Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
saude-mental-no-trabalho-como-promover-qual-a-importancia

Saúde mental no trabalho: como promover? Qual a importância? 

Notícia | 06/05/2024

Larissa Almeida

A saúde mental é um aspecto de suma importância para o indivíduo. Quando ela está desregulada os outros campos tendem a ser afetados. Nesse sentido, o meio corporativo, por fazer parte do dia a dia das pessoas, deve ser um âmbito preocupado com esse fator. Por isso, a própria cultura organizacional das empresas precisa conter medidas favoráveis ao bem-estar dos seus colaboradores. Então veja, nesta matéria, como promover ações de cuidado psicológico e qual a relevância nas companhias. 

O que é saúde mental? 

O termo ganhou grande relevância nos últimos anos. Apesar disso, esse aspecto está com a gente desde sempre. Em suma, ele refere-se a um estado de bem-estar do indivíduo. Essa qualidade cognitiva permite o desenvolvimento de habilidades pessoais para lidar com os desafios presentes em sua trajetória, a convivência e a contribuição com a sociedade. Logo, ele fica satisfeito consigo e com os outros a sua volta. 

Qual é o panorama da saúde mental no mercado de trabalho Brasileiro? Veja os dados! 

Conforme uma pesquisa internacional realizada em 2023, nos Estados Unidos, pela empresa de consultoria Deloitte, 77% dos funcionários relataram esgotamento no emprego atual. Na mesma análise, 91% dos entrevistados revelaram ter emoções de estresse e frustração. Logo, os sentimentos têm um impacto negativo na qualidade das suas entregas. 

 

infográfico contendo dados sobre o panorama da saúde mental no ambiente laboral

Ainda em 2023, um estudo da Conexa, ecossistema digital de saúde, feito com gestores e profissionais de recursos humanos de 767 empresas do país, constatou: a saúde mental do brasileiro no ambiente do trabalho não está em seu melhor momento. Da amostra 1.589 participantes, 87% afirmaram ter ocorrido afastamento em sua corporação por causa de doenças psicológicas. Entre elas estão a ansiedade (com 51%) é o transtorno, o qual mais gera ausência das atividades, seguido por depressão (17%), estresse (16%) e a Síndrome de Burnout (14%). 

A head de psicologia Renata Tavolaro, reforça os efeitos dessa problemática.“Além do turnover, temos o absenteísmo. Funcionários os quais enfrentam desafios como estresse, ansiedade, depressão ou outros podem sentir-se incapazes de cumprir suas responsabilidades diárias no ofício, levando a faltas frequentes”, diz a especialista. 

De acordo com a análise, executada pelo Instituto Ipsos, responsável por investigar as preocupações da sociedade pelo mundo, em 2018 apenas 18% dos respondentes mencionaram a saúde mental. Já no ano de 2023, o percentual atingiu 52%, mais da metade dos participantes. 

Como alcançar melhorias no bem-estar dos colaboradores? 6 ações fundamentais 

Melhorar esse quesito não trata-se de uma força individual. Dessa forma, as corporações também devem ter um papel ativo para tornar o cotidiano do profissional saudável. "Os programas de bem-estar realmente são essenciais, não apenas como um benefício, mas também como uma estratégia de prevenção. Essa observação é relevante, afinal investir na precaução pode ser financeiramente mais vantajoso, quando comparado a lidar com as consequências de não fazê-la", aponta a especialista, Marcelle Menezes. 

Nesse contexto, Marcelle aponta seis ações promissoras a serem incluídas nas políticas das companhias. Confira: 

Promova o acesso à saúde mental: ofereça serviços de apoio psicológico, workshops sobre saúde mental e gestão do estresse;

Flexibilize o trabalho: a implementação de medidas flexíveis, como horários adaptáveis e a possibilidade de contribuição remota podem ajudar a equilibrar vida particular e laboral;

Crie um ambiente saudável: é fundamental a construção de uma atmosfera positiva, inclusiva, com políticas anti-assédio e incentivo à diversidade; 

Tenha programas de Mindfulness: elabore uma rotina com a prática semanal de Mindfulness. Na programação reforce a necessidade do hábito, pois ele gera redução de estresse, aumento da concentração e melhoria do campo emocional;

Proponha atividades físicas e nutrição: tenha momentos para incentivar os exercícios físicos e uma alimentação saudável;

Possibilite o desenvolvimento profissional e pessoal: as oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e o crescimento profissional ampliam a satisfação do time.

Por fim, atitudes como essas são fundamentais para tornar, não só o ambiente corporativo, mas também a comunidade, um espaço acolhedor e propício ao crescimento dos indivíduos. 

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe