Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
empreendedorismo-feminino-conheca-dicas

Empreendedorismo feminino: conheça dicas! 

Notícia | 15/06/2023

Laura Pereira

Uma coisa é certa: decidir empreender nunca é uma tarefa fácil. Quando colocamos sobre a visão delas, essa realidade é ainda mais desafiadora e surpreendente. Segundo um levantamento realizado pelo Sebrae SP e o Movimento Aladas, enquanto 24 milhões de mulheres brasileiras possuem esse desejo, 43% não o fazem por medo de falhar. Sendo assim, descubra dicas e aprimore sua liderança para alcançar o topo! 

O movimento feminino no empreendedorismo está aumentando 

Todavia, vale ressaltar o quanto o empreendedorismo feminino têm aumentado conforme o tempo passa. De acordo com dados do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), quase metade das companhias no Brasil, hoje, são liderados por mulheres. Ou seja, esse índice vai além de uma estatística, mas também representa a esperança de muitas. 

Para a mentora de negócios e também empresária, Larissa DeLucca, CEO (Chief Executive Officer) da Negócios Acelerados e presidente da fundação Mulheres Aceleradas, é preciso ter coração. “A complexidade está no fato de precisarmos fazer tudo, mas também dar conta de uma jornada dupla ou tripla. Afinal, as mulheres são estimuladas desde pequenas a cuidar de todos ao seu redor, logo a criação dos filhos e o carinho com os idosos da família acabam se tornando uma ‘obrigação' a mais”, comentou. 

Essa trajetória carregada se mostra como um grande impedimento. “Muitas deixam de empreender por medo de falhar, de não aguentar a pressão, de não ter dinheiro suficiente para seguir em frente, de não ter ajuda ou suporte na desenvolvimento de seus filhos enquanto se dedicam ao estudo e trabalho”, continuou Larissa. 

De acordo com a pesquisa realizada pela Great to Place to Work, as mulheres possuem 23% mais chances de desenvolver Burnout se comparada com os homens na mesma situação. Isso acontece devido às tarefas estendidas, assim, muitas vezes, as deixam nervosas para dar conta de tudo, ficando ansiosas, pressionadas e sobrecarregadas. 

Para alcançar o topo, é fundamental ter apoio de outras mulheres. Dessa forma, é possível criar uma rede de suporte sólida, como pontua a CEO. "O principal incentivo para montar a plataforma também veio após escutar as dores de muitas amigas oprimidas por seus companheiros ou sem perspectivas de crescimento pessoal. Muitas não têm conhecimento técnico e nem apoio da família para mudar de caminho, permanecem em relacionamentos abusivos, perdendo a oportunidade de construir uma vida melhor para si e seus filhos”. 

Quando as mulheres se aliam profissionalmente, a chance de conquistarem mais espaço aumenta. “Precisamos fazê-las acreditar em seus potenciais, mostrando como conseguem ter uma vida mais plena, cheia de realizações”, afirmou Larissa. 

Nós recomendamos: empreendedorismo feminino: quem manda são elas!

É possível citar vários benefícios de contar com mulheres no mercado de trabalho

Além do mais, existem inúmeros proveitos de contar com a força feminina no mercado. “Contar com a diversidade de mulheres em cargos de liderança traz vantagens para o desenvolvimento do negócio, para a equipe e para a sociedade, por exemplo”, contou Débora Spada, co-fundadora da Start Empreendedor. 

Isso é extremamente positivo para a reputação da marca. “Líderes mulheres promovem o sentimento de identificação em outras profissionais da organização ou de fora dela, mostrando como esse é um caminho possível. Ainda, são solucionadoras holísticas de problemas, assimilam mais detalhes com mais rapidez, também são reconhecidas por serem mais criativas e organizarem essas informações em padrões mais complexos”, comentou Débora. 

Veja também: empreendedorismo feminino: grande força corporativa. 

Dicas para iniciar o próprio negócio sendo uma mulher de sucesso

Para quem tem medo de entrar no mundo dos negócios e quer saber o que pode enfrentar, a empreendedora lista algumas dicas. Confira:

infográfico

  1. Busque uma rede de mulheres empreendedoras:

Começar algo novo sempre é difícil, mas quando se tem apoio as coisas acabam se tornando um pouco mais fáceis. “O Mulheres Aceleradas, por exemplo, é uma comunidade para quem já empreende e também para quem deseja começar. Não importa a região onde você está, pode fazer parte. A plataforma tem o interesse genuíno em oferecer ajuda a essas mulheres, aproveitando os meus aprendizados e experiência na área. O objetivo é fazê-las perceberem como não precisam trilhar esse caminho cheio de desafios sozinhas”, explicou Larissa. 

  1. Estude continuamente sobre empreendedorismo:

O principal ponto quando se começa uma empresa é estudar constantemente sobre todos os temas envolvidos. “Um dos maiores obstáculos quando falamos de empreendedorismo feminino é a falta de conhecimento técnico sobre gestão e controle financeiro. Até mesmo antes de abrir um novo negócio, a pessoa deve buscar pesquisar um pouco e entender tudo necessário para manter uma marca. Encontrar cursos sobre os assuntos talvez ajude a dar uma base maior e criar um pouco mais de confiança nesse caminho”, apontou a presidente da fundação. 

Inclusive, o Nube possui vários conteúdos gratuitos para ajudar a desenvolver as habilidades fundamentais dos gestores. Acesse aqui e confira! 

  1. Tenha confiança no seu trabalho: 

É fato: não se pode negar a realidade do preconceito e machismo contra mulheres e mães na dimensão empresarial atual. “Não deveria ser assim, mas é a realidade, para se destacar a mulher precisa ser tecnicamente muito melhor qualificada e ainda ter garra para dar conta, com mestria das suas duplas e, às vezes, triplas jornadas de trabalho. Porém, na minha visão, o principal é ser uma profissional focada em resultados para ser seu cartão de visitas”, conclui a empreendedora.

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete