Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
alcance-mais-produtividade-em-sua-rotina-corporativa

Alcance mais produtividade em sua rotina corporativa  

Notícia | 02/10/2023

Larissa Almeida

Muitas coisas determinam o crescimento de uma empresa, entre elas, está a produtividade dos colaboradores. Contudo, seja em um time de aprendizes, estagiários ou efetivos, essa capacidade não pode ser apenas exigida dos indivíduos, mas sim, deve também ser estimulada pela própria entidade e os seus líderes. Por isso, existem maneiras diferentes de propaga-la na cultura organizacional. Então veja, nesta matéria, como incentivar o aumento de eficiência no time. 

 

A produtividade não é uma competência linear 

 

O conceito de ser produtivo pode ser entendido como a realização de todas as atribuições de maneira ordenada, sem atrasos, acúmulos e o mais relevante, não gerar estresse no cotidiano. Apesar disso, o foco nos compromissos do dia a dia também conta com algumas interferências, isso impede de estar 100% imerso em uma atribuição. Conforme uma pesquisa realizada pela Reclaim.ai com cerca de 2 mil profissionais, entre eles gerentes e membros de equipes, apenas 12% ficam concentrados por mais de seis horas no trabalho. Ainda de acordo com o levantamento, somente 53,3% do tempo é realmente gasto em tarefas proveitosas. 

 

A convivência com pessoas produtivas é um pilar de influência poderoso 

 

A relação com os demais indivíduos da companhia é um recurso importante para ampliar esse fator. De acordo uma pesquisa do próprio Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, feita com cerca de 26 mil participantes, conviver com pessoas motivadas influencia na produtividade dos respondentes. Segundo os dados 76,42% saem da zona de conforto e rendem muito mais! 12,53% procuram blindar-se para não serem afetados por quem está ao seu lado. Já 8,17% quando estão perto de personalidades com baixo astral, as atividades são prejudicadas. Por fim, 2,88% variam o humor, se estão bem, não tem importância, mas ao contrário, seguem ladeira abaixo. 

 

A organização e planejamento das tarefas também é indispensável para a produtividade 

 

Uma pesquisa da Universidade de Princeton descobriu como pessoas organizadas têm mais probabilidade de serem bem-sucedidas em suas carreiras. O estudo analisou dados de mais de 700 adultos e constatou como os planejados eram mais propensos a ter empregos de alta remuneração e status. Na mesma linha de busca, a Universidade de Toronto as observou com um estilo de vida mais feliz e saudável. Segundo a instituição, o grupo de entrevistados tinham menos probabilidade de relatar estresse, ansiedade e depressão.

 

Contudo, quais aspectos definem um sujeito dentro desse parâmetro? Apesar de a ilustração comum ser um indivíduo amante das anotações, agendas, pastas e post it, aderir a essa postura pode ser bem mais simples. “Ser organizado é ter um bom planejamento quanto a suas atividades do dia a dia, de certa forma estabelecer prioridades paras suas tarefas. Ou seja, realizando o necessário sem procrastinações, fazendo todas as atribuições realmente precisas”, classifica o sociólogo e administrador de empresas, Julio Silvério Costa. 

 

Além da ordenação interna, a externa, como o ambiente de trabalho ou estudo, também tem um papel fundamental para aumentar os níveis de produção. “Sem dúvida, a ordem no local corporativo impacta positivamente o seu desenvolvimento diário. Já o contrário, costuma gerar atrasos e situações prejudiciais para o seu desempenho, podendo influenciar até mesmo na harmonia dentro da companhia”, acrescenta o especialista. 

 

A procrastinação é uma vilã para a produtividade 

 

A partir da pergunta: “Você tem o hábito de procrastinar?”, o Nube fez outro levantamento para identificar como essa atitude é presente no perfil do público. A avaliação contou 20.782 respondentes e os resultados se dividiram, onde 49,41% negaram, pois sempre se planejam e entregam tudo antecipadamente, 41,50% tinham um pouco, mas no fim, cumpriam com todas as obrigações. Em contrapartida, outros entrevistados apresentaram um grande problema com isso,  6,01% faziam disso um costume e justificaram se distrair com facilidade, muitas vezes não conseguindo alcançar os objetivos, por fim, apenas 3,07% deixavam todas as tarefas para entregar no último instante. 

 

Apesar da baixa estimativa apresentada pelo agente de integração, demais análises mostram como essa atitude é bem presente na sociedade em geral. De acordo com a Universidade de Sheffield, no Reino Unido, 95% da população em geral procrastina em algum momento. Entre os motivos responsáveis por isso, estão: falta de motivação, medo de fracassar, perfeccionismo, ansiedade, estresse, etc. 

 

Entenda como ser mais proveitoso em sua rotina de trabalho e estudos 

 

Principalmente para quem está em um cotidiano envolvendo estágio, faculdade e outras missões, em alguns instantes, as 24 horas do dia não parecem o suficiente para lidar com tudo. Porém, isso pode ser um aviso exigindo mais sistematização. Então veja quatro condutas para reverter essa situação: 

 infográfico com quatro importantes dicas para ser proveitoso

Estabeleça metas a curto e longo prazo: entender o seu objetivo é crucial para trilhar o caminho até ele com mais assertividade. Assim, para alcançá-lo, as metas demonstram, visualmente, o progresso conquistado na demanda;

 

Evite distrações: ferramentas como os celulares e demais eletrônicos podem ser ótimos auxiliares. No entanto, também são grandes distratores, pois o acesso às mídias sociais e jogos, por exemplo, podem prender e desviar a atenção necessária para cumprimir com as obrigações. 

 

Recompense seus feitos: é essencial atribuir valor a suas conquistas. Nesse sentido, tente se recompensar após um período de cobrança. Logo, comemore o alcance de suas metas. 

 

Tire um tempo para descansar: não existe eficiência sem o devido descanso. Por isso, de nada adianta buscar por horas de atividade, desmarcar compromissos com amigos e família para entregar o tempo em uma única responsabilidade. 

 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

 

Para ficar mais próximo da gente! Siga o @nubevagas no X, Instagram, Threads, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

 

O Nube acredita em seu potencial! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe