Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
aumente-os-resultados-do-seu-negocio

Aumente os resultados do seu negócio! 

Notícia | 28/09/2023

Rodrigo Barreto

Com o passar do tempo, mais empresas surgem no Brasil. Dessa forma, a concorrência fica acirrada e os empresários precisam se atualizar e abusar da criatividade para chamar a atenção do público. Sendo assim, é fundamental estar ligado e antenado nas tendências atuais para se destacar em meio ao mercado competitivo e conquistar os melhores clientes, funcionários, estagiários e aprendizes para o seu negócio.

 

Focar na gestão de pessoas é um diferencial

 

Como maximizar recursos limitados? Esse questionamento tem sido frequentemente discutido entre empreendedores, devido aos recentes eventos políticos e econômicos, resultando no aumento da inflação. Segundo o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, esse índice deve encerrar 2023 acima da meta pelo terceiro ano consecutivo, levando a uma elevação nas taxas de juros e a uma desaceleração do crescimento do país.

Segundo o CEO e fundador da Dryve, Daniel Abbud, uma das respostas para essa pergunta reside na gestão de pessoas. Em uma situação de escassez financeira, a demissão é muitas vezes a primeira opção considerada, pois proporciona um alívio monetário imediato. No entanto, é importante tomar precauções ao adotar essa estratégia. Afinal, a realização diária da missão, propósito e valores das corporações depende dos colaboradores. Portanto, partir imediatamente para desligamentos pode ser um equívoco.

Com o intuito de auxiliar os empresários a terem sucesso nesse cenário, o CEO compartilhou três dicas cruciais. Confira abaixo:

Readequação das metas:

 

Em tempos de crise, é necessário elevar o padrão de exigência. Ou seja, diretores, gerentes e demais integrantes devem subir os níveis de produtividade. "Ao ajustar as metas, o objetivo principal é alinhar as despesas com o desempenho. Se os custos expandiram em 20%, a eficiência da equipe deve seguir essa mesma tendência", exemplifica o executivo.

 

Transformação dos colaboradores em proprietários do negócio:

 

Apenas criar pressão em relação às entregas não é suficiente para impactar positivamente o resultado. "Todos os membros devem estar bem informados sobre os bastidores, por meio de uma cultura de transparência. Se o time não compreender os motivos por trás das novas demandas e ajustes, dificilmente abraçará a ideia", destaca Abbud, sugerindo a abertura do balanço da organização de forma horizontal. "Apresentar números, expectativas e explicar como os salários são pagos ajuda a desenvolver uma mentalidade de proprietário, pois passam a sentir as reais dificuldades do negócio e a adotar uma visão de longo prazo", explica.

 

Investimento em desenvolvimento:

 

Se um profissional estiver disposto a mudar de área, vale a pena realocá-lo e investir em sua capacitação, em vez de demiti-lo, pois já possui afinidade com a estrutura do local. "Esse ajuste entre a marca e o indivíduo é essencial para o engajamento", conclui o especialista.

É possível aumentar a produtividade da equipe

 

No mundo atual, o tempo se tornou algo valioso para todos. Portanto, é essencial aproveitá-lo da melhor maneira possível. "A produtividade, tanto no contexto laboral quanto pessoal, refere-se à capacidade de maximizar a eficiência e alcançar resultados excepcionais", explica a empresária e mentora, Carina da Costa. Para quem deseja evoluir nesse aspecto, ela compartilha dicas valiosas, mas ressalta: "essa deve ser uma vontade comum a todos, para o crescimento e o sucesso serem impulsionados de forma conjunta".

 

Estabeleça objetivos claros:

 

Defina objetivos específicos e mensuráveis. Desafiadores, porém alcançáveis. Isso proporcionará uma direção clara e motivará a equipe.

 

Aprimore os processos:

 

Analise os processos existentes e identifique oportunidades de melhoria. Automatize tarefas repetitivas, elimine lacunas e simplifique fluxos. Esse será o primeiro passo prático.

 

Fomente a colaboração:

 

Estimule a colaboração e a atuação em conjunto. Crie um ambiente propício para a troca de ideias, compartilhamento de conhecimento e resolução de problemas. Isso fortalecerá o vínculo entre os colegas e incentivará a ajuda mútua.

 

Priorize as tarefas:

 

Identifique as atividades mais importantes e estabeleça prioridades. Utilize técnicas de gerenciamento de tempo, como a matriz de Eisenhower, uma ferramenta de gestão.

 

Cultive um ambiente saudável:

 

Priorize o bem-estar físico e mental. Incentive pausas regulares e ofereça programas, como atividades físicas ou sessões de relaxamento. Lembre-se: com saúde mental, todo o corpo estará em harmonia.

 

Invista em capacitação e desenvolvimento:

 

Proporcione oportunidades de aprendizado para os funcionários. O desenvolvimento de habilidades aumenta a confiança e a motivação. Isso afeta diretamente a maneira como desempenham suas funções.

 

Estabeleça uma comunicação efetiva:

 

Promova uma comunicação clara e aberta. Garanta a transmissão eficiente das informações. Todos devem caminhar juntos.

 

Utilize a tecnologia apropriada:

 

Explore ferramentas e softwares para o bem do negócios. Escolha tecnologias de acordo com suas necessidades.

 

Estimule a inovação:

 

Valorize a criatividade e a inovação. Incentive a busca por novas ideias, o compartilhamento de insights e a experimentação de novas abordagens para resolver desafios.

 

Promova uma cultura de produtividade:

 

Reconheça e recompense a boa performance e celebre as conquistas alcançadas. Ao implementar essas dicas, é determinante adaptá-las às características do empreendimento.

Como alavancar o seu negócio fora dos grandes centros?

 

Cada vez mais, as pessoas planejam suas vidas longe das grandes cidades, com intuito de fugir do ritmo acelerado dos centros urbanos. Após a pandemia, o retorno à normalidade trouxe a sensação de segurança de poder voltar à rotina como antes. No entanto, as prioridades mudaram e o desejo de recomeçar, em lugares mais calmos, está mais forte. "O interior também é um cenário propício para startups e atrai muitos jovens talentos. Estar afastado das metrópoles pode representar uma excelente oportunidade tanto para as contratantes, oferecendo melhores condições de trabalho, quanto para os funcionários, com a possibilidade de um cotidiano mais tranquilo", destaca o CEO da Solutudo, Rafael Somera.

Priorizar a qualidade de vida optando por esse movimento envolve trocar de emprego e, para muita gente, isso pode significar abrir mão dos benefícios oferecidos pelo cargo atual. Segundo a pesquisa "Viver em São Paulo: Qualidade de Vida", divulgada pela Rede Nossa São Paulo, 61% dos moradores expressaram o desejo de se mudar da capital paulista. Em 2021, essa porcentagem era de 57% e, em 2020, de 60%.

Com o aumento desse índice, Somera lista cinco dicas sobre como transformar companhias de médio e grande porte:

Gestão colaborativa: nesse modelo, as decisões são tomadas de forma conjunta. Os líderes devem delegar responsabilidades e incentivar os demais a participarem ativamente, deixando de lado a estrutura tradicional.

 

Fomentar o senso de pertencimento: os eventos recentes fizeram muitas pessoas avaliarem suas prioridades. Conforme dados da Forbes, menos de 2% dos entrevistados em nível global têm ambição de subir na hierarquia corporativa.

 

Espaços de descontração: a criação de espaços descontraídos tornou-se popular, especialmente em startups, onde os integrantes são encorajados a relaxar e interagir, promovendo o bem-estar e o relacionamento interpessoal.

 

Maior flexibilidade: de acordo com o índice de confiança da Robert Half, para 71% dos recrutadores, a flexibilidade é um fator determinante na atração e retenção de talentos.

 

Valorização e compreensão dos colaboradores: segundo estudo da Deloitte, 42% dos entrevistados procuram por novos ares quando se sentem desvalorizados ou sem um plano de carreira dentro da companhia.

 

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

 

Conte sempre conosco!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete