e física em segundo plano. Nesse contexto, o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) emerge como um problema de saúde mental crescente, afetando milhões de pessoas ao redor do mundo. No entanto, como estagiários e jovens aprendizes podem lidar com esse desafio de forma proativa? A resposta pode estar no autocuidado.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada na atualidade

A TAG é uma condição psicológica crônica marcada por uma preocupação excessiva e persistente sobre diversos aspectos da vida, como saúde, finanças, relacionamentos e serviço. Indivíduos afetados frequentemente têm dificuldade em controlar seus anseios, levando a sintomas físicos como tensão muscular, fadiga, irritabilidade e problemas de sono. Nessas horas, é relevante focar em práticas e hábitos voltados para a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida. 

Isso pode incluir atividades físicas, técnicas de relaxamento, uma alimentação controlada, sono adequado, e dedicar tempo para atividades das quais trazem felicidade e paz interior. Para evitar esse estado de alerta constante, é indispensável encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e corporativa. “Qualquer situação corriqueira pode ser um gatilho, desencadeando pensamentos sobre situações das quais nem ocorreram”, comenta  Susi S. Andrade, especialista em saúde mental do São Cristóvão Saúde.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde - OMS, o Brasil detém a maior incidência de ansiedade globalmente. Cerca de 9,3% dos habitantes brasileiros enfrentam quadros patológicos, um índice considerável. Na sequência, encontram-se o Paraguai (7,6%), Noruega (7,4%), Nova Zelândia (7,3%) e Austrália (7%).  Logo, a ausência de tratamento adequado pode desencadear adversidades e potencializar o surgimento de outros distúrbios.

 

Infográfico de dados mostrando o índice de ansiedade no trabalho

 

De fato, esse comportamento se assemelha ao de indivíduos com Síndrome do Pânico, outro transtorno caracterizado por ataques repetidos e imprevistos, resultando em intensas sensações de medo ou desconforto. “Nas crises de pânico, os sintomas podem ser mais intensos, porém ocorrem em determinadas situações e com menor frequência, quando comparado. Os pensamentos constantes podem ser sobre medo de morrer; já no TAG, podem ter relação com preocupação com doenças ou acontecimentos inesperados”, explica Susi. 

A tomada de decisões é crucial!

O autocuidado é um conceito no qual engloba práticas e hábitos voltados para a promoção do bem-estar e qualidade de vida. Isso pode incluir atividades físicas, técnicas de relaxamento, uma alimentação equilibrada, noites de descanso e hobbies para induzir o bom humor. Ou seja, diversas estratégias de autocuidado podem ser particularmente benéficas para quem vive essa condição.

Nesse contexto, saber dizer “não” e estabelecer limites é fundamental para evitar sobrecargas emocionais e no corpo. “Essa é a dor de muitas pessoas e elas podem nem estar conscientes disso. Elas sabem, de fato, quais são suas afinidades? Muitas perguntas precisam ser respondidas antes de decidir algo -  seja ela sobre abrir um próprio negócio, aceitar uma promoção, se demitir de um trabalho, etc. Nossos feitos precisam estar em consonância com a nossa identidade”, aponta Uranio Bonoldi, palestrante e especialista em negócios e tomada de decisão.

Como nunca, é crucial estar atento aos sinais para discernir se o ambiente de trabalho está sendo benéfico ou prejudicial. Você percebe uma verdadeira motivação ao desempenhar suas tarefas, ou está apenas seguindo uma rotina automática, cumprindo as obrigações? Ao término do expediente, encontra-se tão exausto, não restabelece suas energias e, consequentemente, amanhece sem vigor para encarar o dia seguinte? Existem vários indicadores dos quais podem sinalizar um desequilíbrio e a habilidade de reconhecê-los é tão relevante quanto o esforço dedicado para alcançar os resultados desejados.

Por essa razão, reservar um tempo para si mesmo, desconectar-se de obrigações e se dedicar a coisas pessoais são maneiras eficazes de reduzir a ansiedade. “O autoconhecimento nos traz essa percepção de não sermos perfeitos em tudo e buscar aperfeiçoamento também é uma forma de autocuidado. Somos capazes de desenvolver muitas habilidades, e quanto mais nos dispomos a evoluir nas nossas fraquezas, melhores seremos”, acrescenta Bonoldi. 

Sigo o seu caminho!

Para significativa parcela populacional, atingir grande notoriedade e riqueza é uma meta inalterável, mas para outros, isso nem mesmo é um desejo. Então, por que todas deveriam perseguir o mesmo objetivo? Cada indivíduo deve ter sua própria definição de sucesso e elaborar estratégias para alcançar suas aspirações. Não existem fórmulas genéricas das quais servem a todos da mesma maneira, cada um precisa refletir sobre si para descobrir os caminhos até a realização laboral. 

Apesar de ser um desafio, a satisfação ao perceber como sua carreira está alinhada com seus valores e princípios torna todo o esforço gratificante. Não obstante, as soft skills são extremamente valorizadas no mundo corporativo atual. A partir do autocontrole e devido acompanhamento na caminhada, é possível escutar a voz interior para guiar um trajeto de sucesso. 

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, livros e exposições para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais. Também oferecemos cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes, acesse!

Assista à TV Nube e veja nossas matérias aqui no site, postadas todos os dias com pautas exclusivas. Nos siga também: @nubevagas! Estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis.

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Aproveite a nossa plataforma para conferir milhares de vagas para estudantes, conteúdos com novidades sobre o mercado de trabalho, certificado de horas complementares, pesquisas e diversas outras vantagens. Garanta o seu lugar no nosso banco de dados, cadastre-se! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube acredita no poder do autocuidado!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete