Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quer-empreender-conheca-mais-sobre-o-mercado

Quer empreender? Conheça mais sobre o mercado! 

Notícia | 27/06/2023

Carolina Amaral

Com os últimos tempos de mudança na realidade e mentalidade da população, as pessoas passaram a questionar suas vidas e a felicidade. A partir disso, a possibilidade de sair do atual emprego e se tornar dono de um negócio veio à tona para muitos. Contudo, para tudo dar certo nessa nova fase, é preciso olhar para si mesmo antes de colocar a mão na massa, determinando quais questões fazem ou não sentido, antes de procurar uma franquia ou escolher qual setor investir. Porém, contar com certo auxílio não faz mal, muito pelo contrário, pode ajudar bastante. Logo, aprenda mais sobre o assunto e se dê bem no futuro!

 

A realidade do empreendedorismo no Brasil

O Brasil alcançou, em 2022, a menor taxa de empreendedorismo da última década, fechando o ano com 30,3%, de acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor 2022, realizado pelo Sebrae e Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas). O resultado representa a soma dos empreendedores consolidados e em estágio inicial.

Em 2020, esse índice apresentou uma queda de 7,1 pontos percentuais, em comparação com 2019. Desde então, o índice vem caindo gradativamente. De acordo com o Sebrae, esses dados estão relacionados à redução na taxa de iniciantes, isto é, aqueles com até 3,5 anos de marca. Esse segmento caiu de 21%, em 2021, para 20%, no ano passado.

Em 2022, o percentual de firmas estabelecidas, variou de 9,9% em 2021 para 10,4%. No ranking mundial, o país ocupa a 7ª posição em relação ao número de constituídos. Na frente estão Coréia do Sul, Togo, Grécia, Letônia, Guatemala e Irã.

 

O início de uma nova fase não é fácil

“Eu já vivi essa jornada de migrar do mundo corporativo para me tornar empreendedor e sei o quão ansiosos ficamos para deixar de ser funcionário de algum lugar e passar a ser empresário”, afirma Eduardo Santinoni, sócio fundador da Y Consultoria. O especialista explica como esse sentimento vem da vontade de tomar essa decisão o mais rápido possível e fazer essa transição de forma acelerada. Todavia, é preciso saber o caminho ideal para escolher, sem pegar qualquer oportunidade aparecida.

No geral, em uma sociedade capitalista, obviamente o dinheiro é um fator crucial, porém, ver significado nas ações será o fomentador nos momentos complexos, por isso é relevante ter isso tão claro e definido. “Somente assim, você terá disposição para persistir, acordar mais cedo, fazer tudo dar certo quando as dificuldades chegarem. Ter essa conexão com o propósito faz dar o passo adicional”, comenta o especialista.

Muita gente quer empreender e tem dúvida para onde ir. Isso é completamente normal, pois existem diversos caminhos para trilhar, desde formato até campos de atuação. Para auxiliar, é viável encontrar trabalhadores dedicados a esse processo. Uma outra ideia é conversar com quem vive esse percurso dos sonhos. Isso serve para entender as dores e como é a rotina, pois somente este contato esclarece se você consegue encarar esses empecilhos ou não. “Eu costumo sempre dizer: o CPF por trás do CNPJ precisa estar muito bem resolvido quanto ao setor entrando para conseguir tocar esse negócio e fazê-lo ter sucesso”, conclui Santinoni.

 

Atenção na hora de contratar colaboradores

Todo o processo de seleção e entrevistas tende a gerar nervosismo aos candidatos. Porém, se a parte contratante foi nova no ramo ou mal preparada, também pode causar esse sentimento. Pensando nisso, a advogada trabalhista e sócia no Feltrin Brasil Tawada, Thays Brasil, elencou três tópicos de atenção.

  • Documentos exigidos e atestado médico: "algumas exigências as quais não podem ser feitas, sob pena de ser configurado judicialmente ato discriminatório e passível à condenação indenizatória, é exigir documentos limitando o acesso à relação de ofício, como atestados de gravidez e esterilização, certidão do Serasa ou exames de HIV/AIDS, por exemplo", alerta a especialista. "Além disso, qualquer questionamento discriminatório durante entrevista é proibido pela Lei 9.029/1995 e pode configurar crime, com pena de detenção de um a dois anos e multa", completa.
  • Jornada de Trabalho: todo empregado deve ter o seu expediente controlado pelo empregador. Isso inclui diárias, pausas feitas, horas extras, atrasos e informações relacionadas ao tempo à disposição. No home office, essa delimitação ainda exige mais cautela, pois neste regime, a observação se dá pela entrega. "Embora o legislador tenha acrescentado o regime de teletrabalho na exceção legal do artigo 62 da CLT, a ausência de comando não é uma presunção absoluta, admitindo-se prova em situação e contrário", esclarece a advogada.
  • PPRA e PCMSOT: também se fala no programa preventivo de segurança do trabalho, visando a preservação da integridade física dos subalternos. "O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) deve estar articulado com o disposto nas demais normas de defesa, em especial a NR-07, o qual trata do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). Uma vez reconhecidos os riscos (físicos, químicos e biológicos), é elaborado estipulando medidas de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos", finaliza Thays.

Logo, fica claro como, além das diversas preocupações frente a como tirar do papel esse sonho da marca pessoal, também é fundamental conhecimentos legais. Nesse sentido, ter um time jurídico à disposição faz toda a diferença.

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nada. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, as inscrições já estão abertas. Clique no link e participe! Conte sempre conosco para trilhar uma jornada de sucesso!

O Nube te ajuda a correr atrás dos seus sonhos e ir cada vez mais longe!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete