Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-sucesso-do-empreendimento-depende-de-uma-boa-gestao

O sucesso do empreendimento depende de uma boa gestão! 

Notícia | 02/10/2023

Carolina Amaral

A gestão financeira é um dos pontos a serem priorizados quando um empreendimento começa a sair do papel. Ter o controle de tudo torna o fluxo de capital organizado e possibilita o crescimento da firma. Essa demanda é imprescindível em diversas vertentes, seja no início, para gerar uma estabilidade, quando a longo prazo, para manter essa situação, prevenindo gastos inesperados e evitando dificuldades. 

Dessa maneira, um local precisa de um fluxo de caixa saudável para manter a fluidez dos processos. Sem isso, é inviável arcar com os pagamentos necessários, prejudicando a todos os envolvidos, desde os fornecedores até os colaboradores. Assim, fica clara a importância do assunto, o qual impacta na vida de estagiários, aprendizes e profissionais em geral. Fique por dentro do tema agora!

 

O impacto dos pequenos negócios no Brasil

Os pequenos negócios estão cada vez mais presentes na economia brasileira. Conforme uma estimativa feita pelo Sebrae, metade da população é impactada direta ou indiretamente por eles, seja MEI ou MPE. Ao todo, segundo o estudo, são 95 milhões de pessoas. O número é cerca de 10% maior ante o detectado em 2021, quando foram estimados 87 milhões de brasileiros beneficiados. “São pessoas as quais se sustentam e movem a economia por meio dos recursos gerados por esses estabelecimentos. Por isso, é tão essencial a execução de políticas públicas beneficiando esse segmento, um dos caminhos para o Brasil deixar de fazer parte, mais uma vez, do mapa da pobreza e caminhar para a geração de renda e emprego”, comenta o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Considerando os ativos com essa atividade como sua única fonte de renda, juntamente com seus familiares, chega-se à marca de 39 milhões de brasileiros relacionados. Ademais, indiretamente falando, há outros 56,1 milhões de sujeitos, grupo composto por funcionários (18,3 milhões) e suas respectivas casas. “O empreendedorismo é o caminho adotado por milhões de indivíduos em situação de vulnerabilidade mas, muitas vezes, não sabem como formalizar e impulsionar o seu negócio”, ressalta Lima. Nesse sentido, o número divulgado pelo levantamento poderia ser ainda superior, se levando em conta as circunstâncias informais.

 

Invista em um bom planejamento de dinheiro 

Como um todo, o controle financeiro precisa ser a prioridade em qualquer marca, pois justamente a má administração, é responsável pelas crises internas. Conforme o Sebrae, 17% dos negócios fecham as portas por falta de planejamento, enquanto 59% afirmaram focar nessa logística somente após o sexto mês de atuação. Nesse contexto, para evitar uma taxa de mortalidade institucional, é crucial um manejo minucioso sobre o dinheiro circulado. “Se estabilizar como uma pequena empresa é um desafio, ainda mais se o mercado de atuação for abrangente. Um dos primeiros passos para começar a ter êxito é priorizar o controle financeiro, ter um objetivo de crescimento, fazer os investimentos necessários e desenvolver a organização de forma mais adequada.” afirma Rafael Somera, CEO da Solutudo.

Pensando na relevância da temática, Somera dá quatro dicas para alcançar o sucesso nessa questão: 

  • Determine gastos e metas: criar uma margem de perdas e ganhos a partir das análises monetária e das oportunidades de crescimento é um jeito de aumentar o progresso;
  • Crie uma reserva: em momentos de crise, é fundamental estar preparado. Com um fundo guardado, garante-se um amparo em meio a um desequilíbrio no orçamento;
  • Invista: faça o capital render, realize aplicações vantajosas, rendendo um bom retorno; 
  • Tenha um fluxo de caixa: acompanhe toda a quantia de entrada e saída, enxergando bem a situação e auxiliando na tomada de decisões.

 

Cuidado com o capital financeiro é um ponto de atenção

O endividamento acarreta em transtornos indo além das dificuldades para obtenção de crédito, pois cria um ciclo vicioso impactando negativamente em outros aspectos da vida pessoal. Todavia, quando se está à frente de uma corporação, além da responsabilidade individual, há incumbências gerais relacionadas, como o futuro desse ambiente. De acordo com uma análise realizada em abril de 2023 pelo Serasa, o Brasil conta com quase 72 milhões de cidadãos em situação de inadimplência, representando um acréscimo de 732 mil novos em relação ao mês anterior.

Diante deste cenário desafiador, é crucial tomar medidas para planejar a quitação das parcelas em atraso e acabar com as contas no vermelho. Com o objetivo de oferecer suporte nesse processo, Edemilson Koji Motoda, diretor do Grupo KSL, apresenta alguns pontos de alerta nessa trajetória rumo à organização e recuperação do equilíbrio. Conheça algumas dicas para reconquistar a estabilidade nesse sentido:

Infográfico sobre dicas para conseguir estabilidade financeira

  • Anote tudo: registrar as despesas em uma planilha ou caderno é uma prática essencial. Ao escrever as contas fixas e variáveis, ganha-se maior consciência sobre como está sendo utilizado o montante;
  • Tenha controle: antes de se envolver em novos gastos, é significativo manter em dia os já em andamento, evitando atrasos os quais geram cobranças de multas e juros. É aconselhável entrar em contato com o credor e buscar uma negociação, sempre garantindo um encaixe das parcelas do novo acordo no orçamento, mesmo caso isso exija um esforço extra durante um período específico;
  • Equilíbrio é tudo: defina as prioridades e faça um planejamento para manter os ganhos acima dos gastos;
  • Crie metas: estabeleça objetivos para curto, médio e longo prazo. É essencial definir propósitos atingíveis e de impacto positivo, mas lembre-se sempre dos prazos;
  • Discipline-se: para manter tudo sob controle diariamente, é essencial se organizar, mas manter o condicionamento ainda tem forte potencial nessa jornada.

Manter as contas pagas e ter o nome limpo não deve ser uma opção, é indiscutível para a abertura de novas linhas de créditos, financiamentos e a prosperidade de uma entidade. A saúde financeira em dia também é uma forma de cuidar da mente, evitando o estresse e todas as consequências causadas com a desorganização.

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nada. 

O Nube te ajuda a alcançar o êxito profissional com conhecimento, zelo e cuidado!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete