Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
agenda-nube-influencia-da-educacao-no-mundo-dos-negocios

Agenda Nube: influência da educação no mundo dos negócios 

Notícia | 27/08/2023

Pedro Fagundes

Qual papel você atribui aos estudantes dentro do universo laboral? Apesar de serem - em sua maioria - jovens, iniciantes no mercado de trabalho, a população discente tem como perfil a capacidade de agregar novidade às empresas. Por estarem, obrigatoriamente, em contato constante com o ensino, apresentam-se abertos a receber e transmitir conhecimentos. Essa predisposição para absorver conteúdos é uma soft skill invejável, principalmente perante um contexto dinâmico de transformações quase ininterruptas. Hoje, mostrar-se atento às inovações é chave para conquistar uma carreira promissora. Quer descobrir como a educação pode auxiliar nesse passo? Leia a reportagem abaixo e Aproxime-se das salas de aula!

 

Adaptabilidade ao mercado

Com a insurgência da pandemia de Covid-19, em março de 2020, o ecossistema organizacional mergulhou de vez no digital. Essa movimentação intensificou os processos de desenvolvimento de tecnologias. Superar a condição de ultrapassado virou, praticamente, uma luta diária. Com o intuito de identificar as habilidades requisitadas para os novos talentos crescerem profissionalmente, o Fórum Econômico Mundial desenvolveu o relatório “O Futuro dos Empregos”. O levantamento analisa a condição de companhias, dos mais variados países, a fim de mapear quais as competências do “funcionário do amanhã”.

Segundo a análise, um fator comum entre a maior parte dos cargos em proeminência de ascensão é o domínio da tecnologia. Para alinhar-se à demanda, a recomendação é deixar a mente aberta e incentivar o pensamento criativo. O repertório requisitado pelas corporações conversa com sua busca constante por inovação. Demanda-se de muita pesquisa, testes e validações para se lançar um produto com a cara do contemporâneo. Além disso, é crucial alertar-se quanto às principais dores latentes ao meio para, então, atuar justamente onde encontra-se a ferida.

 

Desenvolvimento de pensamento crítico

Perante esse contexto, a função das organizações de docência, antes de mais nada, é instigar a curiosidade de seus discípulos. Ao despertar o interesse pelo saber, o mundo passa a rodar de maneira distinta. As coisas deixam de simplesmente existir ou acontecer. A partir disso, entram em jogo os porquês. Esse combustível tem o poder de conectar os discernimentos do indivíduo com o aqui e agora. Dispor dessa habilidade na manga já é o suficiente para manter um estagiário ligado nos seus afazeres. Os problemas do mundo real exigem essa velocidade de raciocínio e lucidez. 

Tendo como princípio o fato de não haver certezas a respeito do amanhã, preparar os outros, desde pequenos, para enfrentar o desconhecido é basilar. “Ninguém sabe ao certo quais desafios estão à nossa espera. Todavia, conseguimos prever algumas das habilidades necessárias para lidar com esses obstáculos. Albert Einstein costumava dizer: ‘educar verdadeiramente não é ensinar fatos novos ou enumerar fórmulas prontas, mas sim preparar a mente para pensar’. Deve-se instruir a aprender, assim nenhuma surpresa será assustadora demais para compreender e superar”, conta o CEO da Sejunta Tecnologia, Guilherme Camargo.

 

Aproximação à tecnologia

Uma das principais bases para a preparação desses futuros cidadãos é a escola. Desde os primeiros passos até a conclusão do ensino médio, trata-se da fonte de conhecimento elementar da garotada. Logo, um colégio capaz de se apoiar em novos métodos e tecnologias é essencial para moldar o aluno conforme o exigido pela contemporaneidade. “Oferecer uma experiência personalizada permite potencializar cada discente até sua melhor versão. Uma instituição de ensino localizada em Itatiba (SP), por exemplo, aderiu ao formato e tomou nota de seus resultados. Depois de dez gerações de graduados nesse modelo, é interessante contemplar o produto”, pontua Camargo.

Segundo um levantamento realizado pela instituição do interior de São Paulo, 87% dos educandos formados sob essas condições apontam o contato com a inovação como grande auxílio para a vida acadêmica na universidade. Ademais, 25% dos entrevistados indicam essa mesma questão como um diferencial para o seu ingresso no mercado de trabalho. O segredo para essa vitória reside no conhecimento prévio das ferramentas correntes ao cotidiano das empresas. Quem, anteriormente, já havia as utilizado em sala de aula, agora somente precisa ajustá-las para o novo meio. Tornar os afazeres do expediente se confundirem com o absorvido no ciclo básico é um presente para a juventude.

O avanço na adoção de tecnologias em sala de aula atribuem outros significados à aprendizagem e engajam melhor os estudantes. Histórias de sucesso, como a revelada pela análise, sustentam o investimento em abordagens melhor estruturadas e alinhadas com o presente. “Promova a solução de reveses a partir dessa abordagem. Quando os ginásios dão esse passo, nasce um profissional do futuro, pronto para sanar questões mais complexas e maleáveis”, finaliza o empresário.

 

Fique ligado onde a equipe do Nube estará nesta semana!

Segunda-feira, 28 de agosto

Rio de Janeiro (RJ) - Estácio - Alcântara S. Gonçalo, no período da manhã

Salvador (BA) - Senai Cimatec, noite

Belo Horizonte (MG) - Newton Paiva Carlos Luz, noite

São Paulo (SP) - Unicsul São Miguel, manhã e noite

São Paulo (SP) - E. E. Prof.ª Silvana Evangelista, manhã 

São Paulo (SP) - São Judas Santana, manhã e noite

São Paulo (SP) - Universidade Brasil Itaquera, noite

Terça-feira, 29 de agosto 

Salvador (BA) - IFBA, no período da noite

Belo Horizonte (MG) - Una Aimorés, manhã e noite

Duque de Caxias (RJ) - Unigranrio, manhã e noite

São Paulo (SP) - IFSP, manhã e noite

Guarulhos (SP) - Unifesp, noite

São Paulo (SP) - Unicsul São Miguel, manhã e noite

Quarta-feira, 30 de agosto

Rio de Janeiro (RJ) -  Estácio - Pres. Vargas, período da noite

Salvador (BA) - Uniruy Paralela, noite

Belo Horizonte (BH) - Newton Paiva Silva Lobo, noite

São Paulo (SP) - Faatesp, noite

Quinta-feira, 31 de agosto

Rio de Janeiro (RJ) - Estácio - Alcântara S. Gonçalo, período da noite

Betim (MG) - Faculdade de Betim Ecotec, noite

São Paulo (SP) - Etec Guaianazes, manhã e noite

Sexta-feira, 1 de setembro

Niterói (RJ) - Universo Niterói, no período da noite

São Paulo (SP) - Evento CPTM - Corinthians Itaquera, manhã e noite

 

Caso você não faça parte dessas universidades ou escolas, veja nossos cursos EAD gratuitos - eles oferecem horas complementares para ajudar na faculdade - e as dicas de carreiras semanalmente aqui no site. Solicite também ao seu coordenador convidar nosso time para ir até você!

Curtiu as nossas dicas? Então, compartilhe com os amigos! Já está na hora de investir nas carreiras do futuro e fazer do amanhã um lugar ainda mais promissor. Movimente-se, evolua, preze pela educação e aproveite cada oportunidade. Ah! Não esqueça de conferir o nosso aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade. 

 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Além disso, fique atento às nossas demais matérias. Aos finais de semana, sempre publicamos em nosso blog dicas de cursos, concursos, livros e exposições. Dessa maneira, conseguimos abrir mais portas para incrementar o seu currículo! 

O Nube acredita na formação, investe no conhecimento e torce pelo seu futuro!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete