Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
empreendedorismo-segue-forte-no-brasil

Empreendedorismo segue forte no Brasil 

Notícia | 08/09/2023

Rodrigo Barreto

O empreendedorismo tem se consolidado como uma peça fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Nos últimos anos, o país tem testemunhado o surgimento de uma série de empresas inovadoras, além do crescimento de startups e microempreendedores individuais (MEIs). Contudo, em um cenário marcado por desafios estruturais e burocráticos, o setor ainda enfrenta obstáculos a serem superados para alcançar seu verdadeiro potencial e gerar diversas vagas de emprego, estágio e aprendizagem.

Um dos principais desafios nesse caminho é o ambiente de negócios complexo e a alta carga tributária. A burocracia para abrir e manter uma corporação pode ser um verdadeiro entrave. O sistema tributário, com sua complexidade e constantes mudanças, pode dificultar a missão, especialmente quem não possui recursos para lidar com essa complexidade. Além disso, questões relacionadas à educação e acesso a crédito são fatores limitantes. Muita gente não tem a possibilidade de ter uma formação adequada, levando a dificuldades na administração. 

Apesar dos desafios, temos uma população com essa vocação. Ademais, a diversidade cultural e geográfica oferece oportunidades para ideias criativas e segmentos de mercado específicos. A tecnologia também tem sido uma aliada. A disseminação da Internet e a expansão do comércio eletrônico permite o alcance de clientes em todo o território nacional e no exterior. O avanço da inteligência artificial (IA) e da automação abre novas chances para inovar e melhorar processos de negócios.

Para fomentar ainda mais esse movimento, é fundamental o governo e a sociedade trabalharem em conjunto. Simplificar a burocracia, reduzir a carga tributária e investir em conhecimento podem fazer a diferença. Ainda, é essencial fortalecer o ecossistema, criando espaços de coworking, incubadoras e aceleradoras de startups, incentivando a colaboração e a troca de ideias.

Abrir o próprio negócio é o desejo de muitos jovens

 

De acordo com o Monitor Global de Empreendedorismo de São Paulo, ter o próprio negócio é uma tendência entre os jovens da cidade. De acordo com a pesquisa, 74,3% dos entrevistados entre 18 e 34 anos são motivados principalmente pela busca de sustento. Em seguida, 61,4% mencionaram o desejo de fazer a diferença, enquanto 26,8% continuam a tradição familiar.

Segundo o dono de uma franquia da escola Happy em São José do Rio Preto - SP, Gustavo Macedo, escolher essa rota é algo recompensador e libertador, pois proporciona a liberdade de decidir o próprio destino e a satisfação de ver seus sonhos se tornando realidade. Além disso, o desejo de construir algo com impacto positivo no mundo e de ser o protagonista de sua jornada foram fatores determinantes para essa decisão”.

Ele acredita firmemente no poder de investir com propósito, especialmente na área de educação, como o meio mais eficaz para transformar vidas e alterar a realidade de uma comunidade em direção a um futuro mais próspero e feliz. Sua motivação está enraizada em contribuir para a formação de cidadãos conscientes e preparados para construir uma sociedade melhor.

Macedo é graduado em Engenharia Mecânica pela FEI e pós-graduado em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios e Inteligência de Mercado. Essa bagagem de conhecimento e suas experiências o capacitam para enfrentar com excelência os desafios de gestão e relacionamento na administração. Ele se inspira em seus antigos chefes e considera o estudo realizado nos últimos anos responsável por proporcionar ferramentas valiosas para enfrentar os novos desafios.

Com base em sua jornada, o empresário compartilha seis dicas valiosas para quem possui o mesmo desejo:

  • Esteja disposto a estudar e aprender constantemente, pois as adversidades serão frequentes e o conhecimento é um aliado poderoso.
  • Cultive confiança em si mesmo e tenha paciência. O sucesso não vem de imediato, mas do trabalho bem realizado ao longo do tempo.
  • Confie na equipe, pois, se foram selecionados por você, são capazes de efetuar as atividades.
  • Mantenha-se atualizado, pois as tecnologias estão em constante evolução e podem impulsionar o desempenho do seu negócio.
  • Cuide da sua saúde mental, pois a trajetória pode ser exigente. Estar bem emocionalmente é essencial para enfrentar as demandas.
  • Defina metas claras e compartilhe-as com o time, promovendo alinhamento e engajamento em busca de bons resultados.

Não faltam motivos para apostar no e-commerce

 

Durante o período de pandemia, as vendas on-line experimentaram um crescimento surpreendente para pequenas e médias companhias, superando as expectativas iniciais. No entanto, esse comportamento de compra persistiu, tornando-se um serviço altamente requisitado e incorporado ao cotidiano dos brasileiros. Segundo uma pesquisa da Visa, esse mercado deve atingir 171 bilhões de dólares em 2023, representando 54% de toda a América Latina.

Os benefícios para as marcas, sejam elas grandes ou pequenas, ao apostar nesse segmento são inúmeros. A possibilidade de o consumidor adquirir o produto desejado no momento e local de sua preferência é muito valorizada. O CEO da Gaabor, Scott Ye, traz três motivos pelos quais todos os estabelecimentos, independentemente de seu porte, devem investir no e-commerce:

 

Conveniência: além de dispensar a necessidade de visitar uma loja física, o cliente não precisa se preocupar com horários restritos. Seja de madrugada ou durante o dia, ele pode fazer suas encomendas sem nenhum problema. Ademais; com apenas alguns cliques, uma infinidade de opções está à sua disposição.

 

Diversidade de pagamentos: oferecer uma variedade de opções de pagamento é fundamental para agradar o público. Entre elas estão Pix, boleto bancário, cartão de débito e crédito, entre outras. Ainda, fornecer cupons de desconto é uma excelente maneira de fidelizar os consumidores e aumentar a visibilidade.

 

Avaliações dos consumidores: as opiniões de outros usuários são uma fonte valiosa de informações. Por meio de comentários em redes sociais e avaliações nos sites, é possível conhecer as vivências de outras pessoas, incluindo aspectos como qualidade dos itens, atendimento e eficiência da logística.

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no X (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, Threads, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

 

Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete