Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-lidar-com-a-ansiedade-na-rotina-de-trabalho

Como lidar com a ansiedade na rotina de trabalho?  

Notícia | 04/10/2023

Larissa Almeida

No mercado de trabalho, desde o início de uma carreira, nos deparamos com inúmeros desafios. Entre eles, o sentimento de ansiedade é algo recorrente no público. Apesar de o nervosismo ser normal em algumas situações, controlá-lo é essencial para não gerar desgastes maiores ou riscos para a saúde física e mental. Portanto, nessa vertente, a qual nos dedicamos diariamente, seja como aprendiz, estagiário, efetivo ou líder, é essencial identificarmos os causadores do estresse e corrigir o quanto antes. Então veja, nesta matéria, como manter uma rotina laboral tranquila. 

O que é estar ansioso? 

Essa angústia é uma reação natural do nosso corpo diante de episódios de ameaça, perigo, dor e/ou sofrimento. Quando surge ela causa sensações de desconforto a nível físico, emocional e mental. Em suma, se caracteriza pela preocupação intensa, nervosismo, medo de circunstâncias cotidianas. Conforme Liana Chiaradia, fundadora da Guia da Alma, “quando essas reações se tornam excessivas, podem interferir na maneira como conduzimos nossa vida, tornando difícil enfrentar os desafios do dia a dia. Nesse ponto, ela se torna um distúrbio o qual exige cuidados”, destaca.

A ansiedade atinge uma parcela da população brasileira

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos ansiosos no mundo, com 9,3% da população. Nessa mesma linha de análise, um estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pela Vital Strategies, em 2022, mostrou como os casos atrelados a essa questão aumentaram de 9,6% para 13,5% entre 2020 e o ano passado. 

Em outra pesquisa, feita a partir do questionário desenvolvido pelo Guia da Alma, foi constatado: 15.146, 62,6% dos respondentes apresentavam alto grau de ansiedade, nível associado a crises e outros sintomas, caso não tratado. Outros 7.528 entrevistados, 31,1% do total, tiveram resultado moderado, segundo apontado pelas respostas às perguntas incluídas na avaliação. Os resultados mostram 1.107 pessoas (4,6%) e 399 pessoas (1,7%), com graus leves ou normais. 

No dia a dia corporativo, certas ações elevam a preocupação e a ansiedade dos colaboradores 

Focados na vertente empresarial, o próprio Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube, fez um levantamento para descobrir “o que aumenta a preocupação no trabalho?”. Com uma amostra de aproximadamente 6 mil respondentes, o resultado mostra como a aflição pode partir de uma desordem na companhia. Para 33,85%, ela surge quando perdiam tempo em uma mesma atividade, 31,02% ficavam mal ao acumular funções dos colegas. Outra parcela, 17,78% colocaram como agente causador a burocracia para realizar tarefas pouco eficazes. Por fim, 17,21% ficavam nervosos ao não serem reconhecidos na velocidade esperada.

Segundo uma apuração da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial,  52% dos trabalhadores do país sofrem com o distúrbio enquanto estão em seu cargo. Assim, além dessas queixas existem mais razões para o sentimento surgir nesse instante. Entre eles, estão: excesso de responsabilidades (80%); pressão por resultados (75%), clima organizacional negativo (65%), trabalho insatisfatório (55%) e falta de recursos (50%).

Infográfico com dados sobre ações que elevam a preocupação e ansiedade dos colaboradores

A presença da ansiedade no cotidiano laboral gera consequências negativas 

Não se trata apenas de um pensamento, esse estado ansioso tende a impactar a atividade por completo. Dessa maneira, se ele é constante, pode gerar no funcionário dificuldade em se concentrar, incapacidade de tomar decisões, complicações para regular o estresse, problemas para se relacionar com colegas e supervisores, afastamento do trabalho e perda de produtividade. 

Com os cuidados corretos, o transtorno ansioso no ambiente corporativo consegue ser controlado e até mesmo evitado! 

Em primeiro lugar, em condições de nervosismo elevado e constante, o Nube indica a consulta com um especialista em saúde. Contudo, existem algumas atitudes essenciais para aplicar no processo de estabilização do humor e na busca de um cotidiano tranquilo. Confira: 

Gestão de tempo e prioridades: nessa etapa, é fundamental compreender o seu papel na entidade, quais são suas funções e mensurar os seus afazeres. Após obter uma noção geral das obrigações, isso pode ser anotado em uma agenda, planilha, notas do celular ou qualquer outro meio de preferência. Assim, tiramos as obrigações da cabeça e conseguimos visualizar a quantidade de pendências, seus prazos e organizá-las por ordem de relevância. 

É de suma importância também entender quanto tempo há disponível em sua rotina para executar esses quesitos. Caso exista muito atraso, outros compromissos dispensáveis podem ser adiados, onde a sua prioridade se volta a cumprir os objetivos estipulados. No entanto, o descanso é inegociável, não ultrapasse os seus limites, o período de ósseo um parceiro. 

Comunicação e busca de apoio: principalmente no trabalho, não estamos sozinhos. Por isso, em ocorrências negativas, não hesite em comunicar a sua dificuldade em entregar as tarefas e pedir ajuda quando for preciso. Quando o problema estiver em gestão e distribuição das atividades, proponha um feedback com a liderança. Dessa maneira, use o instante para trocar as suas experiências de maneira respeitosa. 

Estabelecimento de limites e autocuidado: comece fazendo exatamente o seu horário estabelecido, não veja as suas ocupações como algo para se estender em uma carga extra. Dessa forma, ao finalizar o dia, é possível se dedicar plenamente em outras atividades, como a acadêmia, um hobbie, aos estudos, entre outros. Não negligenciar as pausas ao longo do expediente também é essencial, alongue o corpo, beba água e relaxe a mente alguns minutos. Isso pode fazer a diferença no ganho de foco e produtividade. 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Para ficar mais próximo da gente! Siga o @nubevagas no X, Instagram, Threads, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube preza e incentiva um mercado de trabalho cada vez mais saudável!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete