Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
deixe-seu-negocio-mais-atrativo-a-partir-da-sua-cultura

Deixe seu negócio mais atrativo a partir da sua cultura 

Notícia | 04/10/2023

Pedro Fagundes

Sua empresa tem buscado promover inovações no ambiente de trabalho? Em um ambiente em constante mudança, é crucial se manter atualizado para permanecer em uma posição de relevância perante jovens aprendizes, estagiários e efetivos. Não é necessário liderar a vanguarda da renovação, mas acompanhar o ritmo do ecossistema prova-se o truque de mestre. A chave para o sucesso é estar alerta e pronto para as alterações de tendências, com uma postura flexível e adaptável. Com uma base sólida, a transição para novas medidas sempre será mais suave. Quer descobrir como se reinventar junto ao contexto e pleitear o êxito profissional? Acompanhe a matéria a seguir e confira! 

 

Exigência de renovação

Fazer parte de uma grande corporação, assim como em qualquer outro contexto da vida, tem suas vantagens e desvantagens. Trabalhar em um ambiente onde suas ações culminam em um impacto real é motivador e permite um maior engajamento. No entanto, juntamente com esses benefícios, há alguns desafios. Devido à grande estrutura dessas instituições, poucos âmbitos são tão resistentes a mudanças quanto eles. Mesmo com a apresentação de ideias brilhantes e satisfatórias, a mentalidade organizacional, muitas vezes, impede o progresso. Como resultado, um visionário pode se sentir preso em uma terra estéril a suas ideias. “A fronteira da vantagem competitiva atualmente é o capital cultural dos estabelecimentos. Infelizmente, nem sempre as organizações lhe dão o devido valor”, pontua a empresária, Thais Pegoraro.

Essa situação de engavetamento de ideias e potenciais não é incomum. Quando ocorre, o indivíduo afetado deve fazer uma escolha: adaptar-se às normas do local – abandonando seu espírito empreendedor – ou deixar o serviço. Perante o desfiladeiro, é preciso encontrar a dose certa entre o racional e o emocional. A partir disso, escolhe-se desbravar o mundo e seus mistérios, ou permanecer inerte, porém seguro. “Para alavancar qualquer crescimento, seja do seu negócio ou da sua vida particular, é preciso ressignificar muitas atitudes, literalmente começar mais uma vez e reiniciar sua mente. Adotar um mindset expansivo implica na mudança de hábitos. Dessa forma, mesmo com riscos, resultados extraordinários estarão propícios a aparecer”, defende o fundador da Be Factory, Paulo Kazak.

Para superar essa situação, é imprescindível desenvolver estratégias capazes de contornar as barreiras impostas pelo ambiente corporativo e incentivar a busca pela renovação. Isso deve ser visto como um movimento rebelde, responsável por desafiar as práticas estabelecidas e buscar novos caminhos. Largar as raízes e atrever-se a inovar é um ato revolucionário, capaz de reinventar a marca e propor novos ares. “Estamos diante do fato da maioria das soluções colocadas no mercado pelas companhias rapidamente perderem o seu valor. Ter uma cultura organizacional saudável, capaz de se adaptar às variações, ajuda a companhia a encontrar novas maneiras de alcançar o triunfo”, explica a empresária.

 

Atribuições do mundo digital

Com a chegada da pandemia da Covid-19, as relações humanas sofreram grandes impactos. Isso também afetou o setor empregatício – forçado a migrar, de uma vez só, para o ambiente on-line. Essa transição resultou em inúmeras alterações significativas na rotina dos empreendimentos. Dentre elas, a implementação do ofício híbrido como base de atuação. No entanto, a diminuição do contato humano no contexto institucional levou a uma queda no sentimento de unicidade e integração entre as equipes. Esse fenômeno mitigou o surgimento de novas ideias e trajetórias dentro do escritório. Em outras palavras, o isolamento contribuiu para a estagnação ideológica no local de labuta. 

A inovação é comumente vista como um processo colaborativo. A habilidade de identificar problemas e desafios ao redor é comprometida quando entra-se em um sistema de isolamento – com contatos raros ou inexistentes com o outro. Sem essa interação, perde-se o referencial indispensável para inspirar e adicionar transições. Portanto, o distanciamento social agravou ainda mais a situação. “No mundo digital, as áreas de uma corporação precisam operar em conjunto, e não cada uma por si. Enfrentando essa lógica, ganha-se unicidade e eficiência. Para isso, os times precisam introduzir em seus colaboradores um senso comum do objetivo e do propósito da instituição. Assim, pode-se crescer de mãos dadas, com uma estrutura homogênea”, complementa Thais.

Para reverter um cenário de quebra na comunicação, é crucial ser proativo. Aceitar uma condição negativa e ficar parado é dizer “sim” para a sua reprovação. Assim como fala  a música da cantora americana, Taylor Swift, em tradução livre, “quem falha ao se planejar, programa errar”. Ou seja, deixar de procurar alternativas para escapar do marasmo é aceitar uma conjuntura de derrota. É preciso ser o primeiro a propor novas maneiras de cumprir a rotina, além de ter resiliência e aprimorar a comunicação. A partir desses itens, será mais simples mudar a rota do percurso em movimento e superar possíveis adversidades do cotidiano.

 

Coloque a renovação em prática

Para combater o cenário turbulento, guiado por oscilações correntes à contemporaneidade digital, é recomendável adotar algumas práticas. No entanto, para executá-las de maneira eficiente, não basta pensar em tecnologias ou recursos físicos. É vital investir no capital psicológico, visando transformar a força de trabalho das empresas. Nesse sentido, o Nube, em parceria com Paulo Kazak, elencou duas orientações para atingir esse objetivo. Veja abaixo: 

Transforme processos: em vez de grandes mudanças com investimentos massivos e esforços hercúleos, muitas vezes a chave para a prosperidade de uma corporação pode estar escondida em pequenas mudanças do dia a dia, as quais facilmente passariam despercebidas. Portanto, como primeiro passo, é relevante focar em identificar problemas correntes na engrenagem da corporação e buscar alternativas para contorná-los. 

Implante uma cultura de inovação: ao contrário do imaginário popular, a inovação não se resume apenas à criação de produtos ou itens nunca antes vistos. Muitos empresários acreditam, erroneamente, nessa ideia. Contudo, para estabelecer a novidade como um dos pilares do estabelecimento, é substancial promover uma mudança de mentalidade em todas as áreas e posições. “Assim, deixamos os empregados mais confortáveis para inovar, testar, sugerir ideias e realmente ir além do esperado”. finaliza Kazak.

 

Gostou das dicas? Então, atente-se às exigências do mercado de trabalho, busque por alternativas e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para desgarrar-se do passado e promover novidades é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

O Nube preza pelo desenvolvimento criativo e torce pelo seu sucesso

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete